Os 5 melhores médios na Europa até ao momento

    Esta temporada, como todas as outras, revelou-nos alguns jogadores, deu-nos certezas de outros e confirmou a desilusão de alguns. Neste artigo vou abordar os atuais cinco melhores médios a atuar nos campeonatos europeus.

    1.

    Jude Bellingham contra Serdar Saatci no Braga x Real Madrid. O inglês tem mostrado uma veia goleadora incrível, mesmo sendo um dos médios da equipa merengue.
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Jude Bellingham – O internacional inglês, que se transferiu para o Real Madrid CF, está a justificar, e de que maneira, o investimento de 100 milhões de euros. Até ao momento, em todas as competições, já disputou 26 jogos, apontando 17 golos e sete assistências. Estes são números absolutamente astronómicos para um médio-centro. Verdade se diga que beneficia (e muito) do estilo de jogo que Carlo Ancelotti proporciona aos “blancos”, permitindo que tenha muita chegada à área contrária. Mas o seu contributo vai muito além dos golos. Jude Bellingham consegue tomar conta do meio-campo quase sozinho. A sua intensidade, o seu raio de ação e as suas ações criteriosas com bola, fazem dele um talento quase geracional, ainda para mais sabendo que tem (apenas) 20 anos.

    2.

    Rodri com prémio no Mundial de Clubes onze do ano
    Fonte: Manchester City FC

    Rodri Hernández – Falando de talentos, Rodri é um dos melhores médios, se não mesmo o melhor na sua posição. O ano de 2023 vai ficar eternamente marcado pelo ano de Rodri Hernández. Ganha o triplete com o Manchester City, ao leme de Pep Guardiola, é eleito o melhor jogador da Champions League, ganha a UEFA Nations League com a seleção espanhola e é eleito o melhor jogador da competição. Fora isso, a percentagem de vitórias do Manchester City quando Rodri não jogava é bastante baixa. Logo aí se vê a influência que tem no jogo do campeão inglês. É inacreditável como é que não esteve presente no 11 do ano da FIFA. No entanto, esta temporada está a dar seguimento ao momento de forma que atravessou durante a época passada.

    3.

    Hjulmand e João Neves no Sporting x Benfica. Os dos médios têm estado em grande.
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    João Neves – O médio do SL Benfica está a explodir esta época. Um dos médios consecutivamente titular na equipa orientada por Roger Schmidt, o jovem internacional A tem se mantido como um dos melhores e mais influentes jogadores na dinâmica de jogo dos encarnados. Devido às suas características, João Neves consegue oferecer um leque de recursos que fazem dele um jogador completo e maduro, tendo em conta a sua idade. Baixa para construir, transporta bola, lança através de passes longos, duelos ofensivos e defensivos, duelos aéreos, e muito mais. Para além destes fatores técnicos, acrescenta-se ainda a sua capacidade física. Corre muitos quilómetros e raramente se lesiona. Não é muito usual ver um jogador de 19 anos a jogar da forma como João Neves joga. A título de curiosidade, João Neves foi considerado o melhor médio da liga portuguesa pelo quarto mês consecutivo. Isto diz muito do trabalho que vem a desenvolver esta temporada.

    4.

    Aleix García Girona FC
    Fonte: Girona FC

    Aleix García – O capitão do Girona tem sido um dos maiores destaques da equipa. Tem assumido o protagonismo pelo que dá ao jogo da equipa orientada por Michel. Soma três golos e quatro assistências em 22 jogos disputados. Esta temporada ficou marcada também pela sua estreia na seleção principal espanhola, num jogo frente ao Chipre. Verdade se diga que há talvez mais e melhores destaques no plantel do Girona, mas o jogo passa todo pelo médio espanhol.

    5.

    Exequiel Palacios Bayer Leverkusen
    Fonte: Bayer Leverkusen

    Exequiel Palacios O argentino tem vindo a ganhar protagonismo com Xabi Alonso ao leme da equipa de Leverkusen. Não só ele como toda a equipa. Exequiel Palacios fixou-se como um dos médios indiscutível no onze inicial e tem ganho cada vez mais importância. Divide o meio-campo com Granit Xhaka e formam uma dupla muito equilibrada. Palacios é o médio com mais liberdade para subir no terreno e, consequentemente, tem mais chegada à área adversária. Tem ainda o benefício de ser o marcador de grandes penalidades. Esta época soma 24 jogos em todas as competições, contabilizando cinco golos e três assistências. É sem dúvida um dos pilares desta equipa do Bayer que está a deslumbrar por essa Europa fora.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares