Brasil na Copa do Mundo da Rússia

- Advertisement -

internacional cabeçalho

O Brasil é a primeira seleção classificada para a Copa do Mundo na Rússia. Há menos de um ano essa afirmação corria um sério risco de não se realizar. Nessa época, o Brasil estava apenas na sexta colocação da Eliminatória Sul-Americana, posição que o deixava de fora do Mundial. Porém, após o fiasco da seleção na Copa América Centenário, o então treinador Dunga foi demitido e para o seu lugar foi chamado o gaúcho Tite, que estava treinando o Corinthians.

Tite foi a escolha óbvia para assumir a escrete amarelinha. Essa decisão tomada pela cúpula da C.B.F. foi tardia, pois há muito o treinador era o melhor técnico do nosso futebol. As oito vitórias seguidas do Brasil sob o seu comando confirmam que Tite era realmente o “cara” para estar no comando da seleção.

Abaixo os resultados do Brasil nos jogos das Eliminatórias: (Na era Dunga e na Era Tite).

 

Era Dunga

Chile 2 x 0 Brasil – Santiago – 08.10.15

Brasil 3 x 1 Venezuela – Fortaleza – 13.10.15

Argentina 1 x 1 Brasil – Buenos Aires – 13.11.15

Brasil 3 x 0 Peru – Salvador – 17.11.15

Brasil 2 x 2 Uruguai – Recife – 25.03.16

Paraguai 2 x 2 Brasil – Assunção – 29.03.16

 

Era Tite

Equador 0 x 3 Brasil – Quito – 01.09.16

Brasil 2 x 1 Colômbia – Manaus – 06.09.16

Brasil 5 x 0 Bolívia – Natal – 06.10.16

Venezuela 0 x 2 Brasil – Merida – 11.10.16

Brasil 3 x 0 Argentina – Belo Horizonte – 10.11.16

Peru 0 x 2 Brasil – Lima – 16.11.16

Uruguai 1 x 4 Brasil – Montevideo – 23.03.17

Brasil 3 x 0 Paraguai – São Paulo – 28.03.17

A estrela brasileira Neymar comemorando o golaço que fez contra o Uruguai pela Eliminatória para a Copa do Mundo Fonte: veja.com.br
A estrela brasileira Neymar comemorando o golaço que fez contra o Uruguai pela Eliminatória para a Copa do Mundo
Fonte: veja.com.br

O bom momento vivido pelo Brasil fez a seleção retornar ao primeiro lugar do ranking da FIFA, posição que não conseguia alcançar há sete anos. Desde a Copa das Confederações de 2005, na Alemanha, a seleção não inspirava tanta confiança no torcedor. Em pouco tempo de trabalho, Tite deu um padrão tático incrível para a seleção. Essa questão era, inclusive, uma incógnita para vários jornalistas do país, pois muitos acreditavam que o treinador poderia não conseguir a eficácia tática que era predominante nos seus trabalhos pela razão do tempo que ele teria para trabalhar os jogadores. No clube, o treinador está diariamente com os seus atletas, já na seleção, se o técnico tiver a oportunidade de treinar duas vezes, durante as datas FIFA, é muito. Mais um ponto positivo para o trabalho de Tite.

Portanto, agora o Brasil terá pouco mais de um ano para melhorar, ainda mais, o seu jogo. Todos os jogos serão fundamentais para realizar esse aperfeiçoamento. Acredito que a única seleção penta campeã mundial desembarcará na Rússia como uma das favoritas para vencer a Copa do Mundo. E, diferentemente das duas últimas Copas – da África do Sul e do Brasil –, o Brasil terá um respeito maior dos adversários.

Artigo revisto por: Diana Martins

 Foto de capa: FIFA

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Finalmente o recorde: Lionel Messi marca o 17º golo na história dos Mundiais e ultrapassa Miroslav Klose

Aí está o recorde. Nenhum jogador marcou tantos golos na história dos Mundiais como Lionel Messi, que fez o 1-0 no Argentina x Áustria.

Antigo capitão do FC Porto deseja regressar ao Dragão no final da carreira: «Seria um sonho»

Héctor Herrera revelou detalhes de uma conversa com André Villas-Boas e relembrou momentos marcantes ao serviço do FC Porto.

Lionel Messi manda penálti para fora e ainda não é desta que bate o recorde de Miroslav Klose na história dos Mundiais

Lionel Messi desperdiçou um penálti no Argentina x Áustria. Avançado mandou a bola para fora e ainda não é destaque que ultrapassa Miroslav Klose.

Real Madrid de José Mourinho entra na corrida por jovem apontado ao FC Porto: Médio de 19 anos já marcou neste Mundial

Caleb Yirenkyi, médio de 19 anos ao serviço da seleção do Gana no Mundial 2026, entrou no radar do Real Madrid, depois de já ter sido apontado ao FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Colômbia x RD Congo: Onde ver o jogo com grande peso para as contas de Portugal no Mundial 2026?

Na segunda jornada do Grupo K, a Colômbia enfrenta o RD Congo durante a madrugada da próxima quarta-feira, dia 28 de junho.

FC Porto e Sporting garantem a presença na Champions League de Andebol

Porto e Sporting garantiram presença na Champions League de Andebol. Portistas confirmaram a sua presença na prova devido ao seu alargamento.

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao Argentina x Áustria do Mundial 2026

Argentina e Áustria têm encontro marcado na fase de grupos do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.