Grande em Itália, pequena na Europa

- Advertisement -

Com dois títulos de campeã italiana nas duas últimas temporadas e um percurso, até ao momento, que deixa antever um terceiro título consecutivo, a Juventus não conseguiu ser grande fora de portas.

O epílogo da prestação bianconera na Liga dos Campeões escreveu-se em dois capítulos frios e atribulados na única cidade que se divide em dois continentes. Em Istambul, a Juve caiu perante o Galatasaray, numa partida que começou na noite de terça-feira, mas só foi finalizada ao início da tarde do dia seguinte. Tudo isto porque um forte nevão, que assolou a cidade turca, pintou de branco o relvado da Turk Telekom Arena ao ponto de tornar as condições de jogo impossíveis. O episódio levou a que o árbitro português Pedro Proença interrompesse o encontro 35 minutos após o apito inicial, numa altura em que o marcador registava um 0-0.

Um forte nevão levou à interrupção do encontro / Fonte: www.reuters.com
Um forte nevão levou à interrupção do encontro / Fonte: www.reuters.com

O empate até servia as pretensões da formação de Antonio Conte, mas ainda teria de ser jogada mais uma hora de futebol que se revelou fatal para a Juve.

Num relvado mal tratado pela neve e claramente mais limpo na metade em que o Galatasaray atacou na segunda parte, assistiu-se a um assalto repetido à baliza de Buffon por parte dos jogadores da equipa turca. A pressão enorme dentro das quatro linhas foi reforçada pelas vozes incansáveis dos adepto, que empurraram a equipa rumo ao golo que viria a dar a qualificação. Aos 85 minutos, Wesley Sneijder, a passe de Didier Drogba, rematou cruzado para o fundo da baliza da Juve, sentenciando o encontro e as hipóteses da equipa italiana. O triunfo aqueceu as gélidas bancadas da Turk Telekom Arena, numa temporada que tem sido difícil para o Galatasaray a nível interno, uma vez que a equipa está já a uma distância considerável do eterno rival Fenerbahçe.

Os jogadores do Galatasaray festejam a passagem aos oitavos de final / Fonte: cyprus-mail.com
Os jogadores do Galatasaray festejam a passagem aos oitavos de final / Fonte: cyprus-mail.com

Apesar de ter sido esta derrota em Istambul a relegar a equipa da Juve para a Liga Europa, a verdade é que os empates em Copenhaga e em casa frente ao Galatasaray foram resultados bem mais comprometedores. Sem estes quatro pontos perdidos, a equipa de Antonio Conte não teria caído da Liga Milionária, onde no ano passado chegou aos quartos-de-final. Contas feitas, a Juventus pode e deve queixar-se de si própria e não justificar este falhanço na Champions com as condições de jogo adversas em Istambul.

O maior factor de motivação para a Juve reside agora numa possível chegada à final da Liga Europa, que se disputa no seu estádio. Jogar o encontro decisivo de uma competição europeia no seu terreno, perante milhares de tiffosi espalhados não só nas bancadas mas por toda a cidade, será certamente um objectivo que a formação do Norte de Itália não quererá desperdiçar, tentando aliar a isso a conquista do campeonato pela terceira vez consecutiva.

Com a renovação de Vidal consumada e as de Pirlo e Pogba em cima da mesa, espera-se agora que a Juve consiga ser grande em Itália, mas também grande na Europa dos mais pequeninos.

Subscreve!

Artigos Populares

Rayo Vallecano escapa com vitória pela margem mínima na visita ao Elche

Esta sexta-feira, a 30.ª jornada da La Liga foi aberta com a vitória do Rayo Vallecano por 1-0 frente ao Elche de André Silva e Martim Neto.

Faleceu António Coimbra, histórico presidente do Tondela

O histórico ex-presidente do Tondela, António Coimbra, faleceu aos 92 anos. Em comunicado oficial, o clube beirão lamentou profundamente a perda do seu antigo dirigente.

Cartão roxo apresentado no Oliveirense x Portimonense: entende a regra ativada após o desmaio de Mo Dauda

O susto provocado pelo desmaio de Mo Dauda no embate entre a Oliveirense e o Portimonense forçou uma substituição médica imediata. Este incidente motivou a exibição do cartão roxo.

PSG derrota o Toulouse com golo de Gonçalo Ramos e bis de Ousmane Dembélé

Na 28.ª jornada da Ligue 1, o PSG bateu o Toulouse por três bolas a uma, com golos de Ousmane Dembélé e Gonçalo Ramos.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Borges cai nos pares em Bucareste e tem teste de fogo em Monte Carlo

Nuno Borges foi eliminado nos quartos de final de pares do torneio de Bucareste. O tenista português vira agora o foco para o Masters de Monte Carlo, onde terá uma estreia difícil frente ao russo Andrey Rublev.

Álvaro Arbeloa garante que Espanha não é um país racista e deixa Vinícius Junior em dúvida: «O meu amigo Carletto não lhe deu descanso»

Álvaro Arbeloa negou, em conferência de imprensa, que Espanha seja um país racista. O técnico confirmou ainda o desgaste de Vinícius Júnior para o duelo com o Maiorca.

Presidente do senado de Itália arrasa Federação e pede José Mourinho: «Por que é que nós não podemos ter?»

Após a eliminação do Mundial 2026, o presidente do Senado italiano apontou José Mourinho como o selecionador ideal para reerguer a seleção de Itália.