Nemanja Nikolić: Um goleador esquecido na Europa

Cabeçalho Futebol Internacional

Nemanja Nikolić é aquilo a que se pode chamar um goleador nato, mas nem o facto de ter apontado cerca de 130 golos nos últimos seis anos fez com que o internacional húngaro fosse noticia na generalidade dos meios de comunicação da Europa Ocidental.

Nascido em Senta, na antiga Jugoslávia, filho de pai sérvio e mãe húngara, Nikolić fez quase toda a sua carreira profissional no futebol magiar. Depois de passagens por emblemas de escalões inferiores, onde, mesmo assim, fez jus à sua veia goleadora, Nikolić chega ao Videoton FC em 2010, onde viria a privar com o técnico português Paulo Sousa, com quem não teve sempre uma relação pacifica. Apesar de muitas vezes preterido do onze inicial do actual treinador da ACF Fiorentina na época de 2011-12, Nikolić conseguiu marcar nada mais, nada menos, que 19 golos em 30 jogos, muitos deles como suplente utilizado. Os seus golos não foram, no entanto, suficientes para que o emblema da cidade de Székesfehérvár revalidasse o título que havia vencido na temporada anterior.

Nemanja Nikolić ao serviço do Legia Warszawa Fonte: Legia
Nemanja Nikolić ao serviço do Legia Warszawa
Fonte: Legia

Com o seu faro para o golo sempre altamente apurado, foi na temporada 2014-15, já sem Paulo Sousa, que Nikolić conseguiu o seu melhor registo ao serviço do Videoton FC, apontando 21 golos em 25 jogos ajudando, assim, a sua equipa a recuperar o título de campeão da Hungria, que lhe fugia desde 2011. As excelentes prestações ao serviço do emblema de Székesfehérvár valeram-lhe uma transferência para o país vizinho, a Polónia, para representar um histórico do futebol europeu, o Legia Warszawa.

A mudança não afectou o internacional húngaro, bem pelo contrário, e Nemanja Nikolić tornou-se rapidamente numa peça fundamental da equipa orientada pelo actual selecionador russo, Stanislav Cherchesov. Com 28 golos marcados em 37 partidas, Nikolić tornou-se, não só, no melhor marcador da Ekstraklasa (Liga Polaca), como também arrecadou o título de melhor jogador do ano. O Legia Warszawa acabaria por vencer a liga, com dois pontos de vantagem sobre o GKS Piast Gliwice, beneficiando e de que forma, da veia goleadora de Nikolić, que apontou quase metade dos 58 golos marcados pelo emblema da capital polaca nessa temporada.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Kanya Fujimoto troca o Gil Vicente pelo Championship

Kanya Fujimoto foi confirmado durante este domingo como o mais recente reforço do Birmingham City, equipa do Championship.

Mario Balotelli está a ser associado a mais equipas

Mario Balotelli terminou o seu contrato com o Genoa. O jogador pode rumar ao outro lado do Oceano Atlântico.

Barcelona pensa em lateral direito com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros

O Barcelona está muito interessado em contratar Marc Pubill, lateral direito que se tem destacado ao serviço do Almería.

FC Porto com ausência de peso no primeiro dia de Francesco Farioli

Francesco Farioli começou a trabalho no projeto FC Porto durante este domingo. Andoni Zubizarreta não apareceu nas instalações dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica admite estratégia para contratar João Félix

João Félix pode regressar ao Benfica no mercado de transferências de verão. O jogador tem contrato com o Chelsea.

Fenerbahçe confirma chegada de Jhon Durán

Jhon Durán foi confirmado durante este domingo como o mais recente reforço do Fenerbahçe, por empréstimo do Al Nassr.

Ajustes precisam-se… | Portugal x Itália

A derrota pesada frente a Espanha abriu a competição da pior maneira para as navegadoras e, particularmente, para Francisco Neto