📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O 11 da década no Futebol Internacional

- Advertisement -

A década de 2010 ficou marcada por uma evolução tremenda no futebol, principalmente pela quebra de recordes por parte de dois astros, que já teriam aparecido uns anos antes, embora o auge de ambos tenha decorrido durante os últimos dez anos. A viragem da década é um sinal de que o fim de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi está perto e será durante esta década que as botas serão penduradas.

Basta parar para pensar que Iniesta está no Japão para terminar a carreira, Xavi já não joga, Xabi Alonso também não, Drogba, Eto’o, Robben, Lampard (é o treinador do Chelsea!) e tudo tão rápido. Parece que ainda ontem estava sentado no sofá a ver Iniesta a decidir o Mundial 2010 no prolongamento, ou a ver Drogba a empatar a final da Liga dos Campeões perto do final e todos sabem o que aconteceu a seguir. Assim como um ano depois o mágico pé esquerdo de Robben resolveu a final da mesma prova aos 88 minutos.

De seguida, surge o domínio de Real Madrid, com o Barcelona a fazer comichão, no entanto foi mesmo Ronaldo e companhia que dominaram a Europa com estrondo, ao vencer quatro Ligas dos Campeões em cinco anos. Foi também nesta década que os portugueses viveram um momento duma vida… Éder! Quem diria? Vai ficar para a história, ver todo o banco sofrer, liderados pelas lágrimas de Ronaldo a puxar as quinas para a glória. A década termina com o futebol magnífico imposto por Guardiola, como sempre o fez nas suas equipas, e com um Liverpool que certamente terminará no lote das melhores equipas de sempre.

É surreal a maneira como jogam e dominam as partidas. E quem se lembra do memorável jogo entre a Alemanha e o Brasil? Da reviravolta do Barcelona contra o PSG, depois de perder 4-0 na primeira mão e ainda sofrer um golo em casa e passar? E as aulas do Barcelona nos El Clasico contra o grande rival? A manita do Lewandowski em 9 minutos? Enfim… São tantos momentos que é impossível recordar todos, mas certamente a emoção que o futebol carrega é maior do que qualquer episódio de racismo ou corrupção, ou o que seja, porque o desporto-rei continuará a ser consumido por milhões de pessoas que o veem por vício, paixão ou lazer e ficam marcados pelos momentos emotivos.

Consultem as escolhas do melhor onze da última década.

João Pedro Rocha
João Pedro Rochahttp://www.bolanarede.pt
João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ex-FC Porto Danilo faz história depois de marcar e ganhar a Taça Libertadores: eis o registo

O Flamengo venceu o Palmeiras por 1-0 na final da Taça Libertadores. Danilo tornou-se o único jogador da história em registo específico.

Presidente do Palmeiras já reagiu à final perdida da Libertadores: «Não tenham dúvidas que continuarei a lutar pela conquista de títulos»

O Flamengo venceu o Palmeiras por 1-0 na final da Taça Libertadores. Leila Pereira, presidente da equipa derrotada, já reagiu.

Pep Guardiola analisa vitória do Manchester City e aplaude jogador: «Ele é especial. Ajudou-nos a ganhar»

O Manchester City venceu este sábado o Leeds United por 3-2 na Premier League. Pep Guardiola analisou o encontro.

Chaves aproxima-se do pódio da Segunda Liga com vitória no terreno do Torreense

O Chaves venceu em casa do Torreense por 2-0 e o Lusitânia Lourosa bateu o FC Porto B por 2-1 na Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool: Arne Slot explica Mohamed Salah no banco de um jogo da Premier League pela primeira vez desde abril de 2024

Arne Slot, treinador do Liverpool, colocou Mohamed Salah no banco frente ao West Ham. Técnico neerlandês explicou decisão.

Celtic de Paulo Bernardo vence e aproxima-se da liderança da Liga da Escócia

O Celtic venceu este domingo o Hibernian por 2-1 na jornada 14 da Liga da Escócia. Paulo Bernardo entrou na segunda parte.

Manchester United de Ruben Amorim desfaz vantagem do Crystal Palace e volta às vitórias

Este sábado, na 13.ª jornada da Premier League, o Manchester United voltou às vitórias com o triunfo frente ao Crystal Palace por 2-1.