Iker Casillas pendura as chuteiras e veste fato e gravata

- Advertisement -

O guarda redes do FC Porto, Iker Casillas, decidiu, oficialmente, meter um ponto final na sua carreira de futebolista, aos 38 anos, e irá candidatar-se à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Apesar de ainda não se ter retirado do futebol, oficialmente, Casillas já não compete desde maio do ano transato, altura em que sofreu um enfarte do miocárdio.

Depois de 20 anos ao mais alto nível no futebol profissional, Casillas troca “as chuteiras pelo fato e gravata”. Formado na “cantera” do Real Madrid, foi lá que se estreou como profissional aos 18 anos de idade. Com o passar do tempo tornou-se capitão dos “merengues” e da seleção espanhola. Em 2015 decidiu rumar a Portugal para representar o FC Porto, onde disputou 156 partidas oficiais em quatro épocas. Esta época, a sua quinta pelo FC Porto, não realizou qualquer partida.

Eleito por cinco vezes como melhor guarda redes do mundo, Iker Casillas ostenta um invejável palmarés. Ao serviço do Real Madrid conquistou cinco campeonatos de Espanha, duas “Copas del Rey”, quatro Supertaças de Espanha, três Ligas dos Campeões, duas Supertaças Europeias, uma Taça Intercontinental e um Campeonato do Mundo de Clubes. Em Portugal, venceu um campeonato e um Supertaça Cândido de Oliveira. Ao serviço da “La Roja” foi campeão do Mundo e bicampeão Europeu na principal seleção, e ao serviço dos sub-20 espanhóis também conquistou o campeonato do Mundo.

No meu ponto de vista, é uma ótima oportunidade tanto para Casillas, como para a RFEF. Para o guardião espanhol é uma oportunidade de deixar, oficialmente, o futebol dentro das quatro linhas, e dedicar-se a liderar um projeto fora de campo. Para a RFEF é uma oportunidade para “virar a página” e começar algo novo.

Iker Casillas aparenta ser a pessoa certa para ocupar o cargo. O seu largo currículo e a sua experiência como jogador, aliado à sua veia vencedora poderão ser fatores decisivos para um bom desempenho do cargo de presidente da RFEF. Como capitão da seleção espanhola, Casillas foi campeão do Mundo e da Europa. Iker Casillas, caso seja eleito, transmite confiança e vontade de vencer, dentro e fora das quatro linhas.

A sua larga experiência dentro das quatro linhas pode ser relevante para liderar projetos fora de campo
Fonte: FC Porto

O guardião espanhol pode trazer novas ideias e até revolucionar o futebol espanhol, liderando um projeto vencedor que volte a elevar Espanha ao topo do futebol europeu. A nível de seleções, após o Mundial de 2014, a “La Roja” passou por um processo de restruturação. Com o regresso de Luis Enrique ao comando técnico da principal seleção espanhola de futebol, as expetativas para o sucesso no Campeonato de Europa de 2020 são elevadas. As 167 internacionalizações de Casillas podem servir de exemplo para os mais jovens.

Esta pode ser uma forma de recompensar o guarda redes espanhol pelo que deu ao futebol espanhol e internacional, e também aproveitar as suas melhores características para liderar um projeto vencedor. Um verdadeiro exemplo de campeão, dentro e fora de campo!

Iker Casillas defrontará o atual presidente da RFEF, Luis Rubiales, numa eleição que ocorrerá neste presente ano. Num inquérito feito pelo jornal espanhol “Marca” aos seus leitores, 94% dos inquiridos manifestaram apoio a Casillas numa possível candidatura.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por Joana Mendes

Diogo Mimoso Ferreira
Diogo Mimoso Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
Adepto desde muito jovem de bom futebol disputado dentro das 4 linhas, desde o Tiki-taka ao catenaccio. Saiu do litoral e estuda na Beira interior, tentando cumprir o seu sonho desde criança: Comentar e analisar futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pazes feitas e conflito resolvido: ânimos estão sanados entre Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo e treinador vai explicar tudo

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo reuniram-se no final do dia de terça-feira. Caso ficou resolvido e polémicas colocadas para trás.

Micael Sequeira e Beatriz Cameirão esperam por reviravolta do Sporting: «Tem de ser de uma noite épica»

Micael Sequeira e Beatriz Cameirão fizeram a antevisão do Sporting x Brondby. Leoas esperam por reviravolta na Europa Cup.

«Vemos mais treinadores e jogadores não a jogar futebol na praia, mas a jogar futebol de praia» – Entrevista Bola na Rede a Madjer

Pela alcunha de Madjer, são poucos os que não se lembraram nas genialidades de um dos melhores de sempre a jogar na areia, futebol de praia e não futebol na praia

Gonçalo Nunes e Catarina Pereira lançam novo jogo histórico do Torreense: «Podemos gerir os tempos e momentos de jogo de forma criteriosa e inteligente»

O Torreense está em vantagem na eliminatória contra o Kharkiv na Europa Cup. Gonçalo Nunes e Catarina Pereira lançaram eliminatória.

PUB

Mais Artigos Populares

Andebol: Benfica derrotado pelo Torrelavega em estreia na Liga Europeia

O Benfica perdeu com o Torrelavega por 31-24 no primeiro jogo da Liga Europeia de andebol. Jogo decorreu na Luz.

Gana de Carlos Queiroz derrotado com reviravolta: eis todos os resultados do dia da qualificação para a CAN

O Gana de Carlos Queiroz perdeu com a Gâmbia por 4-2 na qualificação para a CAN. Fica com todos os resultados do dia.

Benfica: Eis a lista de convocadas para o jogo com o Bayern Munique na Champions League Feminina

Já são conhecidas as convocadas do Benfica para enfrentar o Bayern Munique na segunda jornada da Campions League Feminina.