Papá, porque somos do Atlético?

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Espanhola

“Papá, porque somos do Atlético?”, pergunta ao pai um menino de cerca de dez anos, sentado no banco traseiro do carro. O pai, apanhado de surpresa pela pergunta, não tem resposta pronta.

A cena é de um anúncio lançado pelo próprio Atlético de Madrid. Decorria a época 2001-02 e o Atlético vivia um período negro da sua história, disputando a Segunda Liga, enquanto o grande rival da cidade, o Real Madrid, vivia a época dos galáticos. Zidane tinha acabado de se juntar a Figo, Casillas, Roberto Carlos e Raúl para, nessa época, levantarem mais uma Liga dos Campeões. Ainda assim, os adeptos do Atlético nunca deixaram de seguir essa equipa que tanto sofrimento causa e de marcar presença lá no Vicente Calderón, no final do Paseo de los Melancólicos.

“Papá, porque somos do Atlético?”, perguntava o rapaz do anúncio e terão perguntado muitas outras crianças aos seus pais. A resposta tarda um pouco, não por falta de razões, mas porque há razões tão profundas que é difícil trazê-las à superfície das palavras. Joaquín Sabina canta no hino do centenário do clube:

Aquí me pongo a contar,
motivos de un sentimiento;
que no se puede explicar.
(…)

Para entender lo que pasa,
Hay que haber llorado dentro,
del Calderón, que es mi casa;
o del Metropolitano;
donde lloraba mi abuelo;
con mi papa de la mano.

Qué manera de aguantar, Qué manera de crecer, qué manera de sentir, (…)

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto junta equipa principal e equipa B no regresso ao Olival

Francesco Farioli e João Brandão juntaram os plantéis no Olival. FC Porto conta com um total de 11 internacionais entre as duas equipas.

Papo de Bola #114 – Fim das Bets abala o futebol brasileiro?

O novo episódio do “Papo de Bola” aborda a nova medida anunciada pelo governo brasileiro, que impede a realização de apostas desportivas em todo o território, e as consequências que esta decisão poderá trazer.

Bernardo Silva e a entrada dura sobre Martin Odegaard: «É futebol, amigo»

Martin Odegaard não gostou da entrada tardia de Bernardo Silva perto do apito final, levando a uma troca de palavras intensas entre os médios.

Gilberto Mora pode rumar à Europa: os 2 gigantes interessados

Gilberto Mora pode mudar-se para a Europa num dos próximos mercados. O Barcelona e o Real Madrid estão interessados no médio ofensivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Vai acabar do outro lado do Atlântico? Renato Sanches recebe oferta do Brasileirão

O Corinthians pode ser o próximo clube de Renato Sanches. O internacional português está livre no mercado.

Baixa de peso frente a Portugal: Dinamarca confirma dispensa de jogador

A Dinamarca anunciou que Patrick Dorgu não vai marcar presença nos restantes jogos da pausa para seleções.

Oskar Pietuszewski fora dos planos da Polónia: extremo do FC Porto foi chamado para ir para a bancada

Oskar Pietuszewski não faz parte da lista de convocados para a partida entre a Polónia e a Suécia, para a Liga das Nações.