Maratona ou Sprint? | A reta final na corrida pelo título nas cinco principais ligas europeias

- Advertisement -

ITÁLIA: UMA QUESTÃO DE TEMPO

Com 19 – não é erro de digitação – pontos de vantagem é já claro que as ruas de Nápoles celebrarão. Mais de 30 anos depois, os adeptos fervorosos da cidade do Sul – rivalidade a todos os níveis com o Norte – vão finalmente soltar o grito entalado na garganta desde 1990, para alegria e júbilo de Maradona que, no altar dos deuses, está certamente a sorrir com a campanha do Nápoles.

Spalletti rejuvenescido trouxe as bases relacionais do futebol das interações a um Nápoles que se via sem alguns dos ídolos recentes – Koulibaly, Insigne ou Mertens. Com um mercado cirúrgico, apostando em mercados e jogadores alternativos e com a proposta de Spalletti perfeitamente adequada à equipa, o Nápoles voou. Osimhen e Kvaratskhelia são a dupla sensação da temporada e os representantes máximos do Nápoles que voltará ao topo.

Em Itália, mais do que no título, a principal luta está no acesso à Liga dos Campeões do próximo ano. Lazio, Inter e Milan partem à frente, mas Roma, Atalanta e Juventus – a quem foram subtraídos 15 pontos – têm condições para sonhar realisticamente. Com vários confrontos entre si, todas as jornadas apresentarão mudanças na tabela. Há uma competitividade muito grande na Liga Italiana fruto do trabalho tático extensível a vários clubes na última década que finalmente tem recolhido os frutos. 

Itália é hoje lugar de vanguarda no que ao plano tático diz respeito. As marcações predominantemente individuais e muitas vezes no campo todo obrigaram muitos treinadores a arranjar novas maneiras de as superar, saindo curto e procurando superá-las. Spalletti, De Zerbi, Italiano, Inzaghi, Sarri, entre outros foram e são nomes de luxo que refletem a qualidade do futebol em solo transalpino que já há muito abandonou os vários rótulos associados ao futebol extremamente defensivo. Não é obra do acaso termos três equipas italianas nos quartos da Champions.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.