Real Madrid: O grande mérito de Zidane

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Espanhola

Há um ano atrás, dia 21 de novembro 2015, o Real Madrid CF era humilhado em casa pelo FC Barcelona, que nem precisou de Messi para ir ao Santiago Bernabéu golear os blancos por 0-4. Dois golos de Suárez, um de Neymar e outro de Iniesta expressaram no marcador a diferença de qualidade que se viu em campo. O Real Madrid de Rafa Benítez batia no fundo.

O contraste com a atual situação não podia ser maior. Se há um ano o Real era goleado em casa, no sábado passado foi ao Calderón vencer o Atlético de Madrid por claros 0-3. Se há um ano estava em terceiro lugar, a seis pontos do líder Barcelona e a dois do Atlético, hoje o Real Madrid é líder isolado, com quatro pontos de avanço sobre o Barça e nove sobre o Atlético (que é sexto classificado), acumulando já trinta jogos consecutivos sem derrotas. Entretanto, o Real Madrid foi campeão europeu, venceu a Supertaça Europeia e, no campeonato passado, disputou o título até à última jornada, terminando a apenas um ponto do campeão Barcelona.

Benítez nunca conseguiu conquistar os seus jogadores Fonte: Real Madrid C.F.
Benítez nunca conseguiu conquistar os seus jogadores
Fonte: Real Madrid C.F.

É que houve uma mudança importante desde há um ano: na altura, Benítez era treinador do Real e Zidane treinava o Castilla, nos escalões secundários. Agora, Zidane treina o Real Madrid e Benítez treina o Newcastle, na segunda divisão inglesa. O destino de Benítez no Real Madrid ficou traçado no dia da goleada com o Barcelona, ainda que a sua agonia no comando técnico do clube tenha durado até janeiro. Ainda antes da troca de treinadores, escrevi aqui no Bola na Rede sobre Zidane: “se é bom treinador ou não, ninguém sabe ainda, mas, pelo menos, tem carisma e boa imagem, que parece ser o mais importante no Real Madrid.” Ora, hoje já podemos dizer mais coisas.

Mantenho que ter boa imagem e estatuto é fundamental para um treinador neste tipo de equipas, porque, frequentemente, os jogadores têm mais poder do que o treinador. Zidane tomou algumas decisões iguais às de Benitez, mas que foram recebidas de forma completamente diferente pelo público e, mais importante, pelos próprios jogadores. Por exemplo, quando Benítez deixava James no banco, era criticado por estar a desaproveitar o talento do colombiano. Quando chegou Zidane e James passou a jogar ainda menos, as críticas que antes eram dirigidas ao treinador, passaram a ser dirigidas ao jogador: James é que é visto agora como o culpado por estar a desaproveitar o seu talento e até já tem fama de treinar mal. Outro exemplo é a utilização de Casemiro. Quando Benítez o colocava em campo, era acusado de ser um treinador defensivo e medroso. Quando Zidane fez do brasileiro uma peça chave na sua equipa, essa aposta passou a ser considerada inteligente e corajosa.

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Palhinha e os assobios em Alvalade: «É sempre especial jogar aqui. Não esqueço a história que aqui tive»

João Palhinha analisou o jogo. Portugal e País de Gales defrontaram-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus.

Costa do Marfim derrota o Gana de Carlos Queiroz e ex-FC Porto marca na vitória dos Camarões: Eis os resultados do dia na Qualificação...

Na 1.ª jornada da Qualificação para a CAN, a Costa do Marfim bateu o Gana por 2-0 e os Camarões derrotaram os Comores por 3-1.

Jorge Jesus analisa vitória de Portugal: «Não entrámos bem no jogo»

Jorge Jesus analisou o jogo. Portugal e País de Gales defrontaram-se na Liga das Nações, na estreia do treinador como selecionador.

Craig Bellamy e o futuro de Portugal com Jorge Jesus: «Vocês vão ficar mais fortes, têm de estar entusiasmados»

Craig Bellamy analisou o jogo. Portugal e País de Gales defrontaram-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus.

PUB

Mais Artigos Populares

João Cancelo e a pressão alta de Portugal: «Isso mudou muito em relação ao míster Roberto Martínez»

João Cancelo analisou o jogo. Portugal e País de Gales defrontaram-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus.

Jorge Jesus: «A equipa conseguiu segurar a vitória defensivamente»

Jorge Jesus analisou o jogo. Portugal e País de Gales defrontaram-se na Liga das Nações, na estreia do treinador como selecionador.

Bruno Fernandes satisfeito com a vitória de Portugal na estreia de Jorge Jesus: «Exibição foi muito positiva»

Bruno Fernandes analisou o jogo. Portugal e País de Gales defrontaram-se na Liga das Nações, na estreia de Jorge Jesus.