La jeunesse du PSG

- Advertisement -

Dois jogos, sete golos marcados e zero sofridos, bem como mais um troféu para a galeria. A época do Paris Saint-Germain começou como tem sido habitual: a dominar.

Se num anterior artigo abordei o assunto Buffon que, aos 40 anos, se mudou para o clube da capital francesa, o tema de hoje é quase a antítese: a juventude que a equipa de Thomas Tuchel tem apresentado nestas primeiras impressões de 2018/19.

Pegando nos onzes iniciais frente a Monaco, para a Supertaça francesa, e diante do Caen, para a primeira jornada do campeonato, existe uma média de idades arredondada de 26 anos.

Contudo, estes números só não são mais baixos e, vá lá, representativos por ‘culpa’ da presença de Gianluigi Buffon (40), Thiago Silva (33), Lassana Diarra (33) ou de Ángel Di María (30) a dar experiência aos três setores, bem como de outros que, ainda que mais novos, têm estofo na alta roda de vários anos, casos de Verratti (25), Marquinhos (24) ou Rabiot (23).

Com um técnico também jovem no banco de suplentes como Thomas Tuchel, alemão com 44 anos, e ainda sem contar com o campeão do mundo Kylian Mbappé na sua máxima plenitude nem com o goleador Edinson Cavani, os parisienses apresentaram cinco jovens da formação e com grande sucesso: os laterais Colin Dagba e Stanley N’Soki, com 19 anos, o médio Christopher Nkunku, com 20, o também centro-campista Antoine Bernède, com 19, e, este com mais impacto, Timothy Weah que, com 18 anos, e nascido apenas neste século, já apontou dois golos nesta temporada. É filho do lendário George Weah!

Thomas Tuchel é o homem confiado para montar a nova máquina PSG. Manter a hegemonia em França não parece muito difícil. O maior desafio é subir ao trono europeu
Fonte: Paris Saint-Germain

Os casos de Rabiot e Kimpembe exemplificam jogadores da equipa principal com influência que vieram desde os escalões de formação do emblema francês. O elemento formativo aliado ao poder financeiro de um clube que só em dois jogadores, diga-se Neymar e Mbappé, gastou à volta de 400 milhões de euros, são motivos mais que suficientes para voltar a atacar o troféu mais desejado de todos: a Liga dos Campeões.

Mais, no banco senta-se agora Thomas Tuchel, um treinador que abraça o projeto mais exigente da sua carreira e que é apreciado por muitos pela sua mestria tática. Durante a época, o nosso site, com toda a certeza, fará pontos de situação sobre este renovado Paris Saint-Germain.

Foto de Capa: Paris Saint-Germain

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Pinto impressiona no Bournemouth e elogia José Mourinho: «Parece-me uma situação natural: o maior clube para o maior treinador»

Tiago Pinto deixou vários elogios a José Mourinho, numa entrevista da Marca que destacou o desempenho do português como diretor do Bournemouth.

Napóles fecha avançado brasileiro por 20 milhões de euros

O Nápoles chegou a acordo com o Hellas Verona para a contratação de Giovane. Os napolitanos vão pagar 20 milhões de euros pelo avançado.

Leandro Santos deixa Benfica e está a caminho do Moreirense

Leandro Santos está muito próximo de ser confirmado como reforço do Moreirense. O lateral vai deixar o Benfica e assinar um contrato válido por quatro temporadas e meia com o clube minhoto.

Tomás Esteves será emprestado ao Bari, penúltimo classificado da Serie B Italiana

O defesa-lateral formado no FC Porto, Tomás Esteves, será emprestado ao Bari até ao final da temporada, após recuperar da lesão grave no joelho.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting ainda pensa em avançar por um médio no mercado de janeiro

Hidemasa Morita pode estar de saída do Sporting ainda antes do fecho do mercado e os leões podem avançar por um sucessor para o meio-campo.

Javier Zanetti recorda José Mourinho como o treinador que mais o marcou: «Era direto, leal, um treinador extraordinário»

Javier Zanetti elegeu José Mourinho como um dos dois treinadores que mais o marcaram na sua carreira profissional.

Sporting: Rui Borges quer que Matheus Reis renove no final da temporada

Matheus Reis termina o contrato atual com o Sporting no final da temporada. Contudo, Rui Borges vê o brasileiro como um exemplo no balneário e quer que renove com os leões.