Papá, porque somos do Atlético?

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Espanhola

Papá, porque somos do Atlético?”, pergunta ao pai um menino de cerca de dez anos, sentado no banco traseiro do carro. O pai, apanhado de surpresa pela pergunta, não tem resposta pronta.

A cena é de um anúncio lançado pelo próprio Atlético de Madrid. Decorria a época 2001-02 e o Atlético vivia um período negro da sua história, disputando a Segunda Liga, enquanto o grande rival da cidade, o Real Madrid, vivia a época dos galáticos. Zidane tinha acabado de se juntar a Figo, Casillas, Roberto Carlos e Raúl para, nessa época, levantarem mais uma Liga dos Campeões. Ainda assim, os adeptos do Atlético nunca deixaram de seguir essa equipa que tanto sofrimento causa e de marcar presença lá no Vicente Calderón, no final do Paseo de los Melancólicos.

“Papá, porque somos do Atlético?”, perguntava o rapaz do anúncio e terão perguntado muitas outras crianças aos seus pais. A resposta tarda um pouco, não por falta de razões, mas porque há razões tão profundas que é difícil trazê-las à superfície das palavras. Joaquín Sabina canta no hino do centenário do clube:

Aquí me pongo a contar,
motivos de un sentimiento;
que no se puede explicar.
(…)

Para entender lo que pasa,
Hay que haber llorado dentro,
del Calderón, que es mi casa;
o del Metropolitano;
donde lloraba mi abuelo;
con mi papa de la mano.

Qué manera de aguantar, Qué manera de crecer, qué manera de sentir, (…)

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alvo do Benfica e do FC Porto soma novos interessados na Suíça e na Premier League

Abubacarr Sedi Kinteh tem cada vez mais interessados. Recorde-se que o defesa é alvo do Benfica e do FC Porto.

Benfica: PSG acumula relatórios sobre Anísio Cabral

O PSG está interessado em Anísio Cabral e acumula relatórios sobre o mesmo. Jovem avançado leva dois golos em três jogos pelo Benfica.

Roberto De Zerbi já tem interessados depois de deixar o Marselha e é considerado por 2 gigantes da Premier League

Roberto De Zerbi pode voltar à Premier League depois da saída do Marselha. Manchester City e Manchester United de olho no inglês.

FC Porto tem princípio de acordo para emprestar Tomás Pérez: eis a situação

Tomás Pérez pode ser emprestado pelo FC Porto ao Atlético Mineiro. Dragões alcançam princípio de acordo com o clube brasileiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Thomas Frank despedido do Tottenham depois de não vencer qualquer jogo da Premier League em 2026

Thomas Frank foi despedido do Tottenham. Decisão foi tomada pela hierarquia dos spurs e já foi oficializada pelo clube.

Eis o inacreditável falhanço de baliza aberta de Cole Palmer nos descontos no empate do Chelsea contra o Leeds United

Cole Palmer falhou um lance de baliza aberta. Golo do inglês teria permitido ao Chelsea evitar tropeço contra o Leeds United.

Há mais um jogador do Real Madrid descontente com Álvaro Arbeloa e em conflito com o treinador

Álvaro Arbeloa não tem uma missão fácil nas mãos e tem mais um conflito no plantel. David Alaba está descontente com falta de minutos.