Última horaManchester United pode provocar ‘terramoto’ no que diz respeito aos treinadores: eis o alvo dos red devils
Publicidade

O que ganha o Chelsea com o novo sistema

Pedro Machado · 4 min

O que ganha o Chelsea com o novo sistema

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Cabeçalho Futebol Internacional

A época não começou da melhor maneira para o Chelsea de Antonio Conte. Fantasmas de um passado recente pareciam tomar conta dos jogadores e, apesar de nos quatro primeiros jogos oficiais (um para a Taça da Liga, três para a Premier League) ter somado vitórias, a verdade é que só uma tinha sido conquistada sem sofreguidão. Adivinhava-se uma escorregadela a qualquer momento, e ela não se fez esperar – no País de Gales, o Chelsea empatou a 2 com o Swansea e a esta igualdade seguiu-se uma derrota em casa, diante do Liverpool e uma humilhação diante do Arsenal, no Emirates, onde a equipa foi vulgarizada e derrotada por 3-0.

Não, assim não podia ser. Não eram resultados, muito menos exibições que dignificassem o estatuto de um candidato ao título. Conte fez alterações imediatas. Fugiu a um capricho que admitiu publicamente e que está bem documentado na tese apresentada, em 2006, na prestigiada escola de treinadores de Coverciano intitulada “Considerazioni sul 4x3x1x2 ed uso didattico del video” (“Considerações sobre o 4x3x1x2 e a utilização educacional do video”, tradução livre). O uso de uma linha de quatro deixou de existir e passou a trabalhar sobre uma forma táctica que parte em 3x4x3, mas que se desdobra para lá disto. Três jogos, três vitórias (incluindo os humilhantes 4-0 aplicados ao Manchester United), nove golos marcados, nenhum sofrido, 21 remates à baliza a favor, apenas 7 contra. A linha defensiva ficou com um homem a menos e a equipa passou a defender melhor. Contra-senso? Nem por isso.

Dois dos três homens mais recuados que Conte normalmente usa têm uma cultura táctica e uma inteligência posicional fora do comum, ambientando-se a novos contextos tácticos com relativa facilidade. Assim, os alas não tem preocupações ao arriscar subir no terreno. Têm as costas largas nas compensações que tanto Cahill como Azpilicueta conseguem e sabem fazer. E como só um de cada vez é que as tem de fazer, ficam dois homens de àrea a segurar as rédeas na àrea.

A notável acção sem bola destes dois não se fica por aqui, porque (sobretudo Azpilicueta… que o diga Pogba) ambos sabem como pressionar eficazmente o portador, normalmente condicionando a sua acção quando este a recebe de costas. Não o deixam virar e isso é meio caminho andado para que o processo ofensivo seja mais lento. Esta “subida” é sempre devidamente compensada por dois médios que, tacticamente, são da melhor coisa que há no mundo. Matic interpreta os momentos defensivos como ninguém e serve, muitas vezes de auxílio à linha mais recuada, sobretudo quando David Luiz (o terceiro elemento) faz incursões pelo meio-campo contrário na tentativa de baralhar a organização defensiva contrária.

 

Kanté parece ter um par de pulmões que não se esgota e o dom da omnipresença, patrocinado pela sua velocidade (sem bola, mas com ela também, em condução) e a plena noção de onde e quando deve estar e o que e quando deve fazer. Os dois equilibram bem a equipa, mas se um lhe dá conforto, o outro trabalha sobre esse conforto para criar e agitar as àguas.

aa
Conte passou para o seu sistema preferencial e o Chelsea só sabe ganhar
Fonte: Chelsea FC

Nas laterais, Moses tem revelado uma disponibilidade física fantástica no lado direito e Marcos Alonso, mesmo formado num contexto diferente, parece ter nascido para ser ala-esquerdo num sistema de três defesas. Paulo Sousa foi o primeiro a reparar nisso, potenciou-o nessa posição, Conte vai tirando proveito. Ambos dão largura ao processo de construção ofensiva e, Moses pelo físico e Alonso pela inteligência, são donos e senhores dos corredores laterais.

Agradecem os extremos/segundos avançados Pedro e Hazard, pela liberdade que a acção dos alas lhes confere, permitindo-lhes derivar para o meio e rematar, como gosta e sabe fazer o belga (veja-se o terceiro golo do Chelsea contra o Manchester United, no último Domingo), ou explorar combinações com os alas de forma a dar largura ao ataque, como Pedro sabe fazer tão bem. Embora Hazard possa explorar a horizontalidade tal com a mesma qualidade, tal como Pedro é capaz de derivar para o meio e finalizar. No meio disto tudo, ficam baralhados os laterais da defesa contrária, por não saber se devem fechar o centro ou… o corredor lateral (veja-se Valência no tal golo de Hazard).

