Wolverhampton Wanderers FC 1-1 Tottenham Hotspur FC: Armada portuguesa empata Mourinho

- Advertisement -

A CRÓNICA: QUANDO A DEFESA NEM SEMPRE É O MELHOR ATAQUE…

Duelo de estilos parecidos entre Wolverhampton e Tottenham na primeira das tradicionais jornadas nesta época festiva em Inglaterra. A diferença reside sobretudo na falta de adeptos nos estádios – pelo menos na maioria –, porque a intensidade, essa, continua em alta rotação.

Num jogo em que José Mourinho entrou com a tática que eu esperava ver nos “Wolves” e vice-versa do outro lado. Vimos duas equipas com uma matriz muito definida, apesar do modelo empregue: defesas sólidas e privilégio dos contra-ataques velozes para fazer dano no adversário.

No entanto, como não podem simplesmente defender e esperar que o outro ataque durante os 90 minutos, alguma teria de tomar mais a iniciativa, o que aconteceu durante a primeira parte por parte dos homens da casa, muito devido ao facto de entrarem em campo praticamente em desvantagem. O Tottenham Hotspur FC chegou com ânsias de conseguir um golo e logo no segundo minuto alcançou a vantagem com um excelente remate de fora da área do “revitalizado” pelas mãos do “Special One”, Tanguy Ndombele. Algumas boas oportunidades para os homens de Nuno a seguir a este momento, mas com pouco acerto.

A segunda parte começou precisamente na mesma toada, com o Tottenham Hotspur FC a defender bem e o Wolverhampton Wanderers FC a tentar furar essa linha defensiva bem organizada. Podence e Fábio Silva melhoraram consideravelmente, mas para mal dos seus pecados, Sanchez – o pior dos visitantes na primeira parte – também melhorou.

A pressão nunca foi muito alta parte dos “Wolves”, mas tiveram algumas ocasiões até ao fim e numa bola parada, num canto marcado pelo melhor em campo – Pedro Neto – o marroquino Saiss fez o 1-1. A máxima “quem não marca, sofre” volta a aplicar-se num jogo dos “Spurs” de José Mourinho.

Empate no marcador, após o término o jogo, e mais um dissabor para José Mourinho na luta pelo Top 4 da Primeira Liga Inglesa mesmo ao fim de uma partida que passou totalmente a defender.

 

A FIGURA

Pedro Neto – O melhor em campo. Sempre inconformado, impossível de parar no 1vs1, e com muita qualidade no passe. Se melhora no remate, começa a ser (ainda mais) um caso sério do futebol português, pedindo outros voos. Foi quase sempre ele e Podence a criar perigo, em contraste com um Adama Traoré pobre de ideias: não compreendo o hype, tem muita velocidade e força física, mas com a bola nos pés decide quase sempre mal, apesar de ter técnica. Rúben Neves também esteve particularmente bem.

O FORA DE JOGO

José Mourinho – “Parece que está na altura de começar a defender com todos um bocado mais tarde, não acha mister? Já aqui defendi a sua forma de pensar o jogo, noutros rescaldos feitos esta época, mas os adversários começam a perceber o que fazer e os seus “Spurs” tem qualidade atacante para muito mais”. Ainda assim, não foi pelo golo sofrido que o Tottenham Hotspur FC não foi competente defensivamente, foi muito incompetente (isso sim) no ataque. Kane e Son estiveram particularmente apagados.

 

ANÁLISE TÁTICA – WOLVERHAMPTON WANDERERS FC

Nuno Espirito Santo abordou este jogo como tem feito algumas vezes durante esta época na Primeira Liga Inglesa: em 4-2-3-1. Parece-me que não é a melhor opção (gosto mais de ver o Wolverhampton a jogar em 3-4-3), mas ainda assim tem jogadores com muita qualidade para fazer todas as posições.

Pudemos ver que Moutinho e Rúben Neves tinham a missão de construir e lançar, sempre que possível, a corrida de Adama, Neto e Podence. Sem Jimenez a equipa fica mais curta no ataque, mas Fábio Silva é um excelente valor que precisa de tempo para se adaptar.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Rui Patrício (6)

Semedo (6)

Coady (5)

Saiss (7)

Marçal (5)

Rubén Neves (6)

Moutinho (6)

Adama (5)

Podence (6)

Neto (8)

Fábio Silva (6)

SUBS UTILIZADOS

Ait Nouri (-)

Otasowie (-)

Vitinha (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – TOTTENHAM HOTSPUR FC

Alteração no figurino habitual para um 3-5-2, que não é estranho a José Mourinho, mas bem menos utilizado durante esta temporada. Na verdade, depois do golo madrugador, acabámos por ver muito mais um 5-2-1-2, com uma defesa com mais elementos e Ndombele a assumir-se como peça-chave dos “Spurs” na saída para os ataques rápidos.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Lloris (6)

Doherty (6)

Davies (6)

Sanchez (6)

Dier (7)

Reguilon (6)

Hojbjerg (7)

Winks (6)

Ndombele (8)

Son (6)

Kane (6)

SUBS UTILIZADOS

Bergwijn (5)

Sissoko (-)

Lamela (-)

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Brasileirão: Duelo luso termina empatado entre o Palmeiras de Abel Ferreira e o Cruzeiro de Artur Jorge

Na 16.ª jornada do Brasileirão, o Palmeiras de Abel Ferreira empatou a uma bola na receção ao Cruzeiro de Artur Jorge.

Gabri Veiga e a ligação ao FC Porto: «Não tive a sorte de nascer portista, mas estou seguro que vou morrer portista»

Gabri Veiga falou na festa do título do FC Porto. Dragões em festa depois da conquista do 31.ª campeonato nacional da sua história.

Thiago Silva rendido aos festejos do FC Porto: «Venci alguns títulos, mas festa que nem essa nunca tinha visto»

Thiago Silva falou na festa do título do FC Porto. Dragões em festa depois da conquista do 31.ª campeonato nacional da sua história.

Pedro Duarte, presidente da Câmara Municipal: «Campeão está de volta e o FC Porto está mais forte do que nunca»

Pedro Duarte, presidente da Câmara Municipal do FC Porto, recebeu a comitiva azul e branca e prestou declarações em dia de festa do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Geovany Quenda faz último jogo em Alvalade: «Tem sido difícil para mim, a despedida…»

Geovany Quenda falou sobre a despedida de Alvalade. Jovem dos leões está de saída do Sporting para rumar a Inglaterra.

Rafa Silva atinge marca especial no Estoril Praia x Benfica

Rafa Silva celebra o golo 100 pelo Benfica. Internacional português chegou à marca no jogo frente ao Estoril Praia.

Cristiano Ronaldo não recebe medalha de vice-campeão após Al Nassr perder final da Champions League Asiática 2

Cristiano Ronaldo dirigiu-se aos balneários após derrota do Al Nassr frente ao Gamba Osaka na final da Champions League Asiática.