Liga Italiana | O “top 4” em 2021/2022

3º lugar


Atalanta BC- Em Bergamo mora, a meu ver, uma das equipas mais entusiasmantes de toda a Europa. Habituada a bater o pé aos grandes nos últimos anos, a formação liderada por Gian Piero Gasperini terá na temporada de 2021/22 mais um prova de afirmação entre a elite do futebol italiano e uma oportunidade para repetir as suas estonteantes atuações com que nos tem brindado, de forma a alimentar o sonho de conquistar, pela primeira vez na sua história, o tão desejado Scudetto. A estreia da Dea na liga está marcada para o dia 22 de agosto em Turim, contra o Torino.

Transformada numa verdadeira máquina de fazer golos nos últimos anos, sendo há três épocas consecutivas o melhor ataque da Liga Italiana, com registos estratosféricos (90 golos em 2020/21, 98 em 2019/20 e 77 em 2018/19), a Atalanta manterá intacta a sua ambição de fazer balançar as redes adversárias tão regularmente.

Mas o que tem feito dos pupilos de Gasperini uma formação tão imparável? A palavra-chave é liberdade. O técnico italiano liberta os seus jogadores das “amarras táticas” e deixa que todo o talento destes flua naturalmente… uma tática que tem colhido os seus frutos.

Com uma disposição que varia entre o 3-4-1-2, o 3-4-2-1 ou o 3-5-2, a rotatividade posicional é palavra de ordem em Bergamo, dada a facilidade com que as peças se movimentam no tabuleiro de xadrez de La Dea.

Privilegiar o ataque pelos corredores laterais (onde jogadores como Gosens, Maehle e Hateboer assumem uma preponderância acrescida) e chegar ao último terço com a equipa em apenas 30 metros (mesmo com bola!), são algumas das imagens de marca de uma Atalanta que chega à presente época sedenta por triunfos.

Juan Musso, proveniente da Udinese, e Cristián Romero adquirido a título definitivo depois de uma época por empréstimo são, para já, as caras novas de uma formação italiana que poderá ainda ver chegar mais reforços para atacar a Champions League. A par disto, Luís Muriel, Josip Ilicic, Duván Zapata, Malinovskyi ou Pasalic serão sempre sinónimo de perigo para as defensivas adversárias.

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Frederico Varandas condenado a pagar 12,500 por chamar «bandido» a Pinto Costa

Frederico Varandas foi condenado por crime de difamação após ter chamado "bandido" a Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto.

Nais Djouahra foi campeão na Croácia e é reforço do Arouca até 2027

O Arouca oficializou um reforço de peso para o ataque. Nais Djouahra chega a Portugal depois de ser campeão da Croácia pelo Rijeka.

Obi Mikel sugere jogador do Benfica ao Chelsea: «Devem contratá-lo»

John Obi Mikel ficou um admirador de Anatoliy Trubin após o Mundial de Clubes 2025. Lenda dos blues quer o guarda-redes do Benfica no Chelsea.

Braga tem princípio de acordo para fechar mais um reforço

O Braga está mais próximo de garantir a contratação de Gustaf Lagerbielke. Minhotos têm princípio de acordo para a transferência.  

PUB

Mais Artigos Populares

Pachuca reforça-se com antigo destaque do Famalicão após Mundial de Clubes 2025

O Pachuca garantiu a contratação de Jhonder Cádiz. Ex-avançado do Famalicão troca de clube por empréstimo do León.

Jarel Quansah troca Liverpool pelo Bayer Leverkusen e é a transferência mais cara da história dos alemães

Jarell Quansah foi apresentado como novo jogador do Bayer Leverkusen. Central deixa o Liverpool em definitivo.

Jarrad Branthwaite continua no Everton: «É algo que me deixa muito entusiasmado»

O Everton anunciou esta quarta-feira a contratação de Jarrad Brantwhaite. Defesa-central assina por mais cinco anos.