Cabeçalho Liga Italiana

 

“É impossível resumir 28 anos em algumas frases”

Foram as primeiras palavras da arrebatadora que Francesco Totti leu, ontem, em pleno Stadio Olimpico de Roma, após ter dado a volta ao estádio acenando aos adeptos por entre lágrimas e suspiros mútuos, após ter entrado aos 54 minutos de uma partida em que a Roma recebeu e venceu, por 3-2, o Génova e garantiu acesso direto à Liga dos Campeões. Mas alguém se lembra disso?

Que melhor imagem encontrar do que esta? A lenda romana, acompanhada pela mulher Ilary e os três filhos, Isabel, Chanel, Cristian, a percorrer todo o estádio, olhando para os adeptos ‘giallorossi’ como que para os 25 anos anteriores, com muito amor. Afinal de contas, estava entre duas famílias, a verdadeira, digamos assim, e a do futebol, aquela que construiu com a bola nos pés.

Anúncio Publicitário

Verdade seja dita, são 28 anos na Roma, desde os sub-14, desde 1989, mas 25 anos assinalam o seu vínculo profissional ao clube fundado em 1927.

O momento da noite de ontem em que Francesco Totti leu uma emocionante carta de despedida a todos os adeptos ‘giallorossi' Fonte: DailyMail
O momento da noite de ontem em que Francesco Totti leu uma emocionante carta de despedida a todos os adeptos ‘giallorossi’
Fonte: DailyMail

A 28 de março estreava-se na Serie A italiana, num Brescia-Roma. Ontem, também 28, mas de maio, e de 2017…chegou o dia que ele não queria que chegasse, nem os amantes do futebol.

Confesso que (e eu que gosto de me afirmar como uma pessoa pouco sentimentalista) me arrepiei a ver tudo. E se não chorei, a verdade é que as lágrimas tiveram vontade de se expressar.

Jogou 619 vezes na Serie A, tantas quanto Gianluigi Buffon e só Paolo Maldini ultrapassa a marca (647). Golos foram, ao todo, na Roma, 307, tendo arrecadado o prémio de melhor marcador em 2006/07 e esses 26 golos que faturou na Série ‘A’ valeram-lhe igualmente a Bota de Ouro nessa época. Individualmente, registe-se igualmente o prémio Golden Foot em 2010 e ter feito parte da Equipa do Euro 2000. Na seleção, 58 foram as internacionalizações que realizou, 9 golos, mais 16 tentos em 41 jogos nas seleções jovens.

Comentários