5 jovens em destaque fora das «big-5»

2. Alberto Moleiro (UD Las Palmas)

Um jovem médio do Las Palmas, franzino, com bom toque de bola e criativo. Há uns anos, estaríamos a falar de Pedri, mas hoje falamos de Alberto Moleiro.

Moleiro é um menino da rua e um produto dos anos a jogar nos bairros e praias de Tenerife. Chegou ao Las Palmas em 2019 e após um ano na equipa B bateu à porta da equipa principal de onde nunca mais saiu. É aos 19 anos o novo menino bonito das Canárias e promete chegar ao mais alto patamar do futebol europeu.

Tem no futebol o ADN irreverente de quem se fez jogador nas ruas. Preferencialmente a partir do meio – nas costas do atacante –, mas também a partir das faixas, conduz a bola coladinha ao pé, arrisca no drible e domina o timing para soltar a bola, concentrando nele a atenção para depois soltar nos colegas. Futebolisticamente as comparações com Pedri não têm grande fundamento, tirando o facto de serem ambos jogadores com qualidade superlativa e alto índice de criatividade: jogam em zonas diferentes do terreno e têm características diferentes (Pedri mais influente na criação, diferenciado no passe e Moleiro mais desequilibrador, com uma ousadia singular no drible). Ainda assim, pelo percurso e pelo potencial, os dois meninos bonitos das Canárias têm muito em comum.

Moleiro, em entrevista à Marca, definiu-se enquanto jogador: “Quando me vejo com a bola, eu encaro o adversário e procuro a melhor opção. Às vezes consigo e supero-o, outras tiram-me a bola, mas o importante é atrever-me a experimentar. É algo que vem da rua. Sempre joguei nas ruas, nos campos com os meus amigos no verão”. Poesia pura, numa altura em que a irreverência e a criatividade são cada vez mais cortadas em prol da mecanização, e em que os criativos são obrigados a vestir o fato macaco do operário e a esquecer o que foram aprendendo enquanto artesãos.

Nesta época, o Las Palmas assume novamente o estatuto de candidato à subida. Garcia Pimienta juntou na equipa talentos como Moleiro, Loiodice, Viera e Clemente e tem sido recompensado. Está atualmente no primeiro lugar da Segunda Liga Espanhola, invicto e a praticar um futebol atrativo que se exprime na afirmação dos talentos (também jovens) da equipa. Moleiro, não sendo um jogador das estatísticas, conta com três assistências. A calculadora sorri ao ver os números, mas os olhos sorriem mais ao vê-lo em campo.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.