internacional cabeçalho

Como já é hábito, o mercado de transferências de verão está quente, agitado e polémico. O panorama internacional está incerto e cheio de indecisões, de “diz que disses” e de dezenas de jogadores apontados às mais diversas equipas. Vamos, então, tentar dissecar as movimentações futebolísticas pelo Velho Continente (e não só).

Premier League

Começando por nomes que bem conhecemos, o ex-sportinguista Cédric ruma ao Southampton, sétimo classificado da última edição da Premier League, posição com acesso às competições europeias. Já Orlando Sá vai sair do Légia de Varsóvia diretinho para o Reading, clube que actua no Championship, a segunda liga inglesa.

Juanmi, o talentoso avançado espanhol que jogava no Málaga, vai também para Southampton. Já Micah Richards, lateral-direito internacional pela Selecção Inglesa, trocou o Manchester City pelo Aston Villa. Richards esteve este ano a actuar na Fiorentina, sob empréstimo, clube onde pouco jogou e menos ainda mostrou. Muito polémica, também, é a transferência do brasileiro Roberto Firmino para o Liverpool, vindo do Hoffenheim. Os altos valores da contratação já foram criticados, inclusive, por antigos jogadores dos reds.

Anúncio Publicitário

Por terras de Sua Majestade fala-se de duas transferências intra-liga: James Milner, ex-City, ruma ao Liverpool, e, segundo a comunicação social, Petr Cech está certo no Arsenal. A BBC afirma mesmo que o guarda-redes já realizou os exames médicos na passada sexta-feira. Assim sendo, o Chelsea perde uma das grandes figuras da sua história recente; Cech está há onze anos nos blues e realizou mais de 300 jogos pelo clube, tendo perdido este ano o lugar para o belga Courtois.

45362_483008301758204_1153469737_n
Petr Cech está a caminho do Arsenal
Fonte: Facebook Oficial Petr Cech

O Manchester United assegurou a importante compra do médio holandês Depay, que militava no PSV. O internacional foi já comparado a Cristiano Ronaldo por…Ryan Giggs. Por Old Trafford correm também os rumores de que Sergio Ramos, jogador em quase litígio com o Real Madrid, pode vir a ser a mais sonante contratação da época.

935462_597532243613791_989066702_n
Sérgio Ramos pode rumar a Old Trafford
Fonte: Facebook Oficial Sérgio Ramos

La Liga

Em Espanha, salta à vista a saída de Mario Mandzukic do Atlético de Madrid, rumo à vice-campeã europeia Juventus. E se o croata sai, Jackson Martínez entra. O ex-portista já confirmou a saída para os colchoneros, seguindo os passos do compatriota Radamel Falcao. O experiente Van der Vaart vai representar o Bétis, e Khedira sai do Real Madrid para reforçar o meio-campo da Juventus.

Uma das transferências mais faladas é a de Danilo para o Real Madrid, vindo do FC Porto. O lateral vê assim recompensada a boa época que fez ao serviço do emblema azul e branco. E Xavi, mítico centro-campista da equipa blaugrana, histórico internacional espanhol, deixa o clube de sempre e ruma ao Al-Sadd, clube do Qatar.

22008_1594942137443096_4211157705913672754_n
Jackson Martinez pode estar a caminho do Atlético Madrid
Fonte: Facebook Oficial Jackson Martinez

Por Barcelona, Joan Laporta, candidato à presidência do clube, admite Paul Pogba no emblema catalão e rejeita as contratações de Di María e Sergio Ramos, tão badaladas na comunicação social. Já no mercado de treinadores, Nuno Espírito Santo vai ter uma ajuda extra para empurrar o Valencia até aos lugares cimeiros da liga espanhola: Phil Neville, antigo internacional inglês, é o novo treinador-adjunto do português.

Serie A

Em Itália, o veterano Samuel Eto’o rendeu-se aos encantos dos turcos do Antalyaspor e deixou a Sampdoria. Já Pepe Reina, experiente guarda-redes espanhol, deixou o Bayern, onde foi sempre segunda opção, e procura agora um final de carreira mais simpático no Nápoles. Andra Bertolacci, talentosíssimo médio italiano, deixa o Génova e salta para voos mais altos na Roma, sua cidade natal.

Michael Essien, antiga trave mestra de Mourinho no Chelsea, deixa o Milan e busca afirmação no futebol grego, pela mão do Panathinaikos. Practicamente certa está a saída de Pogba da campeã Juventus; resta saber para onde. Já Tévez, avançado bianconero desta época, confirmou a sua saída para o Boca Juniors e o consequente regresso à Bombonera. Também muito falado é Arturo Vidal, jogador que está a fazer uma excelente Copa América e que irá, seguramente, agitar o mercado italiano.

Bundesliga

John Heitinga regressa ao Ajax, clube onde se afirmou, depois de uma passagem pelo Hertha. Fabian Frei, veterano avançado suíço, sai do Basileia para ir jogar no Mainz. Mircea Luscescu, treinador do Shakhtar, já dá o avançado Douglas Costa como perdido para o Bayern.

O mercado alemão permanece, ainda, sem grandes agitações.

Ligue 1

A liga francesa não sofreu, ainda, alterações de grande referência. Vamos ver o que o fabuloso Europeu Sub-21 que Bernardo Silva está a realizar vai provocar, no que ao assédio dos grandes clubes europeus diz respeito.

Por último, fugindo agora à Europa, de notar ainda os regressos de Lucho González (ex – FC Porto), Aimar e Saviola (ex – SL Benfica) aos argentinos do River Plate.