Os 5 melhores laterais direitos portugueses

- Advertisement -

Há 10 anos tínhamos apenas João Pereira, senhor e dono da lateral-direita da Seleção Nacional, atualmente existem tantas opções que é necessário fazer um top para organizarmos os laterais direitos da nossa seleção.

Tendo em conta a qualidade imensa que tem abençoado o nosso futebol, o Bola na Rede organizou uma lista sobre as maiores figuras da ala destra, que têm orgulho de ser portugueses.

5.

Ricardo Pereira (Leicester City FC) – 19 jogos em 2020/2021, 24 jogos em 2021/2022 e 11 jogos em 2022, 2023, esta é a razão de Ricardo Pereira estar no último lugar desta lista de laterais direitos. Dragão de berço, a qualidade do sete vezes internacional português é inegável, mas as constantes lesões (especialmente a rotura nos ligamentos cruzados e a rotura no tendão de Aquiles) ainda não o deixaram voar mais alto.

Começou a atual temporada em chamas, e se conseguir manter o nível exibicional que tem mostrado nos foxes, que nos brinda com incríveis arrancadas na ala-direita do King Power Stadium, onde é o habitat natural dele, sendo um exímio cruzador. O chamado lateral de equipa grande.

4.

Nélson Semedo (Wolverhampton Wanderers FC) – Uma das primeiras exportações do Benfica Caixa Futebol Campus, e logo para o FC Barcelona, Nélson Semedo é um lateral que pode dar garantias a qualquer treinador. A qualidade defensiva não é a sua maior arma, apesar de ter vindo a melhorar com a idade, atualmente com 29 anos, mas ofensivamente é um verdadeiro desequilibrador.

É um grande driblador, passando pelos adversários com bastante qualidade e simplicidade, preferencialmente abusando da sua velocidade, mas por vezes não consegue o melhor passe final. Apesar de no período em que esteve na Catalunha tenha evoluído muito este aspeto do seu jogo.

3.

João Mário (FC Porto) – Uma promessa vinda do Estádio do Dragão e trabalhada diretamente por Sérgio Conceição. Um ex-lateral/médio, que pode educar em todas as decisões que tem de tomar na ala destra. Prima pela sua capacidade técnica, sendo um lateral de bola no pé, capaz de criar jogo interior e é dotado de um remate fulminante.

Tem-se encaixado perfeitamente na equipa do Porto, algo que acontece desde a época transata, e parece apelar à continuação nesta campanha. As diagonais interiores dos extremos dos dragões, dá todo o espaço ao jovem, de 23 anos, para criar superioridade numérica em relação ao homem que defende, local onde solta toda a sua capacidade técnica. A sua carreira tem muito para oferecer pela Europa fora. 

2.

Diogo Dalot (Manchester United FC) – Chegou à cidade de Manchester rotulado de um dos grandes laterais direitos do futuro, não desiludiu. Diogo Dalot, agora com 24 anos, e depois de um empréstimo na Serie A ao serviço do AC Milan, conquistou o flanco direito dos Red Devils e ultrapassou Wan-Bissaka na hierarquia de Erik Ten Hag.

Foi justamente com o neerlandês que o português expôs toda a sua qualidade. É um dos laterais mais completos do mundo, seja a atacar, seja a defender e tem todas as ferramentas, técnicas ou físicas, para primar na Premier League. Tal como João Mário, dá-nos segurança do futuro da Seleção Nacional.

1.

João Cancelo (Manchester City FC) – Para muitos o melhor lateral do mundo, seja direito ou esquerdo. Esta é a definição de João Cancelo. O craque da academia do SL Benfica já nos deixou a todos embasbacados por várias ocasiões, seja no cruzamento de trivela para o incrível golo de Erling Haaland frente ao BV Borussia Dortmund, seja nos tantos golos individuais que marca vindo de uma das alas, não importa qual.

O seu currículo também é motivo de inveja. Uma Liga Portuguesa, três Premier League, uma Bundesliga e uma Serie A, ficam de fora as seis taças nacionais que ganhou nos vários países por onde passou, uma UEFA Liga das Nações e uma UEFA Liga dos Campeões. Simplesmente um dos melhores laterais direitos e jogadores do mundo. 

Subscreve!

Artigos Populares

Embate entre históricos europeus | AC Milan x Benfica

Benfica e AC Milan já não têm o poderio de outrora, mas antecipa-se ainda assim um jogo interessante, com dois técnicos portugueses nos bancos.

José Mourinho e a vitória suada do Real Madrid: «Os meus jogadores não matam os jogos quando têm oportunidades»

O Real Madrid venceu o Elche em tempo de compensação, num duelo da 6.ª jornada da La Liga. José Mourinho reagiu ao resultado.

Portugal conquista a primeira vitória no EuroVolley 2026 frente à Macedónia do Norte

Portugal venceu a Macedónia do Norte por 3-0, na quinta jornada do EuroVolley 2026, com parciais de 25-13, 25-20 e 25-20.

Atenção, Sporting: Lens confirma despedimento de Dino Toppmoller do cargo de treinador

O Lens anunciou a rescisão de contrato com Dino Toppmoller. Segundo a imprensa francesa, em causa esteve uma divergência sobre o adjunto português, Nélson Morgado.

PUB

Mais Artigos Populares

Ondrej Berka vai apitar o jogo de estreia do Torreense com o Lillestrom na Europa League

O jogo entre Torreense e Lillestrom já tem árbitro definido. Ondrej Berka vai apitar o primeiro encontro europeu na história da comitiva de Torres Vedras.

Flávio Gonçalves eleito o jovem do mês da Primeira Liga

À frente de Gianluca Prestianni e de Taichi Fukui, Flávio Gonçalves foi o jovem do mês da Primeira Liga com 33,33% dos votos.

Taça de Itália: Pedro Gonçalves marca primeiro golo pela Fiorentina e Genoa avança para os oitavos-de-final

A Fiorentina de Pedro Gonçalves e João Mário venceu o Pisa em casa por 3-0 e o Genoa de Vitinha derrotou o Sudtirol por 1-0, nos 16 avos de final da Taça de Itália.