Maratona ou Sprint? | A reta final na corrida pelo título nas cinco principais ligas europeias

ITÁLIA: UMA QUESTÃO DE TEMPO

Com 19 – não é erro de digitação – pontos de vantagem é já claro que as ruas de Nápoles celebrarão. Mais de 30 anos depois, os adeptos fervorosos da cidade do Sul – rivalidade a todos os níveis com o Norte – vão finalmente soltar o grito entalado na garganta desde 1990, para alegria e júbilo de Maradona que, no altar dos deuses, está certamente a sorrir com a campanha do Nápoles.

Spalletti rejuvenescido trouxe as bases relacionais do futebol das interações a um Nápoles que se via sem alguns dos ídolos recentes – Koulibaly, Insigne ou Mertens. Com um mercado cirúrgico, apostando em mercados e jogadores alternativos e com a proposta de Spalletti perfeitamente adequada à equipa, o Nápoles voou. Osimhen e Kvaratskhelia são a dupla sensação da temporada e os representantes máximos do Nápoles que voltará ao topo.

Em Itália, mais do que no título, a principal luta está no acesso à Liga dos Campeões do próximo ano. Lazio, Inter e Milan partem à frente, mas Roma, Atalanta e Juventus – a quem foram subtraídos 15 pontos – têm condições para sonhar realisticamente. Com vários confrontos entre si, todas as jornadas apresentarão mudanças na tabela. Há uma competitividade muito grande na Liga Italiana fruto do trabalho tático extensível a vários clubes na última década que finalmente tem recolhido os frutos. 

Itália é hoje lugar de vanguarda no que ao plano tático diz respeito. As marcações predominantemente individuais e muitas vezes no campo todo obrigaram muitos treinadores a arranjar novas maneiras de as superar, saindo curto e procurando superá-las. Spalletti, De Zerbi, Italiano, Inzaghi, Sarri, entre outros foram e são nomes de luxo que refletem a qualidade do futebol em solo transalpino que já há muito abandonou os vários rótulos associados ao futebol extremamente defensivo. Não é obra do acaso termos três equipas italianas nos quartos da Champions.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Pablo Rosario a um passo do FC Porto: quem é o novo médio dos dragões?

Pablo Rosario está muito perto de assinar pelo FC Porto, deixando o Nice em definitivo para se juntar novamente a Francesco Farioli atual técnico dos dragões.

José Mourinho indicou que não conhece vice-presidente do Fenerbahçe mas fotos provam o contrário

José Mourinho indicou durante a antevisão da partida frente ao Benfica que não conhece Hamdi Akin, mas existem fotos que os colocam juntos.

Estugarda obrigado a ir às grandes penalidades para vencer Braunschweig

O Estugarda conseguiu o apuramento para a segunda eliminatória da Taça da Alemanha, depois de vencer o Braunschweig.

Pafos conquista apuramento para a Champions League

O Pafos e o Estrela Vermelha empataram a uma bola durante esta terça-feira e os cipriotas conseguiram apurar-se para a Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Wolverhampton segue em frente na Taça da Liga Inglesa com golo de Rodrigo Gomes

O Wolverhampton está apurado para a fase seguinte da Taça da Liga Inglesa, depois de vencer por 3-2 o West Ham United.

Futuro de Jeremiah St. Juste mais perto de estar definido

Jeremiah St. Juste está mais perto de ser reforço do Union Berlin, deixando o Sporting a título definitivo, depois de ser apontado ao Osasuna, mas o acordo caiu.

Pablo Rosario é reforço do FC Porto e deixa o Nice

Pablo Rosario vai ser confirmado em breve como novo reforço do FC Porto. O médio vai abandonar o Nice nos próximos dias. O jogador vai realizar os testes médicos pelos leões.