5 jovens em destaque fora das «big-5»

5. Endrick (SE Palmeiras)

É difícil falar de Endrick e não esquecer que estamos apenas a falar de um menino. Um menino que ainda tem idade para jogar nas camadas jovens.

21 de julho de 2006. Nascia neste dia um fenómeno nas “categorias de base” do Brasil. Uma força física e técnica com instrumentos e recursos infinitos. Um rapaz que cresceu constantemente a jogar com os mais velhos e que, com apenas 16 anos concentra a atenção de meio mundo. Estreou-se pelo Palmeiras no jogo contra o Coritiba a 6 de outubro e, se cumprir o potencial, colocará também Tabata – com quem entrou em campo – no dossier de fotos históricas do mundo do futebol.

As comparações com Ronaldo Nazário são inevitáveis, dadas as semelhanças entre os dois. E Endrick tem tudo para também virar um Fenómeno. A capacidade física é a primeira coisa que se destaca ao olhar para o brasileiro. Com apenas 1,73 metros –importante reforçar que ainda está numa fase de crescimento – é capaz de ganhar duelos físicos com adversários mais altos e, aparentemente, mais fortes. O seu principal recurso é, no entanto, a velocidade. Fatal em campo aberto, apresenta uma mudança de velocidade difícil de travar e é muito forte em condução. A força física aliada à capacidade de conduzir em velocidade e à qualidade no drible fazem com que Endrick, tal como Ronaldo, seja capaz de transformar uma jogada aparente controlada numa dor de cabeça para os defesas. Tem facilidade em procurar o remate, em movimentar-se dentro e fora de área – em apoio e procurando ruturas na profundidade – e ganha segundos preciosos com receções precisas.

Naturalmente ainda há muito a melhorar. Ainda assim, pela capacidade demonstrada no presente é impossível não perspetivar um futuro brilhante para Endrick. Se, ao contrário de Ronaldo, for capaz de se manter longe das lesões podemos estar mesmo a falar de um talento geracional que conquistará a Europa num futuro próximo. Por agora, deixem-no brilhar no Brasil e que a única exigência seja continuar a ser uma criança feliz.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

André Lima diz que Ricardinho é o «melhor do mundo de todos os tempos»: «O único que em Portugal foi melhor do eu»

Ricardinho terminou a carreira de jogador de futsal. André Lima, ex-Benfica, reagiu com mensagem nas redes sociais.

Cristiano Ronaldo fez força pela contratação de Kingsley Coman para o Al Nassr

Kingsley Coman deixou o Bayern Munique e rumou ao Al Nassr. Cristiano Ronaldo teve papel fundamental na transferência.

Rafael Luís deixa Benfica e está a caminho de França por empréstimo

O Benfica empresta Rafael Luís ao Estrasburgo. Jovem médio deixa Portugal e vai jogar na Ligue 1.

Vasco Seabra antevê jogo frente ao Sporting: «Queremos conquistar pontos e deixar a nossa identidade»

Vasco Seabra realizou a antevisão do Sporting x Arouca, da 2ª. jornada da Primeira Liga. O encontro está marcado para este domingo, às 20h30.

PUB

Mais Artigos Populares

Em Alvalade, leão focado em manter-se na trilha vitoriosa | Sporting x Arouca

O Sporting está finalmente de volta a casa e marca encontro com o Arouca para a segunda jornada da atual edição da Primeira Liga

Marítimo derrota Felgueiras com golo ao cair do pano

O Marítimo deslocou-se ao terreno do Felgueiras e venceu por 1-0, em partida da 2.ª jornada da Segunda Liga.

Aston Villa e Newcastle empatam no 2.º jogo da Premier League

O Aston Villa empatou 0-0 com o Newcastle na estreia da Premier League 2025/26. É o segundo jogo desta edição.