Ralf Rangnick | Quem é o professor do futebol alemão?

HOMEM DE CONFIANÇA DOS MULTIMILIONÁRIOS

Em 2006 o alemão deixa Gelsenkirchen, e o trabalho numa equipa de primeira divisão, para regressar aos escalões regionais e assumir o, então desconhecido, TSG Hoffenheim 1899.

O clube, sediado na pequena cidade de Sinsheim, seria em tudo similar aos primeiros emblemas que Ralf Rangnick treinou, não fosse o facto de ter sido adquirido por um dos homens mais ricos da Alemanha. Dietmar Hopp começou a injetar dinheiro em 2005 e queria chegar rapidamente ao escalão principal.

Assim foi. Com um investimento gradual no plantel e com o trabalho de Ralf Rangnick, o Hoffenheim garantiu duas subidas consecutivas e em 2008/2009 estreou-se na Liga Alemã. Até houve direito a um estádio novo, com capacidade para albergar quase toda a população de Sinsheim – o estádio tem lotação para quase 30 mil pessoas e na cidade vivem cerca de 35 mil.

O cunho do técnico alemão ficou bem patente no projeto, dentro e fora de campo. Em 2010 regressou ao staff do Schalke, mas dois anos depois voltou a sair para orientar outro projeto ambicioso.

 

Desta vez era a multinacional Red Bull que decidiu criar uma filial em Leipzig, uma grande cidade que não tinha um clube à altura. Foi diretor desportivo, coordenador técnico e treinador, acompanhando o clube das regionais à Liga dos Campeões em apenas cinco anos.

Em 2019 saiu de Leipzig, mas continou na esfera da Red Bull, passando pelos NY Red Bulls e RB Bragantino. Este ano terminou a ligação de quase dez anos e trabalha com os russos do FK Lokomotiv Moskva.

Rangnick foi sempre competente enquanto treinador, mas é nos bastidores que mais brilha. A sua filosofia está bem patente nos projetos de sucesso de Hoffenheim e, sobretudo, RB Leipzig e há outros clubes e treinadores a seguir os mesmos passos. Julian Nagelsmann, que treinou Hoffenheim e Leipzig, Klopp, Tuchel, Flick ou Roger Schmidt são alguns dos exemplos.

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Retirar a camisola 2 por Jorge Costa? Presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto diz que «seria um ato bonito»

Jorge Costa morreu esta terça-feira aos 53 anos. António Tavares Ferreira fala sobre a possibilidade de o FC Porto retirar o número 2.

Atenção, Ruben Amorim: Newcastle já olha para alternativas a Sesko dentro da Premier League

O Newcastle perguntou por Nicolas Jackson. Avançado de 24 anos pode deixar o Chelsea neste mercado de verão.

Sporting: Ricardo Mangas já está inscrito na Liga com número definido

Ricardo Mangas vai jogar pelo Sporting na temporada 2025/26. Lateral já está inscrito na Liga Portugal com o número 91.

Atenção: Benjamin Sesko escolhe Manchester United e Ruben Amorim está mais perto de ter a sua prioridade

O Manchester United está mais perto de fechar a contratação de Benjamin Sesko ao Leipzig. Avançado escolheu Red Devils.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Esgaio mais longe do Corinthians: O ponto de situação

O Corinthians está mais longe de contratar Ricardo Esgaio. Lateral de 32 anos soma mais interessados neste mercado.

Começa a disputa pelos milhões | Nice x Benfica

O primeiro troféu da temporada já tem lugar reservado no museu do Benfica, no Estádio da Luz, mas a exibição na Supertaça não foi particularmente convincente.

Os 23 convocados do Benfica para o jogo frente ao Nice da Champions League

O Benfica revelou a lista de 23 convocados para o jogo frente ao Nice, da primeira-mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.