O renascimento de Memphis Depay?

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Francesa

O jovem holandês, com raízes no Gana, demonstra-se ao mundo do Futebol em pleno Mundial 2014, no Brasil, pela seleção da Holanda, então orientada por Louis van Gaal. Desconhecido pela grande maioria dos adeptos de Futebol, Memphis Depay havia feito uma temporada muito positiva no seu clube de formação, PSV Eindhoven, algo que mereceu a atenção do seu selecionador, que decidiu convocá-lo para o sempre especial Mundial.

O jovem Memphis Depay, como seria de esperar, não entrava no elenco inicial da poderosa laranja mecânica, mas terá tido mais oportunidades do que aquelas que, porventura, imaginaria inicialmente. Depois de ser suplente não utilizado no primeiro jogo frente à Espanha, o jovem holandês teve a sua oportunidade frente à Austrália, entrando no início da segunda parte, vingando, desde logo, no jogo coletivo holandês. Depay marcou mesmo o golo que valeria o triunfo da laranja mecânica frente à Austrália por 3-2, um golo que foi marcado aos 69 minutos.

Mas Depay não se ficaria por aqui e, imediatamente no jogo a seguir, frente ao Chile, volta a sair do banco para marcar um golo tardio, aos 92 minutos. Sinais muito positivos que revelavam uma maturidade incrível para um miúdo de 20 anos que estava na maior montra do mundo. Louis van Gaal, impressionado pelas exibições de Depay, volta a apostar nele no jogo seguinte frente ao México, novamente saído do banco, e no jogo dos quartos de final, frente à Costa Rica, onde Depay foi mesmo aposta no onze titular.

Depay fez uma demonstração da sua qualidade em pleno Mundial de Futebol   Fonte: Zimbio
Depay fez uma demonstração da sua qualidade em pleno Mundial de Futebol
Fonte: Zimbio

Apesar do interesse que se gerou no verão do Mundial de 2014 em volta de Depay, o PSV conseguia, ainda assim, segurar esta pérola no seu plantel por mais um ano, uma escolha bastante acertada, pois a época 2014/2015 revelou-se como uma época “explosão” para Depay, com 28 golos marcados e um título holandês que lhe fugia, a si e ao PSV. Depois da hegemonia do Ajax de Frank de Boer, a equipa orientada pelo mítico internacional holandês Phillip Cocu quebrou esta hegemonia e com estrondo, uma diferença pontual de 17 pontos!

O então selecionador holandês que havia apostado em si no Mundial 2014, Louis van Gaal, mudou-se imediatamente a seguir para Manchester, mais concretamente para o Manchester United, e, depois de uma época para esquecer com um 4.º lugar e sem qualquer título, o holandês fez questão de apostar novamente no seu compatriota para ajudá-lo a levar ao sucesso em Manchester. Memphis Depay mudava-se também para Manchester. O Manchester United pagava um montante de 34 milhões de euros ao PSV.

A imprensa inglesa, tão bem conhecida por ter um gosto especial de colocar rótulos em tudo aquilo que é jogador, desde cedo fez questão de colocar a pressão extra no jogador holandês ao anunciá-lo como o próximo Cristiano Ronaldo. Expectativas muito elevadas, não?

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica prepara-se para receber 40 milhões de euros por Vangelis Pavlidis: eis o clube que vai fazer a proposta

Vangelis Pavlidis pode ser um dos nomes a abandonar o Benfica no mercado de transferências de verão, caso chegue uma oferta convincente.

Sporting: não há volta a dar com Morten Hjulmand

O Sporting não tem nas mãos qualquer oferta por Morten Hjulmand, mas saída do jogador no mercado de verão é uma realidade.

O protagonismo de Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni na origem da melhor exibição deste Mundial – Diário do Mundial 2026 #9

O Brasil e Marrocos seguem o seu ritmo na busca pela liderança do Grupo C. Os EUA são destaque no Mundial 2026 e o Paraguai fez da Turquia desilusão total.

16 avos de final do Mundial 2026 começam a ganhar forma e já há 2 seleções com lugar confirmado no chaveamento

O México e os EUA apuraram-se no primeiro lugar dos grupos A e D. Duas seleções já conhecem lugar nos 16 avos de final.

PUB

Mais Artigos Populares

Efeito dominó começou em Prestianni e acabou com o Paraguai a defender-se com 10 e a eliminar a Turquia do Mundial 2026

O Paraguai venceu a Turquia na segunda jornada do Mundial 2026. Turcos estão fora da competição depois de nova derrota.

‘Lei Prestianni’ acionada pela 1ª vez no Mundial 2026: Miguel Almirón expulso por tapar a boca com a mão

A 'Lei Prestianni' foi acionada pela primeira vez no Mundial 2026. Miguel Almirón foi expulso por tapar a boca com a mão ao falar.

Óscar Cardozo liga a Turquia ao Paraguai: eis os números do ex-Benfica pelo Trabzonspor

Há um ponto em comum entre a Turquia e o Paraguai: Óscar Cardozo. O avançado jogou dois anos pelo Trabzonspor depois de deixar o Benfica.