O novo Granada de Paco Jémez

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol InternacionalPoucos se lembrarão do central que jogou ao lado de Hierro no centro da defesa da seleção espanhola no Euro’2000. Não, não era o Abelardo. Era o outro central, cabeludo, que jogava no Saragoça e que, como se vê, não nos deixou grandes recordações enquanto jogador. Agora tudo é diferente. A cabeça já não conserva qualquer cabelo e Paco Jémez, o novo treinador do Granada, não passa despercebido a ninguém.

“No dia em que repartiram inteligência, calhou-me pouco, mas quando repartiram “tomates” calharam-me os maiores”, disse, um dia, antes de visitar o Santiago Bernabéu. E, mais do que nalguns confrontos com jogadores ou nas declarações polémicas que gosta de fazer, essa coragem vê-se na forma como Paco Jémez enfrenta cada partida. Tem uma ideia de jogo e mantém-se fiel à mesma em qualquer circunstância. Quer ter a posse de bola e sair a jogar desde trás em passes curtos. Fá-lo mesmo que treine uma equipa que luta para não descer, como era o Rayo Vallecano. Fá-lo mesmo que essa equipa se encontre a jogar com apenas nove jogadores em casa do Real Madrid, desde os 28 minutos de jogo. Nesse dia, o Rayo perdeu por 10 – 2. Perdeu o jogo, mas nunca perdeu a identidade. Resta saber se se trata apenas de coragem ou se não será também um pouco de loucura.

Gabriel Silva e Ochoa, dois dos reforços para a nova época. Fonte: Granada C.F.
Gabriel Silva e Ochoa, dois dos reforços para a nova época
Fonte: Granada C.F.

Foi com esse futebol de posse que conseguiu a melhor classificação da história do Rayo, o oitavo lugar em 2012-13. Foi também assim que desceu de divisão, em 2015-16, e já deu para perceber nesta pré-época que será assim que colocará o Granada a jogar. Na saída para o ataque, um médio desce para o meio dos centrais e o jogo de pés do guarda-redes é solicitado frequentemente para ajudar também na circulação da bola. O amigável com o Sevilha, que foi o único da pré-temporada frente a uma equipa da La Liga e que o Granada perdeu por 0-2, mostrou um pouco do que podemos esperar durante a época. Veremos belíssimos momentos de futebol, ao melhor estilo tiki-taka, quando o Granada conseguir superar a pressão adversária, fazendo a bola chegar aos seus velozes atacantes, como Boga, Machís ou Cuenca. Veremos também momentos aflitivos com passes arriscados na defesa e golos sofridos por perdas de bola cá atrás, causados pela recusa em fazer um alívio ou dar um chutão para a frente quando necessário.

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Álvaro Arbeloa antevê Real Madrid x Benfica: «Será um jogo muito especial»

Álvaro Arbeloa realizou a antevisão do Real Madrid x Benfica. Encontro marca a segunda mão do playoff da Champions League.

Thibaut Courtois e o caso Prestianni: «Estamos perante um grande momento para o futebol acabar com essas coisas»

Thibaut Courtois realizou a antevisão do Real Madrid x Benfica. Encontro marca a segunda mão do playoff da Champions League.

Barcelona tem princípio de acordo com Marcus Rashford: como está a situação?

O Barcelona quer continuar com Marcus Rashford. Há princípio de acordo entre o avançado inglês e o clube da Catalunha.

Eis a lista de convocados do Benfica para o jogo frente ao Real Madrid na Champions League

O Benfica enfrenta esta quarta-feira o Real Madrid na Champions League. Segue a lista de convocados das águias para o jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Andy Robertson está em final de contrato com o Liverpool e há 3 interessados na Premier League

O Aston Villa, Crystal Palace e Wolverhampton estão interessados em Andy Robertson. Lateral em final de contrato com o Liverpool.

PSG de olho em jovem promessa do Olympiacos

O PSG está de olho em Christos Mouzakitis, jogador que pertence ao Olympiacos, onde é considerado uma jovem promessa.

Luka Modric pondera terminar a carreira em certo clube: eis qual

Luka Modric pondera terminar a carreira no Dinamo Zagreb. Médio de 40 anos está em final de contrato com o AC Milan.