Recuperado do choque, ‘Big Sam’ quer descansar

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol InternacionalAos 62 anos, no futebol, e em situações normais, um treinador não está ‘velho’. Teria ainda umas boas épocas para enfrentar, mas cada caso é um caso e Samuel Allardyce, da ‘old school’ dos ‘coaches’ ingleses, decidiu abandonar o futebol.

Esta decisão, após, ao serviço do Crystal Palace ter assegurado o seu registo de carreira imaculado em contas de salvação- nunca saboreou o amargo de uma despromoção- explica-se de uma forma, e perdoem-se se a expressão for leviana, uma estratégia emocional.

Quando assumiu o comando técnico dos ‘Eagles’, a equipa estava, depois da 17ª jornada, no 17º lugar, com 15 pontos, um acima da linha de água. A formação que joga no Selhurst Park viria a terminar a Premier League no 14º lugar, com 41 pontos, 7 acima da linha de água.

Mais uma vez, Allardyce mostrou competência, mas o que tê-lo-á levado a tomar esta decisão? Bem, nunca deixando de ser a minha opinião creio que a chave para entender a despedida do treinador inglês está na maior mancha que ficará sobre o tecido da sua carreira: o escândalo que deu origem ao seu despedimento do comando técnico da seleção inglesa.

A 27 de setembro de 2016, Sam Allardyce foi despedido pela FA após ter sido apanhado por jornalistas do Daily Telegraph a revelar formas de contornar as regras de transferências da FA, nomeadamente a propriedade de passes de jogadores por parte de terceiros.

‘Big Sam’ assumiu o erro publicamente- ‘coisa estúpida de se fazer’, disse- e com toda a certeza que, após a reputação robusta que conquistou após toda uma vida dedicado ao futebol britânico, este caso lhe acertou profundamente no orgulho e prestígio.

Magoado e arrependido, Allardyce aceitou o convite do Crystal Palace, a meio da época, para os salvar da descida ao Championship. E conseguiu. Provou a si mesmo e, a quem ainda duvidasse, que o seu historial pesa em competência e respeito.

Depois do despedimento da seleção inglesa envolto em escândalo, Allardyce salvou o Crystal Palace da descida ao Championship. Fonte: Skysports
Depois do despedimento da seleção inglesa envolto em escândalo, Allardyce salvou o Crystal Palace da descida ao Championship
Fonte: Skysports

Contudo, o técnico sabe que, nesta altura, será impossível de algum dia voltar a treinar a seleção inglesa, um sonho que viveu durante 67 dias, mas que, em minutos, virou pesadelo e apenas passado. Sabe também que é praticamente impossível vir a treinar alguém do ‘top four’ de Inglaterra.

O seu trajeto cimenta-se em subidas e manutenções, bem como campanhas meritórias na Premier League, como um 5º e um 6º lugar com as cores do Bolton, mas não passou daí. Disse, há uns meses, com uma certa mágoa: “Nunca vou treinar uma equipa do top-4 porque não me chamo Allardici”.

Sam Allardyce não conseguiu dar o passo seguinte. Sem embargo, fica, deste 2016/17 duas facetas do mesmo homem. Uma que Allardyce não reconhece e a outra a do ‘Big Sam’ que todos reconhecem.

Sam, o patriarca de família, é a faceta que o inglês quer agora privilegiar ao longo dos seus dias. E, como não podia deixar de ser, agradeceu ao Crystal Palace a “oportunidade de sair de cabeça levantada”. Agora, quer encontrar nos seus entes queridos e nas viagens um reduto terapêutico  bem distante do stress tremendo do constante ‘Big Brother’ futebolístico.

Bom, a crónica de toda esta história bem pode resumir-se da seguinte forma: recuperado do choque, ‘Big Sam’ quer descansar.

Foto de Capa: Unilad

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.