Os 5 avançados mais subvalorizados do futebol atual

- Advertisement -

1.

Josef Martinez (Atlanta United FC) – Um motor de golos, que se converteu num dos meus jogadores preferidos do futebol atual.

Um jogador que vem de um país onde poucos ou nenhuns atletas conseguem singrar ao mais alto nível. Com 19 anos, emigrou da quente Venezuela para a fria Suíça, para jogar no BSC Young Boys, tendo depois sido emprestado a um clube da Segunda Divisão Suíça. Apesar da conjuntura difícil, deu nas vistas e recebeu o convite do Torino FC, onde não se adaptou. Teve alguns momentos bons, marcou 13 golos, mas a concorrência de Maxi Lopez, Quagliarella, Amauri, Ciro Immobile e Belotti retiram-lhe minutos e margem de manobra, acabando por jogar muitas vezes como extremo, dada a sua velocidade elevada.

Foi perante este cenário menos positivo que apareceu o clube certo no momento certo – Josef Martinez assinou pelo recém-criado Atlanta United dos Estados Unidos da América, treinado na altura por Tata Martino. Além de ter conseguido vencer títulos coletivos internos, foi eleito melhor marcador e MVP do campeonato no ano de 2018.

Os números pessoais desde que chegou a Atlanta, no que a golos diz respeito, são absolutamente impressionantes: em 2017, marcou 19 golos; em 2018, “faturou” por 35 vezes; já em 2019, apontou 32 tentos; por fim, em 2020, devido a uma lesão grave que o retirou dos relvados até ao início de 2021, apenas disputou três jogos, tendo marcado dois golos.

Em 2018, Josef Martínez tornou-se o jogador mais titulado de uma só época desportiva na história do campeonato americano, ganhado o prémio de MVP do campeonato, MVP do jogo All-Star, bota de ouro do campeonato e MVP da final do play-off, que deu o título a Atlanta.

No dia 24 de agosto de 2018, bateu o recorde individual de golos do campeonato americano. Em 2019 bateu mais um recorde, tornando-se o primeiro jogador da história do campeonato americano a marcar em 9 jogos consecutivos, recorde esse que continuaria a aumentar até aos 15 jogos consecutivos, alcançando a terceira maior série de jogos consecutivos a marcar no futebol mundial, apenas atrás de Messi e Tor Henning Hamre. Detém igualmente o recorde de jogador com mais hat tricks na história do campeonato norte americano.

Um jogador rápido, inteligente, agressivo, que chuta bem com os dois pés e com um sentido de baliza fantástico. Quando decidi escrever sobre este tema, não tive qualquer dúvida sobre o meu primeiro lugar. Um regalo para os olhos e um pesadelo para qualquer defesa.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: Samu já tem data marcada para o regresso ao Olival

Samu Aghehowa foi operado ao joelho direito em Espanha, onde permanecerá até viajar de volta para o Porto, na próxima segunda-feira.

Abel Ferreira ultrapassa Telê Santana e atinge marca histórica no Brasileirão

Abel Ferreira comanda o Palmeiras há cinco anos, três meses e 15 dias, tornando-se o quinto treinador com mais tempo na frente de um clube brasileiro.

Raúl Asencio revela estado de Vinícius Júnior: «Isto não cabe no mundo do futebol, portanto obviamente que está irritado»

Raúl Asencio falou de Vinícius Júnior. Na saída do centro de treinos, o defesa comentou o estado do jogador brasileiro.

Zrinjski Mostar continua conto de fadas bósnio e trava Crystal Palace: eis os primeiros resultados do dia na Conference League

O Zrinjski Mostar continua sem perder em casa nesta edição da Conference League. No duelo contra o Crystal Palace empate por 1-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United chega aos 40 milhões de euros por defesa do Barcelona

O Manchester United está interessado em reforçar o clube com mais um lateral esquerdo. Alejandro Baldé (Barcelona) na lista culé.

Habib Beye regressa ao Marselha como treinador: eis o histórico do técnico enquanto jogador do clube

Habib Beye é o novo treinador do Marselha. Técnico senegalês volta a clube que representou como jogador e sucede a Roberto De Zerbi.

Ange Postecoglu e a passagem pelo Nottingham Forest: «Foi uma decisão errada, não sei o que estava a pensar»

Ange Postecoglou refletiu sobre a passagem pelo Nottingham Forest, que durou apenas 39 dias, durante os quais participou em oito jogos e não venceu nenhum.