5 jovens em destaque fora das «big-5»

5. Endrick (SE Palmeiras)

É difícil falar de Endrick e não esquecer que estamos apenas a falar de um menino. Um menino que ainda tem idade para jogar nas camadas jovens.

21 de julho de 2006. Nascia neste dia um fenómeno nas “categorias de base” do Brasil. Uma força física e técnica com instrumentos e recursos infinitos. Um rapaz que cresceu constantemente a jogar com os mais velhos e que, com apenas 16 anos concentra a atenção de meio mundo. Estreou-se pelo Palmeiras no jogo contra o Coritiba a 6 de outubro e, se cumprir o potencial, colocará também Tabata – com quem entrou em campo – no dossier de fotos históricas do mundo do futebol.

As comparações com Ronaldo Nazário são inevitáveis, dadas as semelhanças entre os dois. E Endrick tem tudo para também virar um Fenómeno. A capacidade física é a primeira coisa que se destaca ao olhar para o brasileiro. Com apenas 1,73 metros –importante reforçar que ainda está numa fase de crescimento – é capaz de ganhar duelos físicos com adversários mais altos e, aparentemente, mais fortes. O seu principal recurso é, no entanto, a velocidade. Fatal em campo aberto, apresenta uma mudança de velocidade difícil de travar e é muito forte em condução. A força física aliada à capacidade de conduzir em velocidade e à qualidade no drible fazem com que Endrick, tal como Ronaldo, seja capaz de transformar uma jogada aparente controlada numa dor de cabeça para os defesas. Tem facilidade em procurar o remate, em movimentar-se dentro e fora de área – em apoio e procurando ruturas na profundidade – e ganha segundos preciosos com receções precisas.

Naturalmente ainda há muito a melhorar. Ainda assim, pela capacidade demonstrada no presente é impossível não perspetivar um futuro brilhante para Endrick. Se, ao contrário de Ronaldo, for capaz de se manter longe das lesões podemos estar mesmo a falar de um talento geracional que conquistará a Europa num futuro próximo. Por agora, deixem-no brilhar no Brasil e que a única exigência seja continuar a ser uma criança feliz.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto de olho na contratação de jovem guarda-redes brasileiro

O FC Porto quer contratar Phillipe Gabriel. O jovem...

Alvo do Benfica leva nega do treinador para deixar o clube: «Não é a altura certa para sair»

O interesse do Benfica em Anis Hadj Moussa pode esfriar. Robin van Persie, técnico do Feyenoord, fechou a porta da saída ao avançado argelino.

Negócio fechado: Ex-Gil Vicente Samuel Lino deixa o Atlético Madrid e ruma ao Brasil por 22 milhões de euros

Samuel Lino vai ser reforço do Flamengo. O avançado brasileiro de 25 anos vai deixar o Atlético Madrid e assinar pelo clube canarinho.

Lyon confirma contratação de Ruben Kluivert ao Casa Pia

Ruben Kluivert é reforço do Lyon de Paulo Fonseca. O defesa-central neerlandês de 24 anos deixou o Casa Pia a título definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes promete congelamento dos preços do Red Pass e novo portal de bilhética

João Noronha Lopes deixou duas promessas em campanha. O candidato à presidência do Benfica garantiu que não haverá aumento do Red Pass, entre 2025 e 2029.

Matheus Cunha elogia Ruben Amorim e admite: «Manchester United sempre foi o clube dos meus sonhos»

Matheus Cunha falou em conferência de imprensa sobre a pré-temporada do Manchester United. O avançado brasileiro deixou elogios para Ruben Amorim.

O que esperar de Bronny James? | NBA

Por muito que se tente dissociar Bronny James do nome que carrega, essa tarefa será sempre incompleta.