📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Riccardo Calafiori | A “Aura” de Maldini no Euro 2024

- Advertisement -

Riccardo Calafiori, “Ricky” para muitos dentro de campo, é o nome do momento. Com apenas 22 anos de idade, o jovem defesa central do Bolonha de Itália foi a grande sensação deste campeonato da Europa de 2024.

Com o número cinco nas costas, argolas em ambas as orelhas e cabelo molhado, sustentado apenas pelo poder elástico de uma fita branca, Calafiori inundou o país germânico de elegância, irreverência e talento, muito talento.

Dono de um pé esquerdo fabuloso, recorte fino e um “savoir-faire” diferente de todos os outros, no que toca a um defesa central, Ricky já encantou qualquer adepto de futebol por este mundo fora, fazendo-nos recuar alguns anos, onde a seleção transalpina ostentava no seu onze dois nomes míticos do futebol: Alessandro Nesta e Paolo Maldini. 

Inevitavelmente comparado com o antigo capitão “rossoneri”, o central italiano tem, de verdade, uma “aura” diferente da linhagem genérica de um jogador duro, trapalhão e que não possui nenhum talento com a bola nos pés. O antigo lateral esquerdo italiano, entretanto convertido a central, está preparado para assumir um lugar num dos grandes colossos do futebol europeu, e não me causa qualquer tipo de espanto, devido às suas características diferenciadoras.

Hoje em dia pede-se, cada vez mais, que os defesas sejam hábeis, que saibam onde colocar a bola, que deem largura e profundidade a partir de trás e que estejam preparados para simplificar ações que parecem demasiado complexas. 

Riccardo tem tudo isto, tudo isto e muito mais, e faz juz às comparações que têm sido feitas recentemente com Nesta e Maldini, claro que com a devida distância. Para mim Maldini é o melhor defesa de sempre, e Nesta está bem lá em cima também, no entanto, e numa altura em que equipas como o Inter de Milão e a Juventus apostam em três centrais, e necessitam de refrescar a sua linha mais recuada, Calafiori é um “must  have” para qualquer clube italiano.

Segundo a imprensa mundial, é o Arsenal que está na pole position para levar a joia italiana até Londres, o que provaria a forte aposta contínua dos “gunners” no potencial de jovens jogadores estrangeiros, e também o grande campeonato da Europa que Calafiori protagonizou.

Se há jogador que me entusiasma neste momento, esse jogador é mesmo Calafiori. A forma como entra dentro de campo, os seus movimentos, os seus níveis de concentração e a sua elegância, comprovam que estamos na presença de um grande jogador de futebol, que prova mais uma vez que podemos ser elegantes a jogar futebol, independentemente da posição que ocupamos em campo, e faz-me voltar vários anos atrás para relembrar todos os predicados físicos e técnicos que um central italiano tinha de ter.

A palavra “aura” está muito na moda, no que há caracterização de profissionais de futebol diz respeito, e assenta na perfeição no jovem italiano. A aura está lá, a qualidade também, o futuro, só os deuses do futebol o dirão… Senhoras e senhores, apaixonem-se pela nova pérola do “Calcio”, Riccardo “Maldini” Calafiori.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Romelu Lukaku regressa à convocatória do Nápoles após quatro meses afastado por lesão

Romelu Lukaku foi incluído na convocatória do Nápoles para o encontro com o Inter Milão. O avançado esteve afastado por 4 meses por lesão.

Bruno Fernandes confirma proposta do Benfica e revela interesse do FC Porto: «Financeiramente era muito tentador»

Bruno Fernandes revelou que contou com uma proposta do Benfica, depois de ter rescindido contrato com o Sporting, em 2018.

Águias favoritas com o Jamor (e possível Clássico) na mira | Farense x Benfica

Às 20:45, o Benfica sobe ao relvado do Estádio de São Luís para defrontar o Farense, num encontro onde a margem de erro é inexistente.

Pep Guardiola aborda lesão de Jérémy Doku: «Não sei quando ele vai voltar… talvez no ano novo»

Pep Guardiola comentou a situação da lesão de Jérémy Doku, que falhou o encontro do Manchester City frente ao Crystal Palace.

PUB

Mais Artigos Populares

Tite assume comando técnico do Cruzeiro

Após Leonardo Jardim abandonar o Cruzeiro por razões pessoais, o clube anunciou que Tite irá assumir o comando técnico em 2026.

Édouard Mendy acerta renovação de contrato com o Al Ahli até 2028

O Al Ahli anunciou esta terça-feira a renovação do contrato de Édouard Mendy. O guardião senegalês estendeu a sua ligação ao clube até 2028.

Barcelona passa por dificuldades mas elimina Guadalajara na Taça do Rei

O Barcelona foi ao terreno do Guadalajara vencer por duas bolas a zero esta terça-feira, em jogo dos 16avos de final da Taça do Rei.