O meu artigo de hoje vai ser inteiramente dedicado a Luis Suárez, que nas últimas 10 jornadas da Premier League fez nada mais, nada menos do que 14 golos. O uruguaio é, sem dúvida alguma, a grande referência do Liverpool, e merece ser realçado que El Pistolero esteve suspenso durante as cinco primeiras jornadas da Premier League.

Luis Suárez vs West Brom / Fonte: Mirror.co.uk
Luis Suárez vs West Brom / Fonte: Mirror.co.uk

Suárez entrou na equipa na 3ª ronda da Taça da Liga Inglesa, que o Liverpool perdeu por 1–0 contra o Manchester United. Contudo, na jornada seis da Premier League, o uruguaio bisou logo contra o Sunderland, assegurando a vitória dos Reds. Desde então, Suárez assinou mais um bis, um hat-trick e um poker, marcando ainda vários golos que costumam embalar a equipa para a vitória.

Contra o West Brom, o ponta-de-lança rubricou uma exibição de luxo, marcando aos 12’ e aos 17’ minutos e finalizando a conta pessoal aos 55’ minutos, o que significa que nem de uma hora precisou para assegurar o hat-trick.

Já na passada semana, foi a vez do Norwich City sofrer na pele o que é jogar contra um Luis Suárez em grande forma – marcou quatro dos cinco golos da equipa de Merseyside, e que golos! É o 3º hat-trick que o avançado do Liverpool marca contra o Norwich City, a sua “presa” favorita.

Para se ter uma noção da importância do avançado, nos quatro jogos do Liverpool em que Suárez jogou e não marcou, os Reds perderam três e empataram o outro, deixando bem patente que o Liverpool não vive só do uruguaio, mas quase.

Porém, é de realçar que El Pistolero não resolve sozinho e a servi-lo tem dois grandes senhores, Steven Gerrard e Philippe Coutinho. O primeiro é um histórico do clube, que, com um pé direito de grande potência e precisão, é a grande figura do meio-campo do Liverpool. Já o segundo chegou em Janeiro deste ano e depressa se destacou como o grande criativo da equipa (diria mesmo maestro). Não só mexeu totalmente na estrutura, como rubricou de imediato grandes exibições.

Até ao regresso do uruguaio, o Liverpool viveu de Sturridge e Iago Aspas, com o primeiro destes a merecer destaque pelos golos importantes que foi marcando – contabiliza já, ao todo, nove golos.

Tabela Classificativa à 15ª jornada / Fonte: Premier League
Tabela Classificativa à 15ª jornada / Fonte: Premier League

O Liverpool não é um “oficial” candidato ao título, porém o 2º lugar augura uma boa campanha dos Reds, que têm ainda uma palavra a dizer esta temporada. Atualmente a 5 pontos da dianteira, será que este Liverpool tem o que é preciso para se manter na luta até ao fim?

Comentários