A história escreve-se a 5 estádios

De Espanha à Argentina, passando por Inglaterra e Brasil. Estes são cinco dos mais emblemáticos estádios de futebol do mundo.

A bola na rede, o cheiro da relva, a estrutura imponente, a azáfama na procura da cadeira, o grito apaixonado pelo golo, ou a tristeza pela derrota, são alguns dos sentimentos mais especiais para qualquer adepto de futebol. É difícil descrever o fervilhar de emoções que um verdadeiro adepto sente quando entra dentro de um estádio. Só quem já experienciou essa sensação sabe como é. 

Hoje fazemos aqui uma homenagem a alguns dos mais emblemáticos estádios de futebol. Espalhados por dois continentes, Europa e América do Sul,  onde inicialmente e com maior força se impôs o desporto rei, estas são algumas das autênticas catedrais do futebol.

Os cinco escolhidos são o Estádio Santiago Bernabéu (Real Madrid), Camp Nou (Barcelona), o Estádio de Wembley (Inglaterra), o Estádio Maracanã (Flamengo) e o Estádio La Bombonera (Boca Juniors).

Viajamos para Espanha, para a capital do país, mais concretamente para o Santiago Bernabéu, que serve de casa ao Real Madrid, clube com mais conquistas da UEFA Champions League. Inaugurado em 1947, e tendo sofrido já remodelações uma série de vezes (1955, 1982, 1990, 2022), o estádio dos “merengues” foi inicialmente apelidado de Estádio Chamartín, e tinha uma lotação de 75000 pessoas. 

Este estádio foi sofrendo obras ao longo dos anos, tendo chegado a atingir os 125 mil lugares para espectadores. Este número foi reduzido em 1982, para albergar a Final do Mundial desse ano. Já recebeu quatro finais de Champions League (1957, 1969, 1980 e 2010), quatro jogos do Mundial de 1982, dois jogos do Europeu de 1964, incluindo a final e a final da Copa Libertadores em 2018. Este é considerado, para muitos, o mais emblemático estádio de toda a Europa, devido também, obviamente, ao facto de ser a casa do Real Madrid. Apesar de ser difícil precisar, é certo que desde a sua inauguração, em 1947, ali já se jogaram mais de 3000 jogos de futebol. 

Em 2019, começou a ser renovado, mas as obras foram interrompidas com a pandemia. Já em 2022, as obras recomeçaram com um custo aproximado dos novecentos milhões de euros. 

Ainda por terras de “nuestros hermanos”,  viajamos agora para a Catalunha, para descobrir a história e o pouco que resta de Camp Nou, o antigo estádio do FC Barcelona. Demolido em 2022, o estádio dos “culés” era o maior estádio de toda a Europa, contando com mais de 100 mil lugares. Inaugurado em 1957, sofreu obras de melhoria em 1982 e foi ampliado para 150 mil lugares. Em 1998 regrediu para os 105 mil lugares atuais. Uma das características deste estádio era a sua arquitetura bastante diferente da que estamos habituados nos estádios. Muitas vezes se dizia que o estádio era mais vertical que horizontal, ou seja “para cima”. 

Tal como o Estádio Santiago Bernabéu, Camp Nou viu jogar os melhores jogadores de sempre no seu relvado. Johan Cruyff, Lionel Messi, Ronaldo Nazário, Ronaldinho, Xavi, Iniesta, entre muitos outros, deixaram no ar o seu perfume durante muitos anos, vestindo a camisola “blaugrana”. 

Com museu, loja oficial do clube e restaurantes, o estádio catalão já presenciou espetáculos não só de futebol, mas também… de missa. É verdade, em 2009, Camp Nou chegou a ser utilizado pelo Papa Bento XVI para realizar uma missa para mais de 60 mil pessoas. Também espetáculos de artistas e até golfe foram praticados nesta catedral do futebol. 

Camp Nou encontra-se agora em processo de demolição, para dar lugar a um renovado estádio. Camp Nou foi um símbolo de Barcelona. Não só do clube, mas também da cidade, e de toda a cultura que representa os cidadãos. 

Camp Nou estádio do Barcelona
Fonte: FC Barcelona

Façam as malas, vistam algo quente, e venham connosco para Inglaterra, onde iremos visitar o mítico Estádio de Wembley, ou para ser mais rigoroso o “Novo Wembley”. Isto porque o antigo Estádio de Wembley, que havia sido construído em 1922, foi remodelado em 2003.  Este estádio é administrado pela Football Association (ou seja, a Federação de Futebol Inglesa), Wembley é a casa da Seleção Inglesa, recebendo também a final da FA Cup (a Taça de Inglaterra). “A casa do futebol” como é conhecida, conta com 90 mil lugares (2618 lugares para deficientes físicos) e é o maior estádio da Europa, agora que Camp Nou foi demolido. 

Com pouco mais de vinte anos de histórias para contar, “New Wembley” já recebeu duas finais da Champions League (2011 e 2013) e prepara-se para receber a final da competição este ano novamente. Foi também em Wembley que grande parte dos jogos de futebol dos Jogos Olímpicos de 2012 se realizaram. 

