Maratona ou Sprint? | A reta final na corrida pelo título nas cinco principais ligas europeias

ITÁLIA: UMA QUESTÃO DE TEMPO

Com 19 – não é erro de digitação – pontos de vantagem é já claro que as ruas de Nápoles celebrarão. Mais de 30 anos depois, os adeptos fervorosos da cidade do Sul – rivalidade a todos os níveis com o Norte – vão finalmente soltar o grito entalado na garganta desde 1990, para alegria e júbilo de Maradona que, no altar dos deuses, está certamente a sorrir com a campanha do Nápoles.

Spalletti rejuvenescido trouxe as bases relacionais do futebol das interações a um Nápoles que se via sem alguns dos ídolos recentes – Koulibaly, Insigne ou Mertens. Com um mercado cirúrgico, apostando em mercados e jogadores alternativos e com a proposta de Spalletti perfeitamente adequada à equipa, o Nápoles voou. Osimhen e Kvaratskhelia são a dupla sensação da temporada e os representantes máximos do Nápoles que voltará ao topo.

Em Itália, mais do que no título, a principal luta está no acesso à Liga dos Campeões do próximo ano. Lazio, Inter e Milan partem à frente, mas Roma, Atalanta e Juventus – a quem foram subtraídos 15 pontos – têm condições para sonhar realisticamente. Com vários confrontos entre si, todas as jornadas apresentarão mudanças na tabela. Há uma competitividade muito grande na Liga Italiana fruto do trabalho tático extensível a vários clubes na última década que finalmente tem recolhido os frutos. 

Itália é hoje lugar de vanguarda no que ao plano tático diz respeito. As marcações predominantemente individuais e muitas vezes no campo todo obrigaram muitos treinadores a arranjar novas maneiras de as superar, saindo curto e procurando superá-las. Spalletti, De Zerbi, Italiano, Inzaghi, Sarri, entre outros foram e são nomes de luxo que refletem a qualidade do futebol em solo transalpino que já há muito abandonou os vários rótulos associados ao futebol extremamente defensivo. Não é obra do acaso termos três equipas italianas nos quartos da Champions.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal falhou contratação de avançado português antes de fechar Darwin Núñez

Gonçalo Ramos rejeitou uma mudança para a Arábia Saudita. Al Hilal acabou por fechar contratação de Darwin Núñez.

Franjo Ivanovic estreia-se a marcar pelo Benfica na Champions League

O Benfica está a vencer o Nice por 1-0 na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Champions League. Franjo Ivanovic estreia-se a marcar.

Manchester United de Ruben Amorim já conhece o preço de alvo para o meio-campo: 115 milhões de euros

O Manchester United demonstrou interesse na contratação de Carlos Baleba. Brighton quer travar a saída do médio neste verão.

Fechado: Darwin Núñez vai mesmo trocar Liverpool pelo Al Hilal

Darwin Núnez vai ter novo desafio na carreira. Ex-Benfica prepara-se para trocar Liverpool pelo Al Hilal neste verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Frederico Varandas entre as figuras presentes no velório de Jorge Costa no Estádio do Dragão

Frederico Varandas esteve no Estádio do Dragão para prestar condolências devido à morte de Jorge Costa. Eis quem mais.

Manchester United de Ruben Amorim avança por médio que atua na Premier League

O Manchester United está interessado em Carlos Baleba. Red Devils entram em contacto com a comitiva do médio do Brighton.

Arsenal derrotado pelo Villarreal na primeira titularidade de Viktor Gyokeres

O Arsenal perdeu esta quarta-feira com o Villarreal por 3-2 num jogo particular. Viktor Gyokeres estreou-se a titular.