Os 5 avançados mais subvalorizados do futebol atual

1.

Josef Martinez (Atlanta United FC) – Um motor de golos, que se converteu num dos meus jogadores preferidos do futebol atual.

Um jogador que vem de um país onde poucos ou nenhuns atletas conseguem singrar ao mais alto nível. Com 19 anos, emigrou da quente Venezuela para a fria Suíça, para jogar no BSC Young Boys, tendo depois sido emprestado a um clube da Segunda Divisão Suíça. Apesar da conjuntura difícil, deu nas vistas e recebeu o convite do Torino FC, onde não se adaptou. Teve alguns momentos bons, marcou 13 golos, mas a concorrência de Maxi Lopez, Quagliarella, Amauri, Ciro Immobile e Belotti retiram-lhe minutos e margem de manobra, acabando por jogar muitas vezes como extremo, dada a sua velocidade elevada.

Foi perante este cenário menos positivo que apareceu o clube certo no momento certo – Josef Martinez assinou pelo recém-criado Atlanta United dos Estados Unidos da América, treinado na altura por Tata Martino. Além de ter conseguido vencer títulos coletivos internos, foi eleito melhor marcador e MVP do campeonato no ano de 2018.

Os números pessoais desde que chegou a Atlanta, no que a golos diz respeito, são absolutamente impressionantes: em 2017, marcou 19 golos; em 2018, “faturou” por 35 vezes; já em 2019, apontou 32 tentos; por fim, em 2020, devido a uma lesão grave que o retirou dos relvados até ao início de 2021, apenas disputou três jogos, tendo marcado dois golos.

Em 2018, Josef Martínez tornou-se o jogador mais titulado de uma só época desportiva na história do campeonato americano, ganhado o prémio de MVP do campeonato, MVP do jogo All-Star, bota de ouro do campeonato e MVP da final do play-off, que deu o título a Atlanta.

No dia 24 de agosto de 2018, bateu o recorde individual de golos do campeonato americano. Em 2019 bateu mais um recorde, tornando-se o primeiro jogador da história do campeonato americano a marcar em 9 jogos consecutivos, recorde esse que continuaria a aumentar até aos 15 jogos consecutivos, alcançando a terceira maior série de jogos consecutivos a marcar no futebol mundial, apenas atrás de Messi e Tor Henning Hamre. Detém igualmente o recorde de jogador com mais hat tricks na história do campeonato norte americano.

Um jogador rápido, inteligente, agressivo, que chuta bem com os dois pés e com um sentido de baliza fantástico. Quando decidi escrever sobre este tema, não tive qualquer dúvida sobre o meu primeiro lugar. Um regalo para os olhos e um pesadelo para qualquer defesa.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.