Genoa, onde os grandes tombam

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Italiana

Estar em 10º lugar no campeonato italiano não deve ser motivo de vergonha. Afinal, apesar de tudo, a Serie A ainda é um dos principais campeonatos do panorama europeu. O Genoa, ou Génova se preferir, equipa do português Miguel Veloso, não está a ser propriamente a equipa-sensação, aquela que surpreendentemente “morde os dentes” aos grandes. Apesar disso, despachou em poucas semanas, Milan e Juve com resultados claros (3-0 e 3-1 respectivamente) e pretende continuar a fazer cair os gigantes do futebol italiano.

Muito se tem falado no aparecimento de Giovani Simeone, filho do técnico do Atlético de Madrid. O elogio ao jovem avançado é justo. Afinal, ele tem mostrado, além de mobilidade e intensidade, um faro de golo impressionante – veja-se os dois golos à vecchia signora. Porém, esgotar a equipa do Genoa no argentino é redutor. A equipa, não sendo poderosa, é equilibrada em termos defensivos, e, nomeadamente nestes jogos, materializa em resultados práticos, uma das suas maiores qualidades: as transições ofensivas.

Simeone,com dois golos, fez cair a Juventus no Luigi Ferraris Fonte: Genoa C.F.C.
Simeone, com dois golos, fez cair a Juventus no Luigi Ferraris
Fonte: Genoa C.F.C.

Não sendo uma equipa puramente italiana, se pensarmos nas conotações mais exageradas que se atribuem às equipas deste país – demasiada importância dada ao processo defensivo -, é uma equipa que se sabe comportar nos diferentes momentos do jogo. Não tem problemas em recuar (demasiado) no terreno, desde que isso lhe traga o espaço que necessita para atacar nas transições. Este recuo estratégico, permite depois, que alguns jogadores possam destacar-se. Laxalt, recém internacional pelo Uruguai, tem uma grande capacidade de acelerar o jogo, vindo de trás, como se viu nos lances dos golos frente à Juve. A equipa tem intensidade e critério no meio-campo – veja-se o rendimento de Rincón, supostamente alvo de Inter e Juve -, mas é nas alas que a criatividade existe. Ocampos e Lazovic são os responsáveis pelos desequilíbrios e por fornecer jogo aos dois avançados (que nem sempre jogam juntos) – Simeone, mais móvel e rápido e Pavoletti, mais fixo e posicional.

O retrato é positivo. O lugar na tabela, não sendo pujante, reflete uma certa competência, num campeonato competitivo. Os avisos estão feitos. Ninguém marca 6 golos, aos dois primeiros classificados do campeonato, por acaso. Os grandes tombaram. E isso não se explica com azar ou menor intensidade da equipa grande. Reflete também a qualidade de jogo do Genoa.

 

Imagem de capa: Genoa C.F.C.

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vizela anuncia a contratação de Ivan Cvijanovic a custo zero

No passado sábado, o Vizela confirmou a contratação de Ivan Cvijanovic, que deixou o NK Osijek e assinou um contrato de dois anos.

Pep Guardiola explica novo desaire do Manchester City: «Jogámos excecionalmente bem e não conseguimos marcar»

Pep Guardiola analisou o empate do Manchester City diante do Brighton. O técnico justificou resultado com a eficácia.

Nuno Manta Santos assina pelo Spartakos Kitiou da Segunda Liga do Chipre

Nuno Manta Santos vai assumir o comando técnico do Spartakos Kitiou, da Segunda Liga do Chipre. Aos 47 anos, o português encontrava-se livre desde abril de 2025, altura em que deixou o Anadia.

Onde ver a final da Taça da Liga entre Vitória SC e Braga?

Vitória SC e Braga disputam uma final da Taça da Liga inédita. Dérbi do Minho em Leiria decide primeiro título do ano.

PUB

Mais Artigos Populares

Olheiro BnR | Luís Guilherme

Luís Guilherme tem perfil para ser um agitador de jogo a curto prazo, alguém capaz de mudar o ritmo a partir do banco, desbloquear jogos

Luís Esteves é destaque do Gil Vicente e tem 3 interessados no mercado de janeiro

Luís Esteves está a ser uma das figuras maiores do Gil Vicente esta temporada. Exibições do médio atraíram interesse no estrangeiro.

AS Roma perto de fechar empréstimo de avançado do Atlético Madrid

Giacomo Raspadori está em negociações com a AS Roma para abandonar o Atlético Madrid a título de empréstimo com opção de compra.