📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Premier League: Antro de imprevisibilidade

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Inglesa

Minuto 75’: O Liverpool vencia o Bournemouth por 3-1 e caminhava para uma vitória tranquila que lhe permitia continuar colado ao Chelsea, líder do campeonato. Minuto 90+5’: O árbitro apita para o final da partida e o Bournemouth vence por 4-3. Mais uma reviravolta épica num jogo do principal escalão inglês, um fenómeno que se repete várias vezes por época. Para alguns, um fenómeno que faz da Premier League a melhor liga do mundo. Para outros, que faz da mesma uma liga selvagem taticamente e que lhe retira alguma.

A verdade é que esta imprevisibilidade pode suscitar várias interpretações. Em termos de emoção, é indiscutível que a Premier League está um nível acima de todas as outras. Todos os anos se assistem a várias remontadas épicas que perduram por muito tempo na memória de qualquer adepto da modalidade. O campeonato é muito disputado e há dois fatores que me parecem decisivos para tamanha competitividade: a própria mentalidade inglesa de nunca deixar de acreditar – os adeptos são fantásticos no apoio à equipa e nunca desistem do jogo; e, principalmente, o facto de ser a liga que mais receitas gera a nível mundial.

É universal que o dinheiro gera poder de compra e de atração, e no futebol, a Liga Inglesa é o melhor exemplo disso. São absolutamente astronómicas as verbas que qualquer clube – mesmo os recém-promovidos – recebe de direitos televisivos quando comparadas com as restantes ligas europeias. Os investidores sabem que é a liga que atrai mais jogadores de classe mundial, que consequentemente proporcionam melhores espetáculos, tornando o produto mais apetecível para quem investe. Tudo isto acaba por ser uma bola de neve e é por isso que os clubes ingleses têm aumentado a qualidade dos seus plantéis de ano para ano. Uma liga onde o último pode ganhar ao primeiro e ninguém fica muito chocado com isso, conferindo a tal competitividade que faz deste campeonato tão especial.

Bournemouth assinou reviravolta (1-3 para 4-3 em 15 minutos) memorável no passado fim-de-semana Fonte: AFC Bournemouth
Bournemouth assinou reviravolta (1-3 para 4-3 em 15 minutos) memorável no passado fim-de-semana
Fonte: AFC Bournemouth

No entanto, este equilíbrio tem o reverso da medalha. O que para muitos é competitividade e imprevisibilidade, para outros é alguma anarquia e uma certa rebeldia tática. Muitos apontam a La Liga como a melhor liga europeia, onde se pratica o melhor futebol e toda a envolvência do jogo é muito mais trabalhada por todos os seus intervenientes. Esta rivalidade é bastante discutida por muitos dos amantes do desporto-rei, embora seja uma discussão sem um possível consenso final. A Premier League ganha um brilho especial pelo seu futebol empolgante e pela sua emoção, a La Liga por ter duas das três melhores equipas do mundo e os dois melhores jogadores do planeta – leia-se Real, Barça, Ronaldo e Messi, respetivamente – e por ter um futebol de mais recorte técnico e mais trabalhado.

Para os adeptos, que querem é ver golos, reviravoltas e incerteza no resultado, a escolha da Premier League será sempre o caminho mais fácil, embora para os treinadores e para alguns adeptos que gostem mais de ver o futebol pelo seu lado tático, esta anarquia seja facilmente criticável e até inexplicável dado o quadro de treinadores que atualmente existe em Inglaterra – muitos deles de classe mundial.

Foto de capa: Premier League

Rafael Simões
Rafael Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Adepto de bom futebol, adora o jogo desde que se lembra de ser gente. Estudante de Comunicação Social, é capaz de passar horas a fio a devorar futebol, considerando-se um romântico do desporto rei. Recusa-se a discutir arbitragens e simpatiza com o Liverpool, muito por culpa da lenda do clube, Steven Gerrard. Espera um dia ser jornalista desportivo e olha para o futebol como uma arte que embeleza a vida.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.