5 dos jogadores que ajudaram Cabo Verde a fazer história na estreia no Mundial 2026 têm contrato em Portugal e muitos outros já estiveram de passagem.
Cabo Verde alcançou uma estreia de sonho no Mundial, mantendo o marcador a zeros e conquistando um ponto histórico frente a Espanha. A ligação da seleção dos tubarões azuis com Portugal é notavel, contando com cinco jogadores na convocatória com contratos na Primeira e Segunda Liga.
Vozinha, guarda-redes do Chaves, foi o grande destaque do jogo, e Dailon Livramento, avançado do Casa Pia, liderou a frente de ataque num onze inicial que contou ainda com Sidny Cabral, que trocou recentemente o Benfica pelo Trabzonspor, e Jovane Cabral, que deixou o Estrela da Amadora no final da temporada.
O extremo do Vitória SC, Telmo Arcanjo, entrou em campo aos 61 minutos, ao contrário de Stopira, defesa-central do Torreense, e Yannick Semedo, médio do Farense, que não saíram do banco de suplentes.
Para além dos jogadores já mencionados, os adeptos portugueses puderam reconhecer os nomes familiares na convocatória cabo-verdiana de: Diney Borges, Kevin Pina, João Paulo, Carlos dos Santos, Márcio Rosa, Wagner Pina, Gilson Benchimol e Hélio Varela.

