📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rogério Ceni: o retorno do mito ao Morumbi

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

 

O goleiro Rogério Ceni encerrou a sua carreira de jogador de futebol no final da temporada de 2015, aos 42 anos. Como atleta Ceni teve uma carreira brilhante. O ex-goleiro chegou ao São Paulo em 1990 – vindo do modesto SINOP-MT – e aos 17 anos integrou a base do clube paulista. Promovido ao time profissional em 1992, o arqueiro tricolor começava a dar os seus primeiros passos rumo à glória. Porém, a titularidade aconteceu apenas em 1997 – quando o então titular Zetti se transferiu para o Santos – e desde então não saiu mais da meta da equipe. Ao todo Ceni fez 1.214 jogos na carreira – 1.197 pelo São Paulo e 17 pela Seleção Brasileira – e é o goleiro que mais fez gols na história do futebol mundial (129 gols no total). Rogério Ceni ainda coroou a sua brilhante carreira vencendo uma Copa do Mundo (2002), uma Libertadores (2005) e um Mundial de Clubes (2005).

Após anunciar oficialmente a sua aposentadoria como jogador, Ceni decidiu investir na carreira de treinador e passou o ano de 2016 realizando cursos – aplicados pela Federação Inglesa de Futebol – em Londres. Nas suas folgas acompanhava alguns treinos dos maiores treinadores do momento no velho continente. Pep Guardiola, Jürgen Klopp, Jorge Sampaoli, Carlo Ancelotti e Claudio Ranieri foram alguns dos treinadores que tiveram seus trabalhos acompanhados por Ceni.

Rogério Ceni ao lado do treinador alemão Jürgen Klopp (Liverpool) durante o período que estudava para ser treinador de futebol.  Fonte: Globoesporte.com
Rogério Ceni ao lado de Jürgen Klopp durante o período em que estudava para ser treinador
Fonte: Globoesporte

De volta ao Brasil o novo treinador assumiu o São Paulo. A contratação de Ceni pelo Tricolor Paulista não foi surpresa, pois após várias tentativas frustradas com outros treinadores, inclusive estrangeiros, o São Paulo buscou em Rogério Ceni a tranquilidade para iniciar um trabalho. A escolha da diretoria foi acertada. Realmente o único treinador que poderia assumir o comando do time e ter mais tempo para mostrar resultados era o ex-camisa 1 São Paulino.

O “Mito” – como é conhecido pela torcida – assumiu a equipe no dia 08.12.16. Já se passaram quatro meses de trabalho e o time oscila na temporada. Em 22 jogos são dez vitórias, nove empates e três derrotas. O time está na semifinal do Campeonato Paulista e na quarta fase da Copa do Brasil. Porém, na competição nacional o São Paulo perdeu por 2 x 0 – no Morumbi – para o Cruzeiro no jogo de ida e agora precisa de um milagre para eliminar o time mineiro em Belo Horizonte. Apesar de uma possível eliminação na Copa do Brasil, a torcida Tricolor continuará apoiando o trabalho do Rogério Ceni – com certeza não teriam a mesma paciência após uma eliminação se fosse outro treinador – e acredito que esse apoio só não permanecerá se o São Paulo for muito abaixo do esperado no Campeonato Brasileiro. Essa paciência em relação ao seu trabalho só tem a beneficiar o time, pois permite ao treinador colocar em prática toda a sua metodologia e os seus conhecimentos.

O time desse ano apresenta uma melhora tática em relação a equipe comandada pelo ex-treinador Ricardo Gomes. A principal qualidade da equipe atual é a transição da defesa para o ataque quando o time recupera a bola. O meia Cícero, ex-Fluminense, e principalmente o atacante Lucas Pratto, ex-Atlético Mineiro e titular da Seleção Argentina, foram as principais contratações do São Paulo para 2017. Entretanto, o melhor jogador do time continua sendo o atacante peruano Andrés Chávez. Quando o titular da Seleção Peruana não está em campo o Tricolor sente grande dificuldade para articular as suas jogadas ofensivas. Ainda é cedo para darmos um parecer definitivo do trabalho do Rogério Ceni no São Paulo, mas o início é promissor e interessante

 

Dedico esse artigo ao grande jogador da Seleção do Panamá Amílcar Hernandez que foi assassinado no último sábado (15.04.17).

Foto de capa: esportes.ig.com.br

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Kylian Mbappé iguala recorde de Cristiano Ronaldo e celebra como o português: «O melhor da história do Real Madrid e uma referência para o...

Kylian Mbappé chegou aos 59 golos em 2025, um número que iguala o melhor registo de Cristiano Ronaldo no Real Madrid. Avançado reagiu.

Martín Anselmi é o favorito na lista de 7 candidatos a assumir o Botafogo

Martín Anselmi está na lista do Botafogo para render Davide Ancelotti. Antigo treinador do FC Porto mais próximo de regressar ao trabalho.

Boston Celtics somam 2ª vitória consecutiva na NBA em mais uma exibição de destaque de Neemias Queta

Os Boston Celtics venceram os Toronto Raptors na NBA. Segunda vitória consecutiva da franquia contou com boa exibição de Neemias Queta.

Luís Suárez pode atingir objetivo antes do Natal e obrigar o Sporting a desembolsar mais 500 mil euros

Luis Suárez pode cumprir o primeiro objetivo no contrato com o Sporting esta semana. Basta ao colombiano ser titular contra o Vitória SC.

PUB

Mais Artigos Populares

Novidades na CAN: Competição passará a ser jogada de quatro em quatro anos

A Confederação Africana de Futebol anunciou, este sábado, que a CAN será jogada a cada quatro anos e a criação da Liga das Nações Africana.

Samuel Dahl atinge a marca dos 50 jogos ao serviço do Benfica

O defesa-lateral sueco cumpriu o jogo 50 com a camisola do Benfica nos oitavos-de-final da Taça de Portugal frente ao Farense.

Ainda te lembras de Jesé Rodríguez? Está a viver uma jornada de sonho

Jesé Rodríguez regressou ao Las Palmas no último mercado de verão. O espanhol esteve uma temporada ao serviço do Sporting.