A referência ofensiva, Diego Costa, tem a si apontada a marcação dos centrais contrária e a sua acção sem bola é fundamental na criação de espaços para os colegas… ou para si, sendo também importante na pressão ao portador da primeira bola de construção do rival, sempre auxiliado do fiel escudeiro e companheiro de selecção, Pedro, nesta tarefa. A defesa começa no ataque, e a pressão exercida sobre quem “sai” com a bola é fundamental para estancar presumíveis ataques à baliza dos blues e, claro, para iniciar, cada vez mais longe daí, o seu processo ofensivo.

Hazard, perante esta acção fica mais liberto e é encarregue de criar linhas de passe, receber a bola, devolver ou fugir com ela. No fundo, aquilo que o belga procurava. Agora, encontra-se num autêntico parque de diversões, onde pode exultar todo o seu talento.

Com a mudança de modelo de jogo, o Chelsea de Conte ganhou tudo o que parecia “pedir” nos jogos anteriores: agressividade na hora de pressionar a primeira fase de construção adversária, organização ofensiva … e aquela dose de magia que só um feiticeiro (Eden “Wizard” Hazard) podia trazer.

 Foto de Capa: Chelsea FC

Pedro Machado

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

A ligação do Celtic à cidade de Lisboa e a rumaria ao Jamor (1967)

A edição 2026/27 da UEFA Europa League marca o regresso do Celtic a Portugal, em especial à cidade de Lisboa. Onde já foi feliz e conquistou o maior título do seu palmarés: a Taça dos Campeões Europeus 1966/67. O momento é ainda mais histórico quando se olha para o histórico dos bhoys no nosso país. O Celtic jogou no nosso país por 13 vezes (12 contra equipas portuguesas) e venceu por três ocasiões. Duas das mesmas foram contra equipas lusas, ao Boavista (1-0 em 2002/03) e Vitória SC (2-1 em 1998/99). Na capital foi sempre derrotado por Benfica (quatro vezes) e Sporting (duas vezes). A exceção foi mesmo no dia 25 de maio de 1967.   Perante um Portugal ainda assombrado pela ditadura do Estado Novo, mas ainda assim anfitrião da final da competição, foi no Estádio do Jamor que se presenciou uma das mais épicas finais de sempre da Taça dos Campeões Europeus. Frente a frente com o Celtic estava o Inter de Milão. O estatuto de ambos não podia ser mais diferente. Enquanto os escoceses estavam numa final da Taça dos Campeões pela primeira vez, os italianos já eram bicampeões (venceram a competição em 1964 e 1965). Tal como era a primeira vez que uma equipa britânica estava na final, em contraste com os italianos que já a tinham vencido por três vezes (AC Milan em 1963 além das duas eterno rival da mesma cidade).

Jorge Afonso · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Entrada à guerreiro na Dinamarca | FC Copenhaga x Braga

Tem início esta quinta-feira (dia 15 de outubro), a sexta edição da UEFA Conference League. Sinónimo de começo da caminhada da única equipa portuguesa na competição. O Braga desloca-se à Dinamarca para defrontar o Copenhaga. Duas equipas que têm um percurso semelhante na Conference League até ao momento. Ambas tiveram acesso à mesma através da passagem de três eliminatórias, os dois emblemas venceram quatro jogos e empataram dois e procuram agora entrar na competição com uma vitória. Se Copenhaga e Braga têm ambições a fazer um percurso europeu notável, o único aspeto que separa as duas equipas a nível interno. Se uma é já uma tradicional candidata ao título no seu país, a outra ainda está um patamar atrás dos tradicionais (três) candidatos. Entrar a ganhar na Conference League é muito importante para a equipa de Carlos Vicens começar um novo ciclo de bons resultados. Ocupando atualmente o sétimo lugar na Liga Portuguesa tendo mais jogos não ganhos (quatro) do que ganhos (três) e tendo tantos golos sofridos como marcados (oito cada), é relevante para os bracarenses reverter a situação o quanto antes. Dentro da própria equipa, a situação não aparenta estabilidade total. Se é verdade que o modelo tático é o mesmo desde a época passada e as próprias opções, que são múltiplas para cada posição, têm tido utilização regular, também é verdade que Vicens ainda não repetiu totalmente um onze de um jogo para outro. De jogo para jogo, tem existido praticamente uma alteração por setor, existindo sempre alguma incerteza nas opções e são poucos os que em condições normais são considerados "titulares indiscutíveis".

Jorge Afonso · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.