Wembley é também o estádio com o maior número de casas de banho no mundo, com mais de 2500 em todo o estádio. Foram utilizados mais de 56 quilómetros de cabos elétricos na sua construção e, em Junho de 2017, a cantora inglesa Adele quebrou o recorde de lotação do estádio com 98 mil pessoas a assistir ao seu concerto. A remodelação de Wembley foi de tal ordem, que a UEFA considerou Wembley como um “estádio 4 estrelas”, o mais alto nível no regulamento de infraestruturas dos estádios da UEFA.  

Vamos agora de hemisfério, em busca de algo mais quente.  Guardem os casacos, vistam uma t-shirt e uns calções e vamos conhecer a América do Sul. Chegamos ao Rio de Janeiro, para conhecer o imponente Estádio Maracanã (Estádio Jornalista Mário Filho, oficialmente). Este é o estádio mais importante de toda a América do Sul e quiçá, do mundo inteiro.

Construído em 1948, o Estádio Municipal, como foi inicialmente conhecido, chegou a ter presentes cerca de duzentos mil espectadores, naquele que foi o seu público recorde, no conhecido “Maracanazo”, quando o Brasil, organizador do Mundial de 1950, recebeu o Uruguai na final da competição, perdendo em casa por 1-2. 

O mítico estádio brasileiro viu o milésimo golo de Pelé, o Mundial de 1950, o Mundial de 2014, os Jogos Olímpicos de 2016, diversas Copas Américas e Copas Libertadores. Ao todo, desde a sua inauguração, o Maracanã  foi palco de quatro mil jogos. Se tem um ídolo do futebol brasileiro, podemos ter a certeza absoluta de que ele já pisou o relvado do Estádio Maracanã. 

Este estádio, que é a casa do Flamengo, conta agora com cerca de 80 mil lugares, depois de diversas remodelações feitas com o objetivo de melhorar as condições de segurança dos espetadores. 

Top Estádios
Fonte: Maracana

Para a nossa última paragem, fazemos uma viagem de cerca de 2700 quilómetros, para Buenos Aires, na Argentina, o país das pampas. Vamos então visitar o Estádio La Bombonera (Estádio Alberto José Armando, oficialmente), casa do Boca Juniors. 

Neste lote de cinco estádios que selecionámos, este é mais sui generis. A sua construção terminou em 1938 e conta “apenas” com 54 mil lugares, o que se ficou a dever a um facto bastante curioso aquando da sua construção. Devido ao pouco terreno que lhe foi atribuído (o estádio apresentava as medidas mínimas da FIFA para um campo de futebol profissional), o arquiteto José Luiz Delpini teve de inovar. Para isso criou um estádio num formato retangular, semelhante a uma caixa de bombons (daí o nome “Bombonera”), e com três anéis de bancadas, para que fosse possível albergar o máximo de espectadores. 

Considerado Monumento Histórico Nacional da Argentina, foi no Estádio La Bombonera que o Boca Juniors levantou duas Copa Libertadores (2000 e 2001). 

No entanto, o que torna este estádio tão diferente dos demais é a sua atmosfera. Os adeptos do Boca Juniors e, em especial. A claque do clube, denominada “La Doce”, tornam este o estádio mais complicado de visitar em todo o mundo. Devido à sua construção, o som viaja de uma maneira ensurdecedora dentro desta pequena caixa de bombons. A palavra usada pelas equipas que visitam o estádio é “ameaçador”. 

No YouTube podem ser vistos alguns vídeos do ambiente que se faz sentir no estádio durante os jogos do Boca Juniors, assemelhando-se, por vezes, a pequenos tremores de terra. 

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid disposto a transferir ex-Gil Vicente por 20 milhões de euros e tem interesse português na Premier League

O Atlético Madrid está aberto a uma venda de Samuel Lino. Jogador tem dois interessados na Premier League.

Fabrizio Romano dá novidades quanto a Thiago Almada e destaca interferência de Diego Simeone para desviar o médio do Benfica

Diego Simeone está a ser um dos principais impulsionadores do interesse do Atlético Madrid em Thiago Almada. Médio mais longe do Benfica.

Nova reviravolta coloca transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal em risco de colapsar

A transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal teve um novo contratempo. Em causa os bónus do acordo com o Sporting.

FC Porto lança-se na corrida por destaque do Ajax de Francesco Farioli na última temporada

O FC Porto já iniciou negociações com o Ajax para a contratação de Kenneth Taylor. Médio foi protagonista da equipa de Francesco Farioli.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo já reagiu à oficialização de Jorge Jesus como novo treinador do Al Nassr

Cristiano Ronaldo já deixou uma mensagem pública para Jorge Jesus. Português vai orientar CR7 no Al Nassr.

Fabrizio Romano faz ponto de situação: «95% para o Viktor Gyokeres ir para o Arsenal»

Viktor Gyokeres está muito perto de deixar o Sporting e reforçar o Arsenal. Fabrizio Romano faz o ponto de situação.

Benfica: Tiago Gouveia conta com interessado na Serie A

A Lazio está interessada em Tiago Gouveia. Águias não estão dispostas a vender o jogador de 24 anos neste momento.