Campeonato da Arábia Saudita | O que esperar da liga dos milhões?

- Advertisement -

O início do campeonato árabe dá-se no próximo dia 11 de agosto, com o Al-Ahli a receber o Al-Hazm no estádio King Abdullah para a jornada inaugural da Roshn Saudi League. (Se alguma vez pensei começar um artigo assim? Não.).

Antes de mais, para algum contexto histórico do campeonato árabe, e não só, sugiro que leias o belo artigo do Carlos Pedro (redator BnR) aqui: “O Jogo dos Milhões: Arábia Saudita, futebol e muitos petrodólares”.

A verdade é que a liga saudita parece ter vindo mesmo para ficar (pelo menos até o budget acabar, o que parece ainda longe de acontecer) e o mais provável é enquanto eu estou a escrever este artigo mais alguma estrela do futebol internacional estar a ser anunciada num clube saudita.

Comecemos então pela estrutura e algumas regras específicas do futebol árabe. No topo da pirâmide está a Roshn Saudi League (Roshn é o patrocinador da liga) que é agora constituída por 18 equipas, em vez das 16 do ano passado. De seguida está a First Division League, que apesar de ter “First” no nome equivale à segunda divisão árabe, também com 18 equipas.

Abaixo dessa existe a Second Division League, constituída por 32 equipas que se dividem em dois grupos de 16 equipas (equivale à terceira divisão). A “quarta divisão” é a Saudi Third Division, constituída por 40 equipas que se dividem em quatro grupos de 10. Por fim, na base da pirâmide, vem a Saudi Fourth Division onde militam os restantes clubes.

Ao contrário daquilo que seria de pensar o futebol árabe não tem grandes condicionantes ou regras próprias (a MLS dos Estados Unidos da América tem mais para que se tenha noção), mas tem uma que pode vir a ser um grande entrave para o projeto saudita: limitação de jogadores estrangeiros.

Neste momento o limite de jogadores estrangeiros é de oito por equipa, o que já se provou ser uma dor de cabeça na época passada quando o Al-Nassr teve que dispensar Vincent Aboubakar para poder inscrever Cristiano Ronaldo.

Tudo indica que esta regra vai ser retirada ou alterada num futuro a curto/médio prazo. Ou isso ou o projeto saudita fica por aqui, e não me parece que a segunda opção exista sequer.

Passando agora aos clubes e às estrelas confirmadas. O campeonato árabe é composto por 18 equipas, sendo elas: Abha Club; Al Fateh; Al Hilal; Al Khaleej; Al Nassr; Al Raed; Al Taawon; Al-Ahli Jeddah; Al-Akhdoud; Al-Ettifaq; Al-Fayha; Al-Hazm; Al-Ittihad Jeddah; Al-Riyadh; Al-Shabab; Al-Tai; Al-Wehda; e Damac FC. Vamos dividir isto em dois grupos: os quatro “grandes” comprados por um fundo saudita (que também possui o Newcastle) e as outras 14 equipas.

Nas outras 14 equipas destacam-se jogadores como Jordan Henderson, Moussa Dembélé ou Vitinho – Al-Ettifaq; Uros Matic (sim, esse Uroš Matić) e Felipe Caicedo – Abha Club; Cristian Tello e Denayer – Al-Fateh; Ever banega – Al-Shabab; Bernard Mensah e Alfa Semedo – Al-Tai; Tozé (sim, também esse mesmo) – Al-Hazm; Fábio Martins. Pedro Rebocho, Ivo Rodrigues e Lisandro López – Al-Khaleej; entre tantos outros. A estes craques acrescentam-se ainda treinadores como os portugueses Pedro Emanuel e Filipe Gouveia (Al-Khaleej e Al-Hazm, respetivamente), Marcel Keizer (Al-Shabab) ou Steven Gerrard (Al-Ettifaq).

Passemos então agora aos quatro poderosos do futebol saudita. O Al-Hilal, de Jorge Jesus, reforçou-se com Rúben Neves, Kalidou Koulibaly, Sergej Milinković-Savić e Malcolm, que se juntam ainda a jogadores como Carrillo (ex- Sporting CP e SL Benfica) e Michael (que já se tinha cruzado com JJ no Flamengo). Já para não falar das propostas milionárias que o clube fez tanto a Lionel Messi como a Kylian Mbappé. Além de um avançado diz-se que o clube saudita estará perto de assegurar a contratação de Marco Verratti. Al-Hilal com um meio-campo a três composto por Rúben Neves, Milinković-Savić e Verratti, imagine-se.

