AFC Ajax 1-2 Real Madrid CF: Tricampeão da Europa em versão light triunfa na Johan Cruyff Arena

Numa das eliminatórias mais interessantes destes oitavos de final da Liga dos Campeões, o AFC Ajax, quatro vezes campeão da Europa, que procura recuperar o seu estatuto no Continente, perdeu na receção ao tricampeão europeu e mundial, Real Madrid CF. Num jogo dominado pelos holandeses, foram os espanhóis, através da eficácia, a serem letais e a levarem uma excelente vantagem para a segunda mão em Madrid.

A primeira parte foi um sufoco do AFC Ajax ao Real Madrid CF. Um golo anulado pelo VAR a Nicolás Tagliafico, duas defesas apertadas de Thibaut Courtois e uma bola no ferro, com o guarda-redes belga já batido, enviada por Dusan Tadic, para além de várias jogadas promissoras e recuperações de bola perto da baliza de Courtois, castigaram a ineficácia holandesa com um 0-0. Os “Merengues” só se apresentaram ofensivamente através de uma jogada individual de Vinícius Júnior, que obrigou André Onana a uma excelente defesa.

A pressionar alto, a equipa de Erik ten Hag não permitiu ao Real Madrid pensar. Desde o primeiro minuto com o bloco alto, à procura de recuperar a bola perto da área adversária para rapidamente chegar a zonas de finalização, o AFC Ajax banalizou autenticamente o atual tricampeão Europeu e Mundial, confirmando ser uma das equipas mais excitantes da Europa. Bem fiel ao seu estilo, que já tinha dado a provar ao SL Benfica e ao FC Bayern Munique, o AFC Ajax atacou com bola controlada pelo seu lado esquerdo ofensivo (lado direito defensivo do Real Madrid CF), com várias combinações entre Neres, Tagliafico, Tadic, de Jong e van de Beek. A capacidade de tabelas e movimentações constantes entre estes jogadores baralharam Carvajal, que parecia um boneco entre tanto jogador adversário. Schone, sempre mais posicional, assegurava os equilíbrios e recuperava as segundas e terceiras bolas para, rapidamente, encetar novo ataque, com Ziyech a vir muitas vezes ao corredor central, permitindo as subidas do super ofensivo defesa-direito, Noussair Mazraoui.

Os jogadores do AFC Ajax apareciam por todos os lados, e o Real Madrid CF não conseguiu roubar a bola ao adversário, nem estancar este caudal ofensivo e atrevido dos holandeses. Kroos, Modric e Casemiro não conseguiram assumir o jogo, sobretudo com o croata, muito desastrado no capítulo do passe, o alemão sem procurar aparecer, e o brasileiro sem intensidade. Primeira parte com quase um só sentido, sendo que, se não fossem os emblemas e as cores das camisolas, dir-se-ia que os meninos do AFC Ajax é que eram os atuais campeões em título.

Esperava-se uma resposta diferente dos homens de Santi Solari. Finalmente, o Real Madrid conseguiu “roubar” a posse à turma Holandesa, fazendo-a circular e chegar com qualidade aos seus três da frente. Numa jogada brilhante de Vinícius Júnior, que fez dos rins de Mazraoui um autêntico número oito, Karim Benzema finalizou com mestria para o primeiro do jogo. O AFC Ajax sentiu o poder “Merengue”, mas não deixou de atacar, com Ziyech, Tadic e van de Beek sempre muito participativos. Numa segunda parte mais equilibrada e controlada pelo Real Madrid CF, os holandeses conseguem empatar por Ziyech, após uma recuperação de bola perto da área dos espanhóis, com o marroquino a só ter de encostar a passe de David Neres (brasileiro muito bom de bola, mas, tal como na época passada, continua a ser muito “mole”, sobretudo nos contactos). Com Dolberg já em campo a ser referência como ponta de lança, o jogo manteve-se “picado” e acabou resolvido por Marco Asensio, após excelente cruzamento de Dani Carvajal.

A ineficácia holandesa revelou-se decisiva, porque se tem conseguido materializar o seu domínio do primeiro tempo, teriam de certeza vencido o jogo, e com uma excelente margem. Para a segunda mão, não é impossível inverter a eliminatória, até porque quem viu o jogo hoje, percebeu que este AFC Ajax consegue fazer dois ou até mais golos aos espanhóis. No entanto, o problema será não sofrer em Madrid. Também como se viu hoje, o balanceamento e pressão alta do AFC Ajax pagam-se caro com jogadores como Vinícius Júnior em campo.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

AFC Ajax: André Onana; Noussair Mazraoui; Matthis de Light; Daley Blind; Nicolás Tagliafico; Frenkie de Jong; Lasse Schone (Kasper Dolberg 73′); Donny van de Beek; David Neres; Hakim Ziyech; Dusan Tadic

Real Madrid CF: Thibaut Courtois; Dani Carvajal; Nacho Fernández; Sergio Ramos; Sergio Reguilón; Toni Kroos; Casemiro; Luka Modric; Gareth Bale (Lucas Vázquez 61′); Vinícius Júnior (Mariano Díaz 81′); Karim Benzema (Marco Asensio 73′)

Ruben Brêa Marques
Ruben Brêa Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O Rúben é um verdadeiro apaixonado pelo futebol, sem preferência clubística. Adepto do futebol, admira qualquer estratégia ou modelo de jogo. Seja o tiki taka ou o catenaccio, importante é desfrutar e descodificar os momentos do jogo e as ideias dos técnicos. Para ele, futebol é paixão, trabalho, competência, luta, talento, eficácia, etc. Tudo é possível, não existem justos vencedores ou injustos perdedores, e é isto que torna o futebol um desporto tão bonito.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Famalicão fecha contratação de avançado do Benfica

O Famalicão já fechou a contratação de Pedro Santos. O jovem avançado do Benfica esteve emprestado ao Moreirense.

Bruno Varela de saída do Vitória SC e ruma à Arábia Saudita

Bruno Varela está em vias de deixar o Vitória SC. O guarda-redes português vai assinar pelo Al Hazm.

Diogo Dalot muda de número no Manchester United

Diogo Dalot tem novo número no Manchester United. O lateral português vai usar a camisola 2 dos red devils.

Ponto de situação: Juventus tenta fechar Francisco Conceição e recebe oferta do Sporting por Alberto Costa

A Juventus está a resolver dois dossiers de negociações que envolvem portugueses. Francisco Conceição pode ficar em Turim e Alberto Costa pode rumar ao Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal paga 58 milhões de euros para fechar contratação de reforço… e não é Viktor Gyokeres

O Arsenal garantiu a contratação de Noni Madueke. Negócio entre os gunners e o Chelsea está fechado por 58 milhões de euros.

Benfica define futuro de Adrian Bajrami

O Benfica vai emprestar Adrian Bajrami. Defesa central albanês vai jogar na Suíça na próxima temporada.

Mohammed Kudus troca West Ham pelo Tottenham

Mohammed Kudus foi oficializado como novo jogador do Tottenham. O internacional ganês deixa o West Ham.