Ninguém disse que ia ser fácil | AC Milan

- Advertisement -

Sérgio Conceição entrou com o pé direito em Itália (ou melhor, na Arábia Saudita) no seu regresso a um clube transalpino, desta vez como treinador. Duas remontadas “de raça” deram ao AC Milan a Supertaça italiana e mostraram que o técnico português poderia rapidamente corrigir uma das debilidades da equipa rossonera: a falta de garra.

No retomar da Série A, os resultados puxaram os adeptos de volta à Terra. Um empate na receção ao Cagliari, uma vitória não muito tranquila em Como e finalmente a derrota no reencontro com a Juventus mostraram que há trabalho a fazer e que a escalada até aos lugares de acesso à Champions League não será “favas contadas”.

A saída de Paulo Fonseca para entrada de Conceição implicou uma adaptação dos jogadores a ideias táticas diferentes. A conversão do 4-2-3-1 num 4-3-3, que era também característico da passagem de Conceição pelo FC Porto, acaba por ser talvez a mudança mais subtil. Mais notória é a aplicação de um estilo de jogo direto e vertical, em oposição ao futebol mais “rendilhado” do qual Fonseca era apologista.

A primazia à solidez defensiva e à transição rápida para o momento ofensivo são a tradução prática das palavras do novo técnico do Milan: “Para mim, tiki-taka é meter a bola lá dentro.” Protagonistas como Theo Hernandéz e Fikayo Tomori, defesas já bem estabelecidos no plantel e com um papel de liderança, serão fulcrais para aplicar este princípio. No setor atacante, o português Rafael Leão continua a ser uma arma letal, muito graças à sua velocidade e tranquilidade com bola, dando sempre a ideia de que pode ainda melhorar.

No passado sábado aconteceu a primeira derrota do Milan no novo ano, numa vingança que se serviu, como sempre, fria. No Allianz Stadium, a equipa de Milão foi mais perigosa durante quase todo o primeiro tempo, pecando pelo desperdício das várias oportunidades de golo. Após o intervalo, uma entrada em falso permitiu dois golos quase seguidos da equipa de Thiago Motta e ditou uma derrota que complica bastante as contas do campeonato para os rossoneri. Sérgio Conceição foi incisivo nos seus comentários após o encontro, realçando que o primeiro passo para chegar à vitória é querer vencer.

Quem recorda os tempos de Maldini, Seedorf, Gattuso ou Inzaghi, lamenta o declínio que se verificou no clube de San Siro, que tem tido recentemente dificuldades para manter o nível competitivo, conseguindo apenas um título da Serie A nos últimos 14 anos (em 2021/22). Após a saída destas e outras lendas do clube, sucessivos “erros de casting” na tentativa de renovar o plantel coincidiram com a ascensão vertiginosa de alguns rivais, atenuando o estatuto de gigante do AC Milan e afastando o clube da Champions League por oito épocas.

Sérgio Conceição mostrou no FC Porto capacidade para fazer muito com recursos limitados. Em Milão, espera-se que o técnico português tenha um impacto mais positivo que o compatriota que o antecedeu e consiga devolver o AC Milan à glória do início do século.

No entanto, as semelhanças entre a Serie A e a Primeira Liga portuguesa são escassas, principalmente do que diz respeito ao nível de competitividade. Para atingir o topo no futebol italiano, haverá então necessidade de reforçar a equipa de forma cirúrgica. A profundidade do plantel será fundamental para disputar com regularidade os troféus domésticos e europeus, algo de que os adeptos milaneses certamente sentirão falta.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Viktor Gyokeres: «Felizmente conseguimos terminar em primeiro lugar em ambas as épocas em que estive no Sporting»

Viktor Gyokeres assumiu que foi fantástico conquistar dois campeonatos ao serviço do Sporting. O avançado pertence ao Arsenal.

Ataques no Médio Oriente ameaçam Finalíssima e jogo entre Espanha e Argentina pode vir a ser organizado noutro local

Os ataques no Médio Oriente colocam em sério risco a Finalíssima entre Espanha e Argentina no Qatar. Perante o fecho do espaço aéreo, Miami e Londres são as principais alternativas da UEFA e CONMEBOL para acolher a prova.

Alverca com baixa confirmada até ao final da época

Sabit Abdulai, médio do Alverca, foi operado ao joelho esquerdo e vai enfrentar uma longa paragem. O jogador de 26 anos sofreu uma lesão grave no embate frente ao Estrela da Amadora, confirmando-se o pior cenário para o plantel orientado por Custódio.

Tensão no Médio Oriente pode afastar Irão do Mundial’2026 e já há 2 seleções à espreita para ocupar a possível vaga

A participação da seleção do Irão está em dúvida devido à tensão no Médio Oriente, garante presidente da federação iraniana. Iraque e Emirados Árabes Unidos na calhar para herdar a vaga.

PUB

Mais Artigos Populares

Alta tensão no Real Madrid: Jogadores perderam a paciência com Álvaro Arbeloa

Álvaro Arbeloa chegou ao plantel principal do Real Madrid para substituir Xabi Alonso, mas já perdeu a confiança dos jogadores.

Afinal, Cristiano Ronaldo ainda se encontra na Arábia Saudita

Cristiano Ronaldo ainda se encontra na Arábia Saudita, apesar do seu jato privado ter viajado para Madrid, onde já aterrou.

Polémica no Bernabéu: Vinícius Júnior envolvido em confusão após o Real Madrid x Getafe

Vinícius Júnior foi um dos protagonistas do pós-jogo entre o Real Madrid e o Getafe, envolvendo-se num conflito com Allan Nyom.