5 jovens em destaque fora das «big-5»

2. Alberto Moleiro (UD Las Palmas)

Um jovem médio do Las Palmas, franzino, com bom toque de bola e criativo. Há uns anos, estaríamos a falar de Pedri, mas hoje falamos de Alberto Moleiro.

Moleiro é um menino da rua e um produto dos anos a jogar nos bairros e praias de Tenerife. Chegou ao Las Palmas em 2019 e após um ano na equipa B bateu à porta da equipa principal de onde nunca mais saiu. É aos 19 anos o novo menino bonito das Canárias e promete chegar ao mais alto patamar do futebol europeu.

Tem no futebol o ADN irreverente de quem se fez jogador nas ruas. Preferencialmente a partir do meio – nas costas do atacante –, mas também a partir das faixas, conduz a bola coladinha ao pé, arrisca no drible e domina o timing para soltar a bola, concentrando nele a atenção para depois soltar nos colegas. Futebolisticamente as comparações com Pedri não têm grande fundamento, tirando o facto de serem ambos jogadores com qualidade superlativa e alto índice de criatividade: jogam em zonas diferentes do terreno e têm características diferentes (Pedri mais influente na criação, diferenciado no passe e Moleiro mais desequilibrador, com uma ousadia singular no drible). Ainda assim, pelo percurso e pelo potencial, os dois meninos bonitos das Canárias têm muito em comum.

Moleiro, em entrevista à Marca, definiu-se enquanto jogador: “Quando me vejo com a bola, eu encaro o adversário e procuro a melhor opção. Às vezes consigo e supero-o, outras tiram-me a bola, mas o importante é atrever-me a experimentar. É algo que vem da rua. Sempre joguei nas ruas, nos campos com os meus amigos no verão”. Poesia pura, numa altura em que a irreverência e a criatividade são cada vez mais cortadas em prol da mecanização, e em que os criativos são obrigados a vestir o fato macaco do operário e a esquecer o que foram aprendendo enquanto artesãos.

Nesta época, o Las Palmas assume novamente o estatuto de candidato à subida. Garcia Pimienta juntou na equipa talentos como Moleiro, Loiodice, Viera e Clemente e tem sido recompensado. Está atualmente no primeiro lugar da Segunda Liga Espanhola, invicto e a praticar um futebol atrativo que se exprime na afirmação dos talentos (também jovens) da equipa. Moleiro, não sendo um jogador das estatísticas, conta com três assistências. A calculadora sorri ao ver os números, mas os olhos sorriem mais ao vê-lo em campo.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

Justin de Haas vence o prémio de defesa do mês da Liga Portugal

Justin De Haas venceu o prémio de defesa do mês da Liga Portugal. O defesa levou a melhor perante Leonardo Lelo e Jan Bednarek.

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

PUB

Mais Artigos Populares

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...

US Open #3: Carlos Alcaraz é o novo rei de Nova Iorque e do mundo

A final de um Grand Slam voltou a ser...

Nuno Espírito Santo deixa o Nottingham Forest

O Nottingham Forest deverá anunciar nas próximas horas a saída de Nuno Espírito Santo do cargo de treinador principal.