Anterior1 de 2Próximo

Tendo em conta o que se passou este ano e numa perspetiva de previsão, também, de 2020, apresento aqui o meu top 5 dos melhores treinadores da atualidade, pelo que fizeram, mas também pelo que poderão continuar a fazer durante este próximo ano. Além destes, refiro também a surpresa do ano de 2019, a possível “surpresa” deste ano (e, possivelmente, um dos futuros melhores treinadores do Mundo) e, ainda, o possível comeback do ano. Como é óbvio, e tendo em conta que se faz aqui uma escolha pessoal, a subjetividade está e estará sempre presente, portanto, caro leitor, se não concordar com estas ideias, diga-nos as suas!

 

5

Pochettino estará de volta, em breve, num clube de topo
Fonte: Tottenham Hotspur FC

Pochettino – Depois de vários anos a construir as bases de um futuro risonho no Tottenham Hotspur FC, a sua passagem pelo clube da capital inglesa culimou com a presença na final da liga dos campeões da época passada, onde conseguiu um honroso 2.° lugar na competição mais ambicionada pelos clubes europeus. Tendo em conta a evolução do clube, o potencial dos jogadores, o bom futebol praticado e por ter colocado o clube na luta por títulos (mesmo não tendo conquistado nenhum), Pochettino é um dos melhores treinadores da atualidade, mesmo não esquecendo o despedimento no decorrer da época (2019/20) paupérrima que o clube atravessava e mesmo não tendo clube nesta altura. Acredito que breve estará de volta ao ativo e num clube de topo.

 

4

Jorge Jesus devolveu o Flamengo aos grandes títulos
Fonte: CR Flamengo

Jorge Jesus – Depois da recuperação no campeonato brasileiro (quando chegou o clube estava a 8 pontos do líder, Palmeiras), Jorge Jesus levou o CR Flamengo à conquista do Brasileirão, juntando a este a conquista da Copa Libertadores, já nos últimos minutos da final. Elogiado pelo futebol praticado e pelas inovações levadas para o Brasil, Jorge Jesus é hoje amado pela torcida do clube do Rio de Janeiro, tendo atingido o seu ponto máximo na estadia no clube, com a presença na final do Mundial de Clubes, onde perdeu frente ao todo poderoso Liverpool FC, por 1-0, já no prolongamento. Esperamos para ver o que se segue para o técnico português.

 

3

Zidane reacendeu a chama do Real Madrid
Fonte: Real Madrid CF

Zidane – Mesmo ainda não tendo conquistado títulos verdadeiramente importantes nesta segunda passagem pelo Real Madrid CF, a diferença no jogo da equipa Madrilena, mas também o recuperar da confiança, realçam a importância de Zidane nesta equipa. Aliando a isto os títulos da primeira passagem no clube e também o incrível facto de, como treinador, nunca ter perdido uma final (venceu todas as nove que disputou!), demonstram bem que Zizou merece estar neste top.

 

2

Saberá Guardiola o caminho para um City europeu?
Fonte: Manchester City FC

Guardiola – Desde que chegou a Manchester, Guardiola revolucionou o futebol praticado pela equipa azul daquela cidade. Ter conseguido implementar o seu futebol de posse, num campeonato bastante físico, e com esse modelo atrativo de jogo conseguido ganhar duas Premier League, juntando a mais cinco títulos internos, demonstram bem o bust que Pep colocou nos Citizens, mesmo apesar deste início de época menos conseguido. Falta-lhe apenas a glória europeia que lhe foge desde os tempos de Barcelona.

 

1

Uma imagem repetida, nos próximos tempos?
Fonte: Liverpool

Klopp – Acho que para número 1 da atualidade, este tem de ser um nome consensual, Jürgen Klopp dispensa apresentações. Campeão europeu em título, líder da Premier League com 16 pontos de avanço (e menos um jogo) sobre o segundo classificado e sem nenhuma derrota no campeonato mais competitivo do Mundo, demonstram bem a força da equipa comandada por Jürgen. Mas mais do que títulos e lideranças, a forma como o treinador alemão coloca as suas equipas a jogar é fantástica. A forma como este Liverpool “atua” em campo, com velocidade e qualidade, encanta-me sobremaneira. Klopp é, sem dúvida, o melhor treinador da atualidade.

Anterior1 de 2Próximo

Comentários