Cabeçalho Liga Francesa

O Mónaco, um dos melhores clubes franceses, já não sabe o que é festejar um titulo de campeão francês desde a época de 1999/2000. Nessa época brilhavam nomes como Ludovic Giuly, David Trezeguet, Fabian Barthez, Willy Sagnol, entre outros. Os franceses do principado, contam com 7 titulos da Liga Francesa e com um vice-campeonato europeu de clubes na época de 2004, perdida frente ao Futebol Clube do Porto. Desde então, o melhor que conseguiram fazer foi um vice-campeonato francês na época de 2013/2014.

No final do ano de 2011, o clube é comprado por um magnata russo, que vem assim salvar e recuperar as dificuldades financeiras sentidas no clube, devido a vários anos de declinio principalmente devido aos resultados desportivos, tendo inclusive estando na segunda liga francesa. Pela primeira vez o clube deixaria de estar totalmente sob o controlo do principado. Em 2014, o presidente do clube foi condenado a pagar uma indemnização a rondar os 3000 milhões de euros à sua ex-mulher, após o seu divórcio. O clube que esperaria contar com grandes recursos financeiros e recuperar financeira e desportivamente, via-se mais uma vez numa situação complicada face à perda de capital por parte do seu principal accionista.

Hoje, o clube de Leonardo Jardim, treinador português em exercicio há 3 épocas, está no 2º lugar da Liga Francesa. Existirá hipotese de lutar pelo título? Sim. Há hipotese de serem campeões? Sim.

Leonardo Jardim está a fazer um bom trabalho na equipa monegasca Fonte: AS Mónaco
Leonardo Jardim está a fazer um bom trabalho na equipa monegasca
Fonte: AS Mónaco

O Mónaco conta neste momento com 8 jogos, seis vitórias, um empate e uma derrota a apenas um ponto do 1ºclassificado, o rival – Nice. Leonardo Jardim por estar no clube há 3 anos já contem uma maior experiencia do campeonato francês e da realidade do clube, construindo assim uma estrutura cada vez mais sólida. Outros candidatos, como o Lyon ou PSG, serão certamente uma dor de cabeça mas este excelente inicio de época, com 22 golos marcados e 9 sofridos (para o campeonato) e de destacar também a vitória em casa do Tottenham para a Champions League por 2-1 e o empate frente ao Leverkusen, dão aos adeptos muitos motivos para continuarem a sonhar e a acreditar nesta equipa. Uma equipa que junta a experiência de João Moutinho, Andrea Raggi ou até mesmo Radamel Falcão, ao talento dos jovens como Bernardo Silva, Thomas Lemar ou Benjamin Mendy.

Leonardo Jardim varia entre o 4-4-2, 4-3-3 ou até mesmo 4-2-3-1, mas sabe como poucos no mundo do futebol montar a sua equipa na perfeição, sabe as suas fragilidades que se fazem sentir principalmente a nível defensivo e usa os seus pontos fortes com bastante trabalho e humildade, tendo feito do Monaco uma das grandes surpresas neste inicio de campeonato. Em suma, não fosse a derrota com o Nice por 4-0, seria um inicio de época perfeito. É uma equipa para continuar a acompanhar porque ainda tem certamente muitas alegrias para dar aos adeptos do Mónaco, sendo que este ano existem todas as condições para voltarem a festejar o tão desejado titulo da Liga Francesa, tentando quebrar a hegemonia do Paris Saint Germain.

Foto de capa: AS Mónaco

Comentários