📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Riccardo Calafiori | A “Aura” de Maldini no Euro 2024

- Advertisement -

Riccardo Calafiori, “Ricky” para muitos dentro de campo, é o nome do momento. Com apenas 22 anos de idade, o jovem defesa central do Bolonha de Itália foi a grande sensação deste campeonato da Europa de 2024.

Com o número cinco nas costas, argolas em ambas as orelhas e cabelo molhado, sustentado apenas pelo poder elástico de uma fita branca, Calafiori inundou o país germânico de elegância, irreverência e talento, muito talento.

Dono de um pé esquerdo fabuloso, recorte fino e um “savoir-faire” diferente de todos os outros, no que toca a um defesa central, Ricky já encantou qualquer adepto de futebol por este mundo fora, fazendo-nos recuar alguns anos, onde a seleção transalpina ostentava no seu onze dois nomes míticos do futebol: Alessandro Nesta e Paolo Maldini. 

Inevitavelmente comparado com o antigo capitão “rossoneri”, o central italiano tem, de verdade, uma “aura” diferente da linhagem genérica de um jogador duro, trapalhão e que não possui nenhum talento com a bola nos pés. O antigo lateral esquerdo italiano, entretanto convertido a central, está preparado para assumir um lugar num dos grandes colossos do futebol europeu, e não me causa qualquer tipo de espanto, devido às suas características diferenciadoras.

Hoje em dia pede-se, cada vez mais, que os defesas sejam hábeis, que saibam onde colocar a bola, que deem largura e profundidade a partir de trás e que estejam preparados para simplificar ações que parecem demasiado complexas. 

Riccardo tem tudo isto, tudo isto e muito mais, e faz juz às comparações que têm sido feitas recentemente com Nesta e Maldini, claro que com a devida distância. Para mim Maldini é o melhor defesa de sempre, e Nesta está bem lá em cima também, no entanto, e numa altura em que equipas como o Inter de Milão e a Juventus apostam em três centrais, e necessitam de refrescar a sua linha mais recuada, Calafiori é um “must  have” para qualquer clube italiano.

Segundo a imprensa mundial, é o Arsenal que está na pole position para levar a joia italiana até Londres, o que provaria a forte aposta contínua dos “gunners” no potencial de jovens jogadores estrangeiros, e também o grande campeonato da Europa que Calafiori protagonizou.

Se há jogador que me entusiasma neste momento, esse jogador é mesmo Calafiori. A forma como entra dentro de campo, os seus movimentos, os seus níveis de concentração e a sua elegância, comprovam que estamos na presença de um grande jogador de futebol, que prova mais uma vez que podemos ser elegantes a jogar futebol, independentemente da posição que ocupamos em campo, e faz-me voltar vários anos atrás para relembrar todos os predicados físicos e técnicos que um central italiano tinha de ter.

A palavra “aura” está muito na moda, no que há caracterização de profissionais de futebol diz respeito, e assenta na perfeição no jovem italiano. A aura está lá, a qualidade também, o futuro, só os deuses do futebol o dirão… Senhoras e senhores, apaixonem-se pela nova pérola do “Calcio”, Riccardo “Maldini” Calafiori.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Nova titularidade para Neemias Queta em nova derrota dos Boston Celticsn na NBA

Os Boston Celtics entraram com o pé esquerdo na NBA. No terceiro jogo na competição, terceira derrota para a equipa de Neemias Queta.

André Lima elogia derrotado nas eleições do Benfica: «A sensação é que um dia vai ser presidente do Benfica»

André Lima destacou João Diogo Manteigas e analisou eleições do Benfica. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra João Noronha Lopes.

Dani Carvajal ataca Lamine Yamal: «Se Yamal quer falar, não há problema, o jogo é jogado em campo»

Após a vitória do Real Madrid frente ao Barcelona por 2-1, Dani Carvajal respondeu aos comentários de Lamine Yamal antes do El Clásico.

Rayo Vallecano vence Alavés e aproxima-se da Europa: eis os resultados do dia na La Liga

O Rayo Vallecano derrotou o Alavés num jogo da 10.ª jornada da La Liga. Terceira vitória consecutiva do clube no plano interno.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa em antevisão ao jogo frente ao FC Porto: «É a equipa mais competente do campeonato»

Em antevisão à receção do FC Porto, o treinador do Moreirense, Vasco Botelho da Costa, mostrou-se consciente da capacidade dos adversários.

Eleições Benfica 2025: 19h30 de espera para confirmar uma batalha há muito anunciada

A primeira volta das eleições do Benfica realizou-se durante este fim de semana. Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar a presidência.

Depois da história, veio a realidade: Portugal voltou a competir diante dos EUA e desta vez perdeu por 3-1

Portugal fez o segundo jogo particular diante dos EUA nesta paragem. Navegadoras saíram derrotadas no jogo.