O primeiro ídolo nunca se esquece

- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

Lembro-me da algumas imagens de 90, nomeadamente da grande penalidade convertida por Andreas Brehme e da festa alemã após confirmada a vitória sobre a Argentina de Maradona, dos festejos do camaronês Roger Milla ou do estilo inconfundível de René Higuita.

APOSTA AGORA ATÉ 50€ ATRAVÉS DESTE LINK NO CAMPEONATO DO MUNDO SEM RISCO!

Mas foi quatro anos depois, durante umas férias no Algarve, que me apaixonei pelo Campeonato do Mundo. Foi também aí que ganhei o meu primeiro grande ídolo no futebol: Romário de Souza Faria. “O Baixinho”, conforme também era tratado, era ele próprio um tratado, mas de futebol. Aquele golo de bico, as fintas, a irreverência, o entendimento com Bebeto, que celebrizou o festejo com o gesto de embalar uma criança nos braços.

Romário foi um génio. Chegou a esse Mundial dos Estados Unidos, em 1994, depois de uma época fabulosa em Barcelona, com mais de trinta golos e com exibições que enchiam o olho a qualquer adepto de futebol. É impossível esquecer aqueles jogos da LaLiga que a SIC nos mostrava depois de almoço, narrados pelo incontornável Jorge Perestrelo. Adorava ver o Barça de Johan Cruyff, com Zubizarreta, Koeman, Guardiola, Amor, Stoichkov, Salinas e, claro, Romário, entre outros vários craques.

“O Baixinho” foi o meu primeiro ídolo. Na minha coleção de camisolas estão lá as duas dessa época, tanto a do Barça como a do “Escrete”, da canarinha, como também aprendi nessa altura que se podia tratar a seleção do Brasil. Fiquei a torcer pelo país irmão, até porque Portugal não era presença assídua nas grandes competições. A primeira presença lusitana de que me lembro já aconteceu em 96, aquele Euro que para mim será sempre o Euro de uma linda camisola portuguesa e do chapéu de Poborsky.

Agora é diferente. Temos seleção nos Mundiais e nos Europeus e temos uma grande seleção. Se pensarmos em candidatos a vencer o Mundial, há vários. Mas Romário, “O Baixinho”, só houve um. O meu primeiro ídolo.

Artigo de opinião de Pedro Castelo,
narrador ELEVEN e ZAP

Pedro Castelo
Pedro Castelohttp://www.bolanarede.pt
Desde que se lembra de ser gente que gosta de futebol, mas sabe que se apaixonou a sério pelo jogo em 1994, com 12 anos. Romário liderava o Brasil à conquista do Mundial dos EUA e tornou-se no primeiro ídolo do Pedro Castelo. O “Baixinho” e Iniesta são os seus jogadores preferidos de sempre. Na área da comunicação social desde 1998, o Pedro Castelo é daquelas pessoas com dias que parecem ter mais de 24 horas. Na televisão, é narrador na Eleven e na ZAP (Angola e Moçambique). Na rádio, é coordenador da Rádio Voz de Alenquer e relata na TSF - Rádio Notícias. Na imprensa, também em Alenquer, coordena o jornal Nova Verdade. No online, relata em flashscore.pt.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Fernandes anunciado como o Wildcard do Estoril Open

Pedro Fernandes será o wildcard para a fase de qualificação do Millennium Estoril Open. O português vai começar a treinar no Rafa Nadal Academy.

Cristiano Ronaldo ‘contrata’ piloto Fermín Aldeguer para a AVA

O piloto da MotoGP, Fermín Aldeguer, é o novo membro da Advanced Recovery for Athletes (AVA), uma de várias empresas de Cristiano Ronaldo.

Futsal: Sporting marca sete no Fundão e Benfica goleia o Caxinas

O Sporting venceu por 7-1 na visita ao Fundão e o Benfica derrotou o ADCR Caxinas por 5-1, na Primeira Liga de Futsal.

PSV de olho na contratação de lateral português para a próxima temporada

O PSV quer contar com Thierry Correia para a próxima época. O lateral português é visto como um sucessor a Sergiño Dest, que está a ser apontado à saída no mercado de verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica não convence Lyon de Paulo Fonseca e pode sair da equipa no final da temporada

Roman Yaremchuk não convence em França. O Lyon, de Paulo Fonseca, tem uma clausula de opção de compra, mas está com dúvidas para avançar para a aquisição definitiva.

Governo emite comunicado no seguimento das audiências com Sporting e FC Porto

Após as audiências do Sporting e FC Porto com a Ministra do Desporto, o Governo emitiu um comunicado oficial, apelando a «atuação responsável».

Celta de Vigo anuncia renovação com Claudio Giráldez por mais uma temporada

O Celta de Vigo renovou o contrato de Claudio Giráldez. O treinador espanhol estendeu o vínculo com a equipa de Vigo por mais uma temporada.