O Al-Ahly treinado por Mathias Jaissle, alemão de 35 anos, ex-Salzburg, reforçou-se com Edouard Mendy, Alan Saint-Maximin, Riyad Mahrez e Roberto Firmino. Um quarteto que veio diretamente da Premier League, mas o que impressionou mais foi o trio ofensivo que se formou aqui. Já estou a imaginar… Mahrez encostado à linha no lado direito do ataque. Bola longa para a direita e o argelino “mata-a” com uma receção perfeita. Firmino vem buscar curto como ele tão bem faz e triangula com o ex-City. Mahrez vai para dentro em condução e vê do lado esquerdo Saint-Maximin a pedir bola. Faz o passe a rasgar. O francês vai no um para um, puxa para dentro, golo. Al-Ahly 1, Manchester City 7 (é pena não se cruzarem). Prosseguindo.

O Al-Nassr de Cristiano Ronaldo que é agora treinado por Luís Castro reforçou-se com Marcel Brozovic, Seko Fofana, Alex Telles, e deve estar para breve a confirmação de Sadio Mané. Reforços de peso para a equipa do internacional português que prometeu ajudar a tornar o campeonato saudita num dos mais competitivos do mundo.

Por fim, o Al-Ittihad de Nuno Espírito Santo que se reforçou com o atual Bola de Ouro, Karim Benzema, com N’Golo Kanté, “Jota” e Fabinho. Reforços de luxo para o atual campeão saudita.

Quanto a uma antevisão ou previsão sobre o campeonato… Sim, vai ser giro, vai ser giro ver que mais jogadores vão parar a Arábia, acho que a antevisão mais realista que se pode fazer é essa mesma, a de que ainda vão lá parar muitos jogadores e craques do futebol europeu.

Ah, quanto ao campeonato em si e ao possível campeão? Ui essa é complicada, mas mais difícil deve ser para os donos do fundo saudita… que têm quatro equipas para apoiar.

Renato Alexandre Soares
Renato Alexandre Soareshttp://www.bolanarede.pt
O Renato é natural de Aveiro mas atualmente reside em Lisboa. Está, neste momento, a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Tem no futebol a sua maior paixão, mas é um aficionado pelo mundo do desporto. Desde futebol até à Fórmula 1, passando pelo basquetebol e andebol, se for um desporto, tem lugar garantido na vida do aveirense.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira chega aos 25 milhões de euros e está perto de trazer de volta ao Brasileirão jogador que não rendeu na...

Jhon Arias está muito perto do Palmeiras. Avançado próximo de regressar ao Brasileirão pela porta da equipa de Abel Ferreira.

Morten Hjulmand poderá sair no final da temporada e Sporting já procura reforço para o meio-campo

O Sporting já tem alvos identificados para substituir Morten Hjulmand na próxima temporada. É esperada a saída do médio dinamarquês no final da época.

Sporting pode mudar todo o meio-campo na próxima época e já olha para o mercado

Morten Hjulmand e Hidemasa Morita podem deixar o Sporting no próximo verão. Mudança pode significar revolução no meio-campo.

Empresário de Rafa Silva admite: «Em condições normais será no Benfica que o Rafa irá terminar a carreira»

João Araújo, empresário de Rafa Silva, desvendou os pormenores da saída do jogador do Besiktas e do regresso às águias. Eis as novidades.

PUB

Mais Artigos Populares

Empresário de Rafa Silva deixa mensagem aos adeptos do Benfica: «Ele é muito competitivo e o tempo é que vai trazer as respostas sobre...

João Araújo, empresário de Rafa Silva, desvendou os pormenores da saída do jogador do Besiktas e do regresso às águias. Eis as novidades.

Empresário de Rafa Silva confirma interessados para lá do Benfica: «Sempre foi um jogador que atraiu mercado e continua a ser um jogador com...

João Araújo, empresário de Rafa Silva, desvendou os pormenores da saída do jogador do Besiktas e do regresso às águias. Eis as novidades.

Zlatan Ibrahimovic recorda conflitos com Pep Guardiola no Barcelona e a chamada com José Mourinho: «Disse-lhe para não me colocar a jogar»

Zlatan Ibrahimovic recordou a sua passagem pelo Barcelona, os conflitos com Pep Guardiola e uma conversa com José Mourinho no Manchester United.