5 jovens em destaque fora das «big-5»

5. Endrick (SE Palmeiras)

É difícil falar de Endrick e não esquecer que estamos apenas a falar de um menino. Um menino que ainda tem idade para jogar nas camadas jovens.

21 de julho de 2006. Nascia neste dia um fenómeno nas “categorias de base” do Brasil. Uma força física e técnica com instrumentos e recursos infinitos. Um rapaz que cresceu constantemente a jogar com os mais velhos e que, com apenas 16 anos concentra a atenção de meio mundo. Estreou-se pelo Palmeiras no jogo contra o Coritiba a 6 de outubro e, se cumprir o potencial, colocará também Tabata – com quem entrou em campo – no dossier de fotos históricas do mundo do futebol.

As comparações com Ronaldo Nazário são inevitáveis, dadas as semelhanças entre os dois. E Endrick tem tudo para também virar um Fenómeno. A capacidade física é a primeira coisa que se destaca ao olhar para o brasileiro. Com apenas 1,73 metros –importante reforçar que ainda está numa fase de crescimento – é capaz de ganhar duelos físicos com adversários mais altos e, aparentemente, mais fortes. O seu principal recurso é, no entanto, a velocidade. Fatal em campo aberto, apresenta uma mudança de velocidade difícil de travar e é muito forte em condução. A força física aliada à capacidade de conduzir em velocidade e à qualidade no drible fazem com que Endrick, tal como Ronaldo, seja capaz de transformar uma jogada aparente controlada numa dor de cabeça para os defesas. Tem facilidade em procurar o remate, em movimentar-se dentro e fora de área – em apoio e procurando ruturas na profundidade – e ganha segundos preciosos com receções precisas.

Naturalmente ainda há muito a melhorar. Ainda assim, pela capacidade demonstrada no presente é impossível não perspetivar um futuro brilhante para Endrick. Se, ao contrário de Ronaldo, for capaz de se manter longe das lesões podemos estar mesmo a falar de um talento geracional que conquistará a Europa num futuro próximo. Por agora, deixem-no brilhar no Brasil e que a única exigência seja continuar a ser uma criança feliz.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.