Espaço do Bola na Rede dedicado à opinião de cronistas convidados para escreverem sobre os mais variados temas da atualidade desportiva.

Vamos ser claros: se se olhar para o momento de forma, para as estatísticas e para a classificação, dá-se um certo favoritismo a Lazio no dérbi diante da Roma. A equipa orientada por Simone Inzaghi está em 3.º lugar, tem sido uma agradável surpresa no futebol europeu, já venceu a Supertaça Italiana e está na luta pelo título. Sim, Inter e Juventus, não se esqueçam da Lazio na corrida pelo Scudetto. Afinal de contas, a Lazio está a apenas seis pontos da liderança. Diante da Roma, treinada por Paulo Fonseca, o desafio é do tamanho da rivalidade entre as equipas, ou seja, gigantesco.

Os giallorossi estão em 4.º lugar, a sete pontos do rival, e se perderem podem desligar-se de forma quase definitiva do top 3. Também por aí, este jogo ganha ainda mais importância para a Roma que joga no papel de visitada, ainda que as equipas partilhem o Estádio Olímpico. Os homens de Paulo Fonseca, que se vai ver privado, no dérbi, de vários jogadores importantes por lesão, como Zaniolo, Mkhitaryan, Pastore ou Perotti, perderam os dois últimos jogos em casa, para o campeonato, diante do Torino e da Juventus. Ou seja, metade das derrotas que a Roma tem no campeonato foram já em janeiro. Ainda assim, no capítulo individual, o destaque vai para o avançado Edin Dzeko (11 golos) ou para o extremo Justin Kluivert (cinco golos).

Luís Alberto é uma das figuras da SS Lazio
Fonte: SS Lazio

No que a dérbis diz respeito, nos últimos anos, a Roma tem saído mais vezes por cima. Nas últimas sete épocas, desde 2013/2014, só perdeu duas vezes com a Lazio e venceu sete. Registaram-se ainda quatro empates. Ou seja, nos últimos treze dérbis para o campeonato, a Roma tem clara vantagem. Mas, esta época em especial, o cenário à partida para o segundo dérbi de Roma é diferente. Muito por força da temporada acima da média, em relação aos últimos anos, que a Lazio está a fazer.

Anúncio Publicitário

No campeonato, a equipa não perde desde…a quarta jornada, em setembro. Daí para cá, são 12 vitórias, 11 seguidas. Uma série que começou na nona jornada e que a equipa procura prolongar diante do eterno rival, na ronda 21. O avançado Ciro Immobile tem sido a figura da equipa – é o melhor marcador do campeonato, com 23 golos. Tem mais sete do que o segundo na lista dos goleadores, que é…Cristiano Ronaldo.

Golos que ajudam a fazer do ataque da Lazio o segundo mais concretizador campeonato, ao mesmo tempo que tem a terceira defesa menos batida. Nota ainda para o possível regresso do médio influente Luis Alberto, após lesão. O espanhol, que já leva 12 assistências para golos esta época, dá sinais positivos de recuperação, ao contrário do avançado argentino Correa, que pode ser uma baixa de peso para a Lazio.

Ambas as equipas chegam ao dérbi na ressaca de eliminações nos quartos de final da Taça de Itália, após dois jogos exigentes a meio da semana. A Lazio jogou um dia antes do rival, mas o resultado foi o mesmo. Ambas as equipas, caíram na prova e o conjunto de Inzaghi perdeu a oportunidade de revalidar o troféu conquistado na última época, depois de ter sido derrotado pelo Nápoles (1-0).

A formação de Paulo Fonseca caiu aos pés da Juventus (3-1). Veremos se, do ponto de vista físico, estes jogos da Taça de Itália terão influência na intensidade colocada pelas equipas em campo, no próximo domingo. Certo é que se pode esperar um jogo nos limites, como o Derbi della Capitale sempre habituou o mundo do futebol.

Aposta VIP: Vitória SS Lazio (2-1)

A SS Lazio está numa série de vitórias incríveis no campeonato (11 triunfos) e em 20 jogos só não marcou numa ocasião. A AS Roma tem muito a perder e ainda mais a ganhar na luta pelo top-3, por isso pode procurar assumir o jogo e, ao mesmo tempo, expor-se. Um duelo aberto, com golos, e muita dinâmica.

Foto de Capa: AS Roma

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Comentários