O primeiro ídolo nunca se esquece

- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

Lembro-me da algumas imagens de 90, nomeadamente da grande penalidade convertida por Andreas Brehme e da festa alemã após confirmada a vitória sobre a Argentina de Maradona, dos festejos do camaronês Roger Milla ou do estilo inconfundível de René Higuita.

APOSTA AGORA ATÉ 50€ ATRAVÉS DESTE LINK NO CAMPEONATO DO MUNDO SEM RISCO!

Mas foi quatro anos depois, durante umas férias no Algarve, que me apaixonei pelo Campeonato do Mundo. Foi também aí que ganhei o meu primeiro grande ídolo no futebol: Romário de Souza Faria. “O Baixinho”, conforme também era tratado, era ele próprio um tratado, mas de futebol. Aquele golo de bico, as fintas, a irreverência, o entendimento com Bebeto, que celebrizou o festejo com o gesto de embalar uma criança nos braços.

Romário foi um génio. Chegou a esse Mundial dos Estados Unidos, em 1994, depois de uma época fabulosa em Barcelona, com mais de trinta golos e com exibições que enchiam o olho a qualquer adepto de futebol. É impossível esquecer aqueles jogos da LaLiga que a SIC nos mostrava depois de almoço, narrados pelo incontornável Jorge Perestrelo. Adorava ver o Barça de Johan Cruyff, com Zubizarreta, Koeman, Guardiola, Amor, Stoichkov, Salinas e, claro, Romário, entre outros vários craques.

“O Baixinho” foi o meu primeiro ídolo. Na minha coleção de camisolas estão lá as duas dessa época, tanto a do Barça como a do “Escrete”, da canarinha, como também aprendi nessa altura que se podia tratar a seleção do Brasil. Fiquei a torcer pelo país irmão, até porque Portugal não era presença assídua nas grandes competições. A primeira presença lusitana de que me lembro já aconteceu em 96, aquele Euro que para mim será sempre o Euro de uma linda camisola portuguesa e do chapéu de Poborsky.

Agora é diferente. Temos seleção nos Mundiais e nos Europeus e temos uma grande seleção. Se pensarmos em candidatos a vencer o Mundial, há vários. Mas Romário, “O Baixinho”, só houve um. O meu primeiro ídolo.

Artigo de opinião de Pedro Castelo,
narrador ELEVEN e ZAP

Pedro Castelo
Pedro Castelohttp://www.bolanarede.pt
Desde que se lembra de ser gente que gosta de futebol, mas sabe que se apaixonou a sério pelo jogo em 1994, com 12 anos. Romário liderava o Brasil à conquista do Mundial dos EUA e tornou-se no primeiro ídolo do Pedro Castelo. O “Baixinho” e Iniesta são os seus jogadores preferidos de sempre. Na área da comunicação social desde 1998, o Pedro Castelo é daquelas pessoas com dias que parecem ter mais de 24 horas. Na televisão, é narrador na Eleven e na ZAP (Angola e Moçambique). Na rádio, é coordenador da Rádio Voz de Alenquer e relata na TSF - Rádio Notícias. Na imprensa, também em Alenquer, coordena o jornal Nova Verdade. No online, relata em flashscore.pt.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Vítor Pereira, Nuno Espírito Santo e Tottenham: Leeds United vence Wolves na Premier League

O Leeds United venceu em casa o Wolverhampton por 3-0 na jornada 33 da Premier League. Fica com mais resultados do dia.

Portugal sofre cedo mas completa reviravolta frente à Eslováquia

Na quarta jornada da Qualificação para o Mundial 2027, Portugal venceu por 2-1 na Eslováquia, depois de sofrer um golo nos primeiros 10 minutos.

Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso avança para a final da Champions League Africana

Este sábado, o Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso bateu o Espérance e garantiu o bilhete para a final da Champions League Africana.

Union Berlin derrotado na estreia de Marie-Louise Eta e Borussia Dortmund oferece o título ao Bayern Munique: Eis os resultados do dia...

Na 30.ª jornada da Bundesliga, o Wolfsburg bateu o Union Berlin por 2-0 e o Borussia Dortmund foi batido por 2-1 pelo Hoffenheim.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho: «Parece-me que há muito tempo que o Benfica não ganha o dérbi de Alvalade, mas vamos lá para ganhar»

José Mourinho projeta o Sporting x Benfica. Águias preparam-se para enfrentar leões em Alvalade em jogo da Primeira Liga.

José Mourinho com boas notícias quanto a Richard Ríos: «Está bem»

José Mourinho projeta o Sporting x Benfica. Águias preparam-se para enfrentar leões em Alvalade em jogo da Primeira Liga.

Hervé Renard despedido da Arábia Saudita e já há candidato a sucessor

A dois meses do Mundial 2026, o técnico francês Hervé Renard foi demitido e a Federação da Arábia Saudita iniciou a busca por um novo selecionador.