Liga Italiana | O “top 4” em 2021/2022

- Advertisement -

1º lugar


Juventus FC- Após uma época de menor fulgor que culminou com o quarto lugar na passada edição da Liga Italiana (conquistado de forma muito suada na última jornada da Liga) e com o afastamento precoce da Champions League (quartos de final frente ao FC Porto), a Juventus encara a temporada de 2021/22 como um ponto de retoma da hegemonia que detinha até então sobre o futebol italiano e que sofreu um interregno com o título do Inter de Milão. Contudo, mesmo numa época aquém do esperado, os comandados de Andrea Pirlo venceram a Supertaça de Itália e a Taça transalpina – só por si demonstra o poderio dos bianconeri em anos recentes.

A verdade é que la Vecchia Signora nunca encantou dentro das quatro linhas e o rendimento demonstrado em vários momentos da época foi consideravelmente exasperante (como em várias temporadas anteriores e que foram sinónimo de títulos).

O maestro Pirlo nunca impôs a sua ideologia (escolha que me pareceu, desde uma primeira instância, bastante arriscada para o comando técnico com tamanha responsabilidade e com tão pouca experiência) e os resultados estiveram à vista: uma irregularidade exibicional e em termos de resultados que foram via verde para o título Nerazzurri.

Para devolver a Juventus ao trilho dos triunfos, o clube contratou alguém que conhece bem os cantos à casa, Massimiliano Allegri. O técnico italiano, que orientou o clube entre 2014 e 2019, e pelo qual conquistou cinco scudettos, quatro taças de Itália e duas supertaças e ainda guiou a Juventus às finais da Liga dos Campeões de 2015 e 2016, promete trazer a glória até Turim novamente. E a verdade é que o plantel que Allegri terá à sua disposição é de excelência e poderá ser reforçado com o centro campista Manuel Locatelli, contratualmente ligado ao Sassuolo, e que esteve em grande plano no EURO 2020.

Não há dúvidas de que as individualidades que compõem o plantel da Juve fazem dela o plantel mais rico e completo da Liga Italiana, mas será que Allegri, um dos expoentes do característico pragmatismo italiano, conseguirá fazer de um conjunto de individualidades uma verdadeira equipa? Eu penso que sim e daí a minha escolha de a Juve figurar no primeiro lugar da “grelha de partida” para a conquista do Scudetto.

Mas como disse anteriormente, a Liga Italiana encontra-se num ascendente qualitativo e o espetáculo está mais do que garantido. Prova disso é a Roma que terá como técnico José Mourinho, o Special One, de volta a um país onde foi muito feliz, e que quer juntar-se à luta por títulos. Um Nápoles de Spaletti que quererá rapidamente voltar à Liga dos Campeões ou um AC Milan que está de regresso à principal competição europeia de clubes e por lá se quererá manter.

A incerteza é muita, mas há algo que é certo: a emoção e a magia que certamente deixará milhões de apaixonados rendidos por esta bela arte: o futebol.

Artigo redigido por Fábio Lopes

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.