O novo Granada de Paco Jémez

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol InternacionalPoucos se lembrarão do central que jogou ao lado de Hierro no centro da defesa da seleção espanhola no Euro’2000. Não, não era o Abelardo. Era o outro central, cabeludo, que jogava no Saragoça e que, como se vê, não nos deixou grandes recordações enquanto jogador. Agora tudo é diferente. A cabeça já não conserva qualquer cabelo e Paco Jémez, o novo treinador do Granada, não passa despercebido a ninguém.

“No dia em que repartiram inteligência, calhou-me pouco, mas quando repartiram “tomates” calharam-me os maiores”, disse, um dia, antes de visitar o Santiago Bernabéu. E, mais do que nalguns confrontos com jogadores ou nas declarações polémicas que gosta de fazer, essa coragem vê-se na forma como Paco Jémez enfrenta cada partida. Tem uma ideia de jogo e mantém-se fiel à mesma em qualquer circunstância. Quer ter a posse de bola e sair a jogar desde trás em passes curtos. Fá-lo mesmo que treine uma equipa que luta para não descer, como era o Rayo Vallecano. Fá-lo mesmo que essa equipa se encontre a jogar com apenas nove jogadores em casa do Real Madrid, desde os 28 minutos de jogo. Nesse dia, o Rayo perdeu por 10 – 2. Perdeu o jogo, mas nunca perdeu a identidade. Resta saber se se trata apenas de coragem ou se não será também um pouco de loucura.

Gabriel Silva e Ochoa, dois dos reforços para a nova época. Fonte: Granada C.F.
Gabriel Silva e Ochoa, dois dos reforços para a nova época
Fonte: Granada C.F.

Foi com esse futebol de posse que conseguiu a melhor classificação da história do Rayo, o oitavo lugar em 2012-13. Foi também assim que desceu de divisão, em 2015-16, e já deu para perceber nesta pré-época que será assim que colocará o Granada a jogar. Na saída para o ataque, um médio desce para o meio dos centrais e o jogo de pés do guarda-redes é solicitado frequentemente para ajudar também na circulação da bola. O amigável com o Sevilha, que foi o único da pré-temporada frente a uma equipa da La Liga e que o Granada perdeu por 0-2, mostrou um pouco do que podemos esperar durante a época. Veremos belíssimos momentos de futebol, ao melhor estilo tiki-taka, quando o Granada conseguir superar a pressão adversária, fazendo a bola chegar aos seus velozes atacantes, como Boga, Machís ou Cuenca. Veremos também momentos aflitivos com passes arriscados na defesa e golos sofridos por perdas de bola cá atrás, causados pela recusa em fazer um alívio ou dar um chutão para a frente quando necessário.

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Wolverhampton apresenta 2 reforços no último dia do mercado

O Wolverhampton oficializou dois reforços no último dia do mercado. Angel Gomes e Adam Armstrong juntam-se aos wolves.

Sporting: Boas notícias para Rui Borges relacionado com Fotis Ioannidis

Fotis Ioannidis deverá voltar esta quinta-feira no Sporting x AVS SAD. Avançado grego está a recuperar de lesão.

Gelson Martins renova contrato com o Olympiacos

Gelson Martins vai continuar no Olympiacos. Extremo português chegou a acordo para renovar com o conjunto grego.

Fenerbahçe explica o que aconteceu com os negócios de Kanté e En-Nesyri

Negócios de N'Golo Kanté e Youssef En-Nesyri colapsaram neste fim de mercado. Fenerbahçe emite comunicado oficial.

PUB

Mais Artigos Populares

Paolo Zanetti é despedido do Hellas Verona após duas derrotas consecutivas

O Hellas Verona anunciou o despedimento de Paolo Zanetti, depois de duas derrotas seguidas frente à Udinese e ao Cagliari.

Rafael Pontelo emprestado pelo Sporting ao Farense

O Farense anunciou a contratação de Rafael Pontelo. O defesa-central de 23 anos foi cedido pelo Sporting no último dia de mercado.

Brighton empresta Brajan Gruda ao RB Leipzig

Brajan Gruda foi emprestado ao RB Leipzig até ao final da temporada. O avançado alemão de 21 anos foi cedido pelo Brighton.