Jogo da Quarta Divisão Inglesa teve mais de 37 mil adeptos nas bancadas

- Advertisement -

Mansfield FC e Port Vale FC, da quarta divisão inglesa, defrontaram-se este sábado no playoff para ocupar a última vaga de subida à League One (terceira divisão) e acompanharem o Forest Green Rovers FC, o Exeter City FC e o Bristol Rovers FC, já promovidos. O jogo terminou com a vitória do Port Vale por 3-0, com golos de Harrart, Wilson e Benning, mas o destaque não vai por aí.

Mais um jogo decisivo entre duas equipas dos escalões inferiores foi realizado no histórico Estádio de Wembley. É como que tradição em Inglaterra que os playoffs de subida de divisão e outros jogos, como finais da Taça de Inglaterra ou da Taça da Liga, sejam jogados lá, independentemente das equipas.

No total, estiveram presentes 37 303 adeptos de ambas as equipas no encontro, que fizeram festa durante os noventa minutos e mostraram que não é o historial do clube que define a preferência. Este tipo de números acaba por ser normal em países como Inglaterra ou Alemanha. A verdade é que os adeptos corresponderam e aderiram em massa à necessidade de apoio e de representação das cidades.

A festa do futebol começou ainda antes do jogo, na parte de fora do estádio, com a concentração de adeptos das duas equipas em peso. Os adeptos não queriam perder um momento que poderia vir a ser importante para o clube e para a cidade e deslocaram-se a Wembley para apoiar fortemente o seu clube. As bancadas estavam pintadas de preto e branco (Port Vale) e de amarelo (Mansfield), num grande ambiente.

Perto de 222 quilómetros separam Mansfield de Wembley, mas isso não impediu uma grande mobilidade da massa adepta. Mansfield é uma cidade cuja população cresceu com a expansão do carvão e das minas no século XIX, sendo o clube acompanhado por famílias humildes, enaltecendo-se o apoio ao clube seja onde for.

Não muito diferente é a situação dos adeptos do Port Vale. A cidade natal do clube (Stoke-on-Trent) fica a cerca de 250 quilómetros de Wembley e os seus habitantes vivem essencialmente da cerâmica e da indústria. Ainda a acrescentar, é nesta cidade que se situa o Stoke City FC, clube histórico inglês que reside atualmente na segunda divisão.

Assim, é de enaltecer atitudes como as dos adeptos de ambos os clubes, mais ainda numa quarta divisão inglesa, que servem como um exemplo a seguir no futebol.

Leonardo Pereira
Leonardo Pereirahttp://www.bolanarede.pt
O Leonardo é um jovem vimaranense que estuda Comunicação e Jornalismo, e que ambiciona ser jornalista, preferencialmente de desporto. Ele não consegue negar, gosta disto e é isto que quer fazer.

Subscreve!

Artigos Populares

Em canal aberto, grátis e não só: onde ver todos os jogos do Mundial 2026 esta terça-feira, 16 de junho?

O Mundial 2026 continua com os jogos dos Grupos I e J. Sabe onde ver os encontros da noite (e madrugada) desta terça-feira, 16 de junho.

Oceano Cruz abandona o comando da Seleção Sub-20 após a conquista do Torneio Maurice Revello: «Chega a altura de me despedir…»

Depois de três anos no cargo, Oceano Cruz está de saída da Seleção Sub-20. O treinador deixou uma mensagem de despedida nas redes sociais.

Cabo Verde em destaque: Os cinco representantes em Portugal e a herança deixada por muitos outros

5 dos jogadores que ajudaram Cabo Verde a fazer história na estreia no Mundial 2026 têm contrato em Portugal e muitos outros já estiveram de passagem.

Imprensa espanhola reage ao empate frente a Cabo Verde: «Um desastre logo à partida»

O jornal Marca reagiu ao empate no jogo inaugural do Grupo H do Mundial 2026, destacando que «Espanha entrou para a história de Cabo Verde».

PUB

Mais Artigos Populares

Bélgica não convence e deixa para trás pontos diante do Egito na estreia no Mundial 2026

A Bélgica empatou com o Egito na estreia das duas seleções no Mundial 2026. Empate abre contas do Grupo G da competição.

Luis de La Fuente reflete sobre o empate entre Espanha e Cabo Verde: «Quando a bola não quer entrar… não quer entrar»

Luis de La Fuente deixou elogios à organização defensiva de Cabo Verde e destacou o número de oportunidades criadas por Espanha.

Jan van Hecke sofre lesão no olho no empate dos Países Baixos frente ao Japão: «Não estou a ver muito bem»

O defesa neerlandês Jan van Hecke ficou com um olho negro no empate dos Países Baixos frente ao Japão por 2-2.