Liga Italiana | O “top 4” em 2021/2022

- Advertisement -

3º lugar


Atalanta BC- Em Bergamo mora, a meu ver, uma das equipas mais entusiasmantes de toda a Europa. Habituada a bater o pé aos grandes nos últimos anos, a formação liderada por Gian Piero Gasperini terá na temporada de 2021/22 mais um prova de afirmação entre a elite do futebol italiano e uma oportunidade para repetir as suas estonteantes atuações com que nos tem brindado, de forma a alimentar o sonho de conquistar, pela primeira vez na sua história, o tão desejado Scudetto. A estreia da Dea na liga está marcada para o dia 22 de agosto em Turim, contra o Torino.

Transformada numa verdadeira máquina de fazer golos nos últimos anos, sendo há três épocas consecutivas o melhor ataque da Liga Italiana, com registos estratosféricos (90 golos em 2020/21, 98 em 2019/20 e 77 em 2018/19), a Atalanta manterá intacta a sua ambição de fazer balançar as redes adversárias tão regularmente.

Mas o que tem feito dos pupilos de Gasperini uma formação tão imparável? A palavra-chave é liberdade. O técnico italiano liberta os seus jogadores das “amarras táticas” e deixa que todo o talento destes flua naturalmente… uma tática que tem colhido os seus frutos.

Com uma disposição que varia entre o 3-4-1-2, o 3-4-2-1 ou o 3-5-2, a rotatividade posicional é palavra de ordem em Bergamo, dada a facilidade com que as peças se movimentam no tabuleiro de xadrez de La Dea.

Privilegiar o ataque pelos corredores laterais (onde jogadores como Gosens, Maehle e Hateboer assumem uma preponderância acrescida) e chegar ao último terço com a equipa em apenas 30 metros (mesmo com bola!), são algumas das imagens de marca de uma Atalanta que chega à presente época sedenta por triunfos.

Juan Musso, proveniente da Udinese, e Cristián Romero adquirido a título definitivo depois de uma época por empréstimo são, para já, as caras novas de uma formação italiana que poderá ainda ver chegar mais reforços para atacar a Champions League. A par disto, Luís Muriel, Josip Ilicic, Duván Zapata, Malinovskyi ou Pasalic serão sempre sinónimo de perigo para as defensivas adversárias.

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.