5 jovens em destaque fora das «big-5»

2. Alberto Moleiro (UD Las Palmas)

Um jovem médio do Las Palmas, franzino, com bom toque de bola e criativo. Há uns anos, estaríamos a falar de Pedri, mas hoje falamos de Alberto Moleiro.

Moleiro é um menino da rua e um produto dos anos a jogar nos bairros e praias de Tenerife. Chegou ao Las Palmas em 2019 e após um ano na equipa B bateu à porta da equipa principal de onde nunca mais saiu. É aos 19 anos o novo menino bonito das Canárias e promete chegar ao mais alto patamar do futebol europeu.

Tem no futebol o ADN irreverente de quem se fez jogador nas ruas. Preferencialmente a partir do meio – nas costas do atacante –, mas também a partir das faixas, conduz a bola coladinha ao pé, arrisca no drible e domina o timing para soltar a bola, concentrando nele a atenção para depois soltar nos colegas. Futebolisticamente as comparações com Pedri não têm grande fundamento, tirando o facto de serem ambos jogadores com qualidade superlativa e alto índice de criatividade: jogam em zonas diferentes do terreno e têm características diferentes (Pedri mais influente na criação, diferenciado no passe e Moleiro mais desequilibrador, com uma ousadia singular no drible). Ainda assim, pelo percurso e pelo potencial, os dois meninos bonitos das Canárias têm muito em comum.

Moleiro, em entrevista à Marca, definiu-se enquanto jogador: “Quando me vejo com a bola, eu encaro o adversário e procuro a melhor opção. Às vezes consigo e supero-o, outras tiram-me a bola, mas o importante é atrever-me a experimentar. É algo que vem da rua. Sempre joguei nas ruas, nos campos com os meus amigos no verão”. Poesia pura, numa altura em que a irreverência e a criatividade são cada vez mais cortadas em prol da mecanização, e em que os criativos são obrigados a vestir o fato macaco do operário e a esquecer o que foram aprendendo enquanto artesãos.

Nesta época, o Las Palmas assume novamente o estatuto de candidato à subida. Garcia Pimienta juntou na equipa talentos como Moleiro, Loiodice, Viera e Clemente e tem sido recompensado. Está atualmente no primeiro lugar da Segunda Liga Espanhola, invicto e a praticar um futebol atrativo que se exprime na afirmação dos talentos (também jovens) da equipa. Moleiro, não sendo um jogador das estatísticas, conta com três assistências. A calculadora sorri ao ver os números, mas os olhos sorriem mais ao vê-lo em campo.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting e Santa Clara disputam contratação de defesa do Atlético Mineiro

O Sporting e o Santa Clara estão a tentar a contratação de Rómulo Júnior. O defesa-central brasileiro pertence aos quadros do Atlético Mineiro.

Fabrizio Romano confirma: Al Nassr prestes a superar Benfica para garantir João Félix

João Félix está mesmo a caminho do Al Nassr. O clube da Arábia Saudita desviou o avançado do Benfica e está perto de confirmar o jogador.

Lesão de Bruma pode ser complicada e a equipa do Benfica dedicou a vitória na Eusébio Cup ao avançado

A lesão de Bruma pode vir a ser mais complexa do que se previa. Os jogadores do Benfica dedicaram o triunfo ao avançado da equipa.

João Félix perto de ser desviado para o Al Nassr

Volte-face nas negociações: João Félix está mais longe do Benfica e a caminho do Al Nassr, de Jorge Jesus e de Cristiano Ronaldo.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting oferece 4 milhões de euros por Ricardo Mangas

O Sporting vai apresentar uma proposta que pode chegar aos quatro milhões de euros por Ricardo Mangas, lateral do Spartak Moscovo.

Juventus mantém interesse em Morten Hjulmand e já se fala nos valores do salário que vai ser oferecido

A Juventus está muito interessada na contratação de Morten Hjulmand neste mercado de transferências. O médio representa o Sporting.

Fred: «Foi um bom teste para toda a gente, para nós e para eles»

Fred analisou o encontro de apresentação dos encarnados aos sócios. Benfica defrontou o Fenerbahçe na Eusébio Cup.