As 5 melhores contratações de inverno da história do futebol

    Com a entrada do novo ano, vem também algo muito ambicionado por clubes e adeptos no futebol: o mercado de inverno. Não tão agitado como o mercado de transferências de verão, esta pequena janela em Janeiro é usada pelos clubes como um momento de pequenos ajustes no plantel, ou até, de aproveitamento de oportunidades de negócios, que no final do ano se mostram mais complicados de concretizar.

    Usualmente, quer-se dos jogadores contratados no Inverno um impacto imediato, visto que, com a época a meio, não há muito tempo para períodos de adaptações e ambientações prolongadas.

    Agora em 2024, com o mercado de transferências novamente ao rubro, é tempo de olhar para os cinco jogadores que se transferiram neste mesmo período, e que tiveram o impacto desejado nos seus novos clubes, merecedores de destaque na história do futebol.

    5.

    Bruno Fernandes Manchester United
    Fonte: Premier League

    Bruno Fernandes – Estrela e capitão do Sporting CP, o médio português já havia sido sondado pelo Manchester United anteriormente, no entanto, foi apenas a 29 de janeiro de 2020, perto do final do mercado de Inverno, que se realizou a transferência para Inglaterra. Numa verba a rondar os 65 milhões de euros, os “Red Devils”, na altura em dificuldades na Premier League, garantiram os serviços de Bruno Fernandes que, de forma imediata, colocou a equipa de Ole Gunnar Solskjaer num outro patamar.

    Desde a sua estreia até ao último jogo do campeonato, o Manchester United manteve-se invicto à boleia de oito golos e sete assistências produzidos pelo português em 14 jogos. Tendo acabado a temporada em terceiro lugar, Bruno ajudou ainda a equipa a alcançar as meias-finais da Taça de Inglaterra e da Liga Europa nesse mesmo ano.

    Até agora, quase quatro anos depois, o português estabeleceu-se como uma estrela da equipa e um dos melhores médios do mundo. Pelos ingleses, são já 69 golos e 58 assistências que vão ajudando da melhor forma possível o clube de Manchester que teima em não se reerguer da crise constante em que se insere.

    4.

    Luis Suárez – Uma das estrelas do mundial de 2010, que acompanhou o Uruguai às meias-finais da competição aos 23 anos, acabou por permanecer no AFC Ajax no retomar da temporada, mas não por muito tempo. Apesar das várias polémicas e episódios controversos ligados à sua figura, o Liverpool FC manteve o interesse no ponta de lança sul-americano e acabou mesmo por contratá-lo em janeiro de 2011, por 26 milhões de euros.

    Tendo marcado apenas quatro golos no restante da temporada, foi nas épocas seguintes que Suarez se estabeleceu como um avançado a temer pelo mundo fora. Com 82 golos em três temporadas e meia, o uruguaio teve em 2013-2014 a sua melhor época, marcando 31 golos em 33 jogos, levando o Liverpool à beira do título essa época, negado apenas pelo icónico deslize de Gerrard que afundou as esperanças dos Reds nesse ano. 

    Na época 2014-2015 foi vendido ao FC Barcelona por 81 milhões de euros e despediu-se de Inglaterra como um incrível talento que se veio a tornar num destaque geracional.

    3.

    Luís Castro Cristiano Ronaldo IFFHS reforço de inverno
    Fonte: Al Nassr

    Cristiano Ronaldo – Depois de regressar a Inglaterra em 2021, Ronaldo foi lentamente colocado de parte no Manchester United e rotulado como um problema no clube que o havia visto crescer e brilhar anteriormente. Concluída a campanha no mundial de 2022 ao serviço da seleção nacional, Cristiano anunciou depois, no mercado de inverno, a sua mudança para os sauditas do Al-Nassr, um marco que com o tempo se revelou verdadeiramente memorável.

    Todo um país mudou a sua forma de estar para com o futebol devido à sua presença, que motivou, juntamente com os extravagantes milhões investidos, dezenas de jogadores de alto calibre mundial a mudarem-se para a Arábia Saudita, tornando a liga árabe num projeto em ascensão.

    Para além do impacto mediático no panorama do futebol internacional, Cristiano destacou-se também através do impacto desportivo, isolando-se, aos 38 anos, como o melhor marcador do ano civil de 2023, com 54 golos, à frente dos maiores finalizadores a nível mundial.

    Se, em janeiro de 2023, a mudança era intitulada como um desastre, agora, exatamente um ano depois, a transferência de Ronaldo para a Arábia Saudita provou ser um acontecimento que mudou o futuro e a realidade do mundo do futebol.

    2.

    FC Porto Liverpool FC Taremi Van Dijk. O central neerlandês chegou no inverno ao Liverpool
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Virgil Van Dijk – Recordista, à data, pela transferência mais cara de sempre por um defesa, foram 85 os milhões que levaram o central neerlandês do Southampton FC para o Liverpool FC, no mercado de inverno de 2018. Desejado por Klopp há muito, Van Dijk mostrou ser a peça chave que faltava no plantel dos Reds naquele ano, tendo encaixado perfeitamente no sistema levado a cabo pelo alemão no histórico inglês.

    Ao contrário de outros jogadores, também responsáveis por transferências recordes, Van Dijk provou valer cada cêntimo, tendo ajudado o clube a chegar à final da Liga dos Campeões nesse ano e a conquistar, na época seguinte, a tão desejada orelhuda que já escapava desde a mítica final de Istambul em 2005.

    Além disso, o defesa foi também crucial na conquista do campeonato inglês em 2020, depois de 30 anos do clube sem vencer a competição, sendo hoje, um dos melhores do mundo na sua posição.

    1.

    Marcelo – Com apenas 18 anos, foi em janeiro de 2007 que Marcelo se mudou da capital brasileira para a capital espanhola, e marcou, a partir desse momento, o seu nome na história do Real Madrid CF e do futebol.

    Numa transferência avaliada em 6,5 milhões de euros, o lateral esquerdo proveniente do Fluminense foi aos poucos ganhando destaque na posição, na altura garantida por Roberto Carlos, até se assumir como titular e peça chave dos madridistas nos seus maiores períodos de glória e hegemonia no presente século.

    Em 15 anos ao serviço do Real Madrid, Marcelo conquistou 25 troféus, incluindo cinco Ligas dos Campeões e seis campeonatos espanhóis, tendo alcançado, no total, a marca dos 38 golos e 108 assistências em 545 jogos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Sporting eliminado da Liga Europeia

    O Sporting foi eliminado esta terça-feira da Liga Europeia...

    Mário Branco reuniu-se com emblema italiano

    Mário Branco é o atual diretor desportivo do Fenerbahçe,...

    Barcelona a um passo de renovar contrato com jogador até 2025

    O Barcelona está muito perto de renovar o contrato...

    Ipswich Town está a um ponto de regressar à Premier League

    O Ipswich Town está muito perto de regressar à...

    Sporting renova com jovem promessa de 18 anos

    O Sporting renovou contrato com Alexandre Brito. O médio...
    Guilherme Terras Marques
    Guilherme Terras Marques
    Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico