- Advertisement -

internacional cabeçalho

Há bem pouco tempo assistiu-se a um episódio que ficou (tristemente) célebre. Durante o jogo – podemos dizer – de maior rivalidade em São Paulo, o Palmeiras – Corinthians, ou vice-versa, mas no caso era assim a ordem onomástica, houve confrontos entre os adeptos, simpatizantes, torcedores, ou meros peões nas ruas. De ambas as equipes. Não adianta falar e vir argumentar que se trata do problema de xis ou ípsilon. A questão é muito mais profunda. Já faleceram adeptos de várias equipas por esse Brasil fora. Alguns simples cidadãos, que mais não tiveram culpa de terem escolhido ser torcedores da equipa errada. Num duelo sempre apetecível entre Palmeiras e Corinthians – duas equipas que têm, entre si, treze campeonatos conquistados e mais outros títulos de importância, como uma Libertadores cada um – mais uma vez o que ficou para a história foi o que se passou fora das quatro linhas.

Verdões e alvi-negros encontravam-se para a terceira jornada do Paulistão: o campeonato Estadual Paulista. Tinha tudo para ser uma festa… mas antes do encontro já se registava violência nas ruas. A polícia de choque teve de intervir e até vários batalhões da Polícia Militar também entraram em cena. Famílias pacatas viram-se, entretanto, emaranhadas no meio da confusão e acabaram por ficar em pânico. No saldo da confusão, cinco adeptos do Palmeiras foram presos. A justiça brasileira – célere nesta questão, mas, infelizmente como a nossa, lenta noutras de outras latitudes – decidiu que aqueles cidadãos não podem ver os jogos do clube durante três anos. Nesse período, sempre que o Verdão jogar, eles terão de se apresentar na esquadra, ou efetuar serviço comunitário até ao final de cada partida. Este, de resto, foi um método usado pelos ingleses para se livrarem do hooliganismo dos anos 80. Resta saber se esses rapazes não causarão distúrbios noutros jogos que não os do Palmeiras… Só o tempo dirá.

A torcida do Timão Fonte: Wikipedia
A torcida do Timão
Fonte: Wikipedia

Não quero personalizar a situação. Nenhuma instituição deve ser conotada com o comportamento menos correto de dois, ou três. Não há questão mais filosófica do que a que está exposta no título. Mas, neste caso, se assim continuar, seja no Brasil ou noutro lugar, eu sei para onde vamos: para trás. Bem para trás. Porque nem no Neolítico o ser humano se comportava assim.

Ah, já agora, o Corinthians venceu por 0-1.

Foto de Capa: lancenet.br

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valência procura treinador: Histórico oferece-se e prioridade dos espanhóis não é Roberto Martínez

O Valência continua em busca de um novo treinador. Ernesto Valverde é o grande candidato ao comando técnico dos espanhóis.

Sporting com razões para sorrir: João Simões de regresso a uma ficha de jogo

João Simões está de regresso a uma ficha de jogo. O médio está no banco de suplentes do Sporting B x Lusitânia Lourosa.

Ex-Benfica ganha espaço numa das ‘equipas revelação’ de Espanha

Rodrigo Rêgo deixou o Benfica no último mercado. O extremo tenta ganhar protagonismo com a camisola do Castellón.

Europeu de Voleibol 2026: Portugal perde frente à Ucrânia

Portugal perde frente à Ucrânia por 3-0, para o EuroVolley 2026. Amanha a seleção nacional irá jogar frente à Macedónia do Norte.

PUB

Mais Artigos Populares

Penafiel é líder da Segunda Liga (pelo menos para já) e ex-Casa Pia vive melhor período em Portugal

O Penafiel é atualmente o líder provisório da Segunda Liga. Max Svensson é um dos destaques do emblema orientado por José Manuel Aira.

Barcelona: Hansi Flick rejeita Famalicão e considera que jogador não tem a qualidade necessária

Hansi Flick rejeitou a possibilidade do Barcelona avançar para a contratação de Yassir Zabiri, avançado do Racing Santander.

Jorge Mendes já aterrou em Barcelona e pode ‘fazer tremer’ o próximo mercado de transferências

Jorge Mendes chegou durante a tarde desta segunda-feira a Barcelona e pode existir uma reunião com a estrutura blaugrana.