La jeunesse du PSG

- Advertisement -

Dois jogos, sete golos marcados e zero sofridos, bem como mais um troféu para a galeria. A época do Paris Saint-Germain começou como tem sido habitual: a dominar.

Se num anterior artigo abordei o assunto Buffon que, aos 40 anos, se mudou para o clube da capital francesa, o tema de hoje é quase a antítese: a juventude que a equipa de Thomas Tuchel tem apresentado nestas primeiras impressões de 2018/19.

Pegando nos onzes iniciais frente a Monaco, para a Supertaça francesa, e diante do Caen, para a primeira jornada do campeonato, existe uma média de idades arredondada de 26 anos.

Contudo, estes números só não são mais baixos e, vá lá, representativos por ‘culpa’ da presença de Gianluigi Buffon (40), Thiago Silva (33), Lassana Diarra (33) ou de Ángel Di María (30) a dar experiência aos três setores, bem como de outros que, ainda que mais novos, têm estofo na alta roda de vários anos, casos de Verratti (25), Marquinhos (24) ou Rabiot (23).

Com um técnico também jovem no banco de suplentes como Thomas Tuchel, alemão com 44 anos, e ainda sem contar com o campeão do mundo Kylian Mbappé na sua máxima plenitude nem com o goleador Edinson Cavani, os parisienses apresentaram cinco jovens da formação e com grande sucesso: os laterais Colin Dagba e Stanley N’Soki, com 19 anos, o médio Christopher Nkunku, com 20, o também centro-campista Antoine Bernède, com 19, e, este com mais impacto, Timothy Weah que, com 18 anos, e nascido apenas neste século, já apontou dois golos nesta temporada. É filho do lendário George Weah!

Thomas Tuchel é o homem confiado para montar a nova máquina PSG. Manter a hegemonia em França não parece muito difícil. O maior desafio é subir ao trono europeu
Fonte: Paris Saint-Germain

Os casos de Rabiot e Kimpembe exemplificam jogadores da equipa principal com influência que vieram desde os escalões de formação do emblema francês. O elemento formativo aliado ao poder financeiro de um clube que só em dois jogadores, diga-se Neymar e Mbappé, gastou à volta de 400 milhões de euros, são motivos mais que suficientes para voltar a atacar o troféu mais desejado de todos: a Liga dos Campeões.

Mais, no banco senta-se agora Thomas Tuchel, um treinador que abraça o projeto mais exigente da sua carreira e que é apreciado por muitos pela sua mestria tática. Durante a época, o nosso site, com toda a certeza, fará pontos de situação sobre este renovado Paris Saint-Germain.

Foto de Capa: Paris Saint-Germain

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco da Gama de Pedro Emanuel vai à Colômbia e empata jogo da Taça Sul-Americana

O Vasco da Gama de Pedro Emanuel empatou 2-2 com o Independiente Medellín na primeira mão dos oitavos de final da Taça Sul-Americana.

Newcastle fecha médio por mais de 40 milhões de euros

Aladji Bamba vai deixar o AS Monaco e reforçar o Newcastle, por um pacote a rondar os 41 milhões de euros.

Sporting: Ricardo Mangas já está em Itália para mudar de clube

Ricardo Mangas vai deixar o Sporting e assinar com o Monza, da Serie A. Lateral de 28 anos já se encontra por Itália.

Mundial 2026 | A vitória do futebol coletivo e aparição das últimas danças

Terminado mais um Mundial, é tempo de balanços e de reviver os momentos mais marcantes de uma competição

PUB

Mais Artigos Populares

Brasileirão: Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro ganham todos fora de casa e houve goleada

O Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro (orientados por treinadores portugueses) venceram na jornada 19 do Brasileirão. Eis os resultados.

River Plate fecha antigo avançado do Atlético Madrid por quase 15 milhões de euros

O River Plate fechou a contratação de Ángel Correa, junto do Tigres. Avançado de 31 anos vai assim regressar à Argentina.

Real Madrid de José Mourinho alcança princípio de acordo com Bola de Ouro

Há princípio de acordo entre Rodri e o Real Madrid de José Mourinho para um contrato de quatro épocas até 2030.