Riccardo Calafiori | A “Aura” de Maldini no Euro 2024

- Advertisement -

Riccardo Calafiori, “Ricky” para muitos dentro de campo, é o nome do momento. Com apenas 22 anos de idade, o jovem defesa central do Bolonha de Itália foi a grande sensação deste campeonato da Europa de 2024.

Com o número cinco nas costas, argolas em ambas as orelhas e cabelo molhado, sustentado apenas pelo poder elástico de uma fita branca, Calafiori inundou o país germânico de elegância, irreverência e talento, muito talento.

Dono de um pé esquerdo fabuloso, recorte fino e um “savoir-faire” diferente de todos os outros, no que toca a um defesa central, Ricky já encantou qualquer adepto de futebol por este mundo fora, fazendo-nos recuar alguns anos, onde a seleção transalpina ostentava no seu onze dois nomes míticos do futebol: Alessandro Nesta e Paolo Maldini. 

Inevitavelmente comparado com o antigo capitão “rossoneri”, o central italiano tem, de verdade, uma “aura” diferente da linhagem genérica de um jogador duro, trapalhão e que não possui nenhum talento com a bola nos pés. O antigo lateral esquerdo italiano, entretanto convertido a central, está preparado para assumir um lugar num dos grandes colossos do futebol europeu, e não me causa qualquer tipo de espanto, devido às suas características diferenciadoras.

Hoje em dia pede-se, cada vez mais, que os defesas sejam hábeis, que saibam onde colocar a bola, que deem largura e profundidade a partir de trás e que estejam preparados para simplificar ações que parecem demasiado complexas. 

Riccardo tem tudo isto, tudo isto e muito mais, e faz juz às comparações que têm sido feitas recentemente com Nesta e Maldini, claro que com a devida distância. Para mim Maldini é o melhor defesa de sempre, e Nesta está bem lá em cima também, no entanto, e numa altura em que equipas como o Inter de Milão e a Juventus apostam em três centrais, e necessitam de refrescar a sua linha mais recuada, Calafiori é um “must  have” para qualquer clube italiano.

Segundo a imprensa mundial, é o Arsenal que está na pole position para levar a joia italiana até Londres, o que provaria a forte aposta contínua dos “gunners” no potencial de jovens jogadores estrangeiros, e também o grande campeonato da Europa que Calafiori protagonizou.

Se há jogador que me entusiasma neste momento, esse jogador é mesmo Calafiori. A forma como entra dentro de campo, os seus movimentos, os seus níveis de concentração e a sua elegância, comprovam que estamos na presença de um grande jogador de futebol, que prova mais uma vez que podemos ser elegantes a jogar futebol, independentemente da posição que ocupamos em campo, e faz-me voltar vários anos atrás para relembrar todos os predicados físicos e técnicos que um central italiano tinha de ter.

A palavra “aura” está muito na moda, no que há caracterização de profissionais de futebol diz respeito, e assenta na perfeição no jovem italiano. A aura está lá, a qualidade também, o futuro, só os deuses do futebol o dirão… Senhoras e senhores, apaixonem-se pela nova pérola do “Calcio”, Riccardo “Maldini” Calafiori.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Relâmpago Casa Pia foi pioneiro e provoca 1ª derrota ao FC Porto na Primeira Liga

O Casa Pia surpreendeu e venceu o FC Porto em Rio Maior. Gansos originam primeira derrota azul e branca na Primeira Liga.

James Rodríguez pode rumar a emblema argentino (que está longe de ser um histórico)

James Rodríguez pode regressar à Liga Argentina. O internacional colombiano interessa ao Platense e pode haver um acordo em breve.

Ana Capeta emprestada pelo Sporting à Juventus até ao final da época

A Juventus anunciou a contratação de Ana Capeta. A avançada internacional portuguesa foi emprestada pelo Sporting até ao final da temporada.

Liga Portugal divulga os reforços inscritos até às 22h

A Liga Portugal divulgou a lista de jogadores inscritos por clubes da Primeira Liga antes das 22h, neste último dia de mercado de transferências.

PUB

Mais Artigos Populares

William Gomes expulso com vermelho direto após entrada violenta sobre David Sousa e FC Porto em maus lençóis contra o Casa Pia

William Gomes entrou em cheio com o pé na cara de David Sousa e foi expulso. O Casa Pia recebe o FC Porto em Rio Maior.

Udinese derrota AS Roma de Gian Piero Gasperini

A Udinese recebeu e venceu a AS Roma por uma bola a zero, num encontro válido pela 23.ª jornada da Serie A.

Sunderland derrota o Burnley e mantém-se na luta pelos lugares europeus da Premier League

Na 24.ª jornada da Premier League, o Sunderland voltou aos triunfos com a vitória por 3-0 sobre o Burnley, que vinha de três empates consecutivos.