📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Bale e Ronaldo: ser ou não ser um ala? Eis a questão.

- Advertisement -

Ter Cristiano Ronaldo e Gareth Bale na mesma equipa é certamente o sonho de qualquer treinador (isto se não puder ter Messi e Neymar). Ora, cabe a Carlo Ancelotti ter a honra de viver esse sonho.

O treinador italiano tem feito exatamente aquilo que toda a gente esperava e “encostou” Ronaldo à faixa esquerda e Bale à faixa direita. Sabendo de antemão que Ronaldo foge da linha em direção ao centro do terreno – sim, o rapaz não corre só para a frente – , Bale podia fazer justamente o mesmo da direita para o meio. Até aqui tudo bem, tudo parece bastante lógico com Xabi Alonso, Khedira e Modric (ou Isco) a completarem o meio campo. O problema desta opção, principalmente contra equipas de menor valor e que optam pela famosa estratégia defensiva do “autocarro”, é que obriga os merengues a afunilarem o seu jogo pelo centro do terreno, perdendo profundidade nas alas e facilitando muito o trabalho aos adversários.

Quanto a Ronaldo, o português está simplesmente imparável – os que já reservaram bilhetes para o Brasil é favor agradecerem-lhe– e deve imperativamente ser um jogador híbrido na frente de ataque do Real Madrid. Mas isso Ancelotti até tem feito, como provam os golos e as exibições monstruosas do génio lusitano. A questão é de que forma pode jogar Bale neste Real Madrid?!

Para mim é simples:
Bale deve jogar esporadicamente na direita porque Ancelotti deve aproveitar os já referidos movimentos interiores dos alas. Em jogos mais abertos, mais “taco-a-taco”, o treinador italiano pode perfeitamente explorar a velocidade de Ronaldo e Bale;

Bale e Ronaldo no Real Madrid / Fonte: Dailymail.co.uk
Bale e Ronaldo no Real Madrid / Fonte: Dailymail.co.uk

Muitas vezes no meio(à frente de Xabi Alonso e Khedira) porque Bale tem uma capacidade de explosão e drible impressionante. Se o meio-campo defensivo fica, à partida, salvaguardado pelos dois médios de maior proteção, Bale teria então carta branca para conduzir o jogo e inventar lances decisivos. Podendo até, pontualmente, trocar com CR7 e iludir os defesas adversários;

Quase sempre como segundo-avançado porque, para além de algumas razões que evoquei em cima, o Real Madrid tem apenas Benzema como avançado (e um Morata verdinho).Muito curto, diga-se. Jogando com Bale solto na frente de ataque permitiria tanto a Benzema como a Ronaldo terem uma autonomia de movimentos menos rígida. Basicamente, Bale seria uma referência atacante com liberdade para pisar terrenos de construção, receção e finalização. E não posso esquecer a facilidade de remate do galês, essencial e determinante para a ultima fase de jogo.

Na Liga Espanhola, em sete jogos realizados, Bale tem três golos marcados e cinco assistências para golo. Examinando estes números, o ex-jogador do Tottenham evidencia todo o seu potencial como “assistente de golos”, e numa equipa órfã de Ozil, ter um jogador com tamanha aptidão para servir os colegas pode valer ouro (leia-se golos) para Ronaldo e para toda a equipa.

Para além de tudo o que referi, um clube que tem Cristiano Ronaldo não pode ter no seu plantel mais nenhuma super-estrela nem existe espaço para mais. O ego de Ronaldo não permitiria tal situação. Bale terá de ser uma sombra de Ronaldo. E se não pode ser o número um então que seja o “assistente” do número um. Felizmente para o Real Madrid, o internacional galês sabe perfeitamente qual o seu papel no clube, o próprio assumiu há pouco tempo que para ele basta “jogar ao lado do melhor”.

No fundo, cabe a Ancelotti retirar a excelência de Gareth Bale em função da equipa. O problema (ou não) é que Ronaldo é o epicentro dessa mesma equipa. A equipa vive com ele, sem ele apenas sobrevive.
Então Carlo, como vai ser?! Ronaldo e Bale, ou Bale para Ronaldo?!

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.