📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O pior Barça em muitos anos

- Advertisement -

“Este é pior Barça em muitos, muitos anos”. Foi assim que José Mourinho descreveu a atual equipa catalã comanda por Tata Martino, na véspera do jogo da Liga dos Campeões entre o Manchester City e o Barcelona. Apesar de Mourinho ser um expert em mind-games e, como todos sabemos, raramente dizer algo em vão, acredito que o treinador português tenha sido honesto nas palavras que proferiu.

Ok, já sei que Mourinho matou dois coelhos com um só cajadada e consegui provocar na mesma frase toda a equipa do Barcelona e, também, Manuel Pellegrini, treinador dos citizens.  É de facto notável como numa simples e curta frase o técnico português “atacou” frontalmente o clube Catalão e ainda desvalorizou uma eventual vitória do Manchester City sobre o Barcelona. Mourinho a ser Mourinho, portanto.

Mas, deixemos os jogos psicológicos de lado e vamos ao fundo da questão: Mourinho tem ou não razão sobre o que disse?!

Na minha opinião, sim, tem! E são vários os fatores que o explicam.

Neste momento, o Barcelona tem 60 pontos e divide o topo da tabela classificativa com ambos os rivais de Madrid. À exceção do ano do título ganho por José Mourinho no Real Madrid, em 2011/2012, é necessário recuar até à época de 2008/2009 para encontrar um total de pontos tão baixo à entrada para a 25ª jornada da Liga espanhola – na altura, tinham, igualmente, 60 pontos.

O “pior Barcelona em muitos anos” saiu vitorioso de Manchester. Fonte: Static6.com
O “pior Barcelona em muitos anos” saiu vitorioso de Manchester
Fonte: Static6.com

Até no total de golos marcados e sofridos é possível verificar um ligeira quebra de rendimento: a equipa catalã tem atualmente 69 golos marcados e 17 sofridos. Ao retrocedermos novamente no tempo, apenas na temporada de 2009-2010 o Barcelona tinha um registo menor, com 59 golos marcados e 14 sofridos.

Continuando com as estatísticas, se analisarmos a fundo a equipa do Barcelona, verificamos que, no total dos 28 jogadores que compõem o plantel, a média de idades é de 25,72. É uma média bastante boa e perfeitamente admissível para um clube que aposta frequentemente em jovens da cantera. No entanto, alguns jogadores nucleares iniciam a fase descendente da carreira: Xavi (34 anos), Váldes (32 anos), Puyol (35 anos) e Daniel Alves (30 anos) são os casos mais evidentes de uma equipa em fim de ciclo.

Como os número muitas vezes não explicam tudo, em termos exibicionais é quase unânime que esta época o Barcelona tem estado abaixo das expetativas. Eu não sou tão linear na minha abordagem mas devo concordar com a ideia de que o futebol de “bola no pé” já não é o mesmo – ou se o é, é apenas a espaços.

O Barcelona salienta mais do que nunca algumas fragilidades defensivas. A equipa concede excessivamente espaços em transição e é frequente vermos as equipas adversárias a criar ocasiões de golo junto da baliza de Valdês – algo que não acontecia de forma tão regular no anos anteriores.

A idade avançada de Xavi e o mau momento que Iniesta atravessa não fornecem ao meio campo do Barcelona a capacidade de criar os processos ofensivos e, simultaneamente, ter robustez defensiva necessária para parar os contra ataques adversários. Na verdade, é o meio-campo –a grande virtude do mítico Barcelona de Pep Guardiola – que tem demonstrado uma estranha fraqueza.

No entanto, é injusto não sublinhar que este Barcelona continua a fazer excelentes exibições e a colecionar vitórias indiscutíveis – que o diga o Rayo Vallecano, que na última jornada saiu do Camp Nou com 6 golos no saco.

O que me parece óbvio e que, no fundo, foi aquilo que o técnico do Chelsea quis transmitir, é que este Barcelona é mais irregular e menos sólido que os anteriores.

Aquilo de que José Mourinho se esqueceu de dizer foi que até o pior Barça dos últimos anos é mais do que suficiente para se bater com todas as equipas de topo mundial – sem exceção.

Pedro Beleza
Pedro Beleza
Benfiquista até ao último osso, mudou-se do Norte para Lisboa para poder ver o seu Benfica e só depois estudar Jornalismo. O Pedro é, acima de tudo, apaixonado pelo desporto rei e não perde uma oportunidade de ver um bom jogo de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Internacional português quer regressar à Premier League e Ruben Amorim está atento

Rúben Neves termina contrato no verão com o Al Hilal e pode sair por cerca de 24 milhões de euros. Ruben Amorim está atento a um possível negócio.

Viktor Gyokeres bate Alexander Isak e é eleito o melhor avançado sueco do ano pela terceira vez consecutiva

Viktor Gyokeres conquistou o galardão de melhor avançado sueco do ano. Avançado trocou o Sporting pelo Arsenal no verão.

Victor Froholdt supera Morten Hjulmand e conquista o prémio de Futebolista Dinamarquês do Ano

Victor Froholdt foi eleito pelos colegas de profissão como o melhor futebolista dinamarquês de 2025. O jogador do FC Porto sucede a Morten Hjulmand e faz história no país natal.

Por um triz | Santa Clara 2-3 Sporting

No Sporting, a principal nota de novidade esteve na disposição ofensiva, com Maxi Araújo a surgir no lado direito do ataque

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes sublinha lealdade ao Manchester United e garante: «Podia ter saído 2 vezes»

Bruno Fernandes garante que podia ter saído duas vezes do Manchester United. Declarações do internacional português a Rio Ferdinand.

Rui Costa: «Queremos continuar a lutar por todos os troféus em todas as competições. Repito: em todas as competições»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Líder das águias está motivado para 2026.

Rui Costa e a situação financeira: «O Benfica District vai ser estratégico nessa caminhada»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Entre os temas, foi abordado objetivo de chegar aos 500 mil sócios.