Rangers FC 1-2 Celtic FC: Acreditar não basta e católicos “protestaram”

- Advertisement -

A CRÓNICA: VITÓRIA VERDE E BRANCA EM PARTIDA ELETRIZANTE

Na religião do futebol, os clássicos são um dos principais mandamentos. Então imaginem quando o título está praticamente em jogo. A três pontos de diferença, o Rangers FC recebeu o seu velho rival Celtic FC na penúltima jornada da fase regular da Liga Escocesa. Correção: seis pontos agora.

Haveria melhor forma de começar? Duvido. A intensidade de jogo foi idêntica ao ambiente do estádio: uma loucura. Em apenas seis minutos, já tínhamos dois golos (um de cada lado). O Rangers abriu as portas da emoção com um tiro de Aaron Ramsey (1-0) e o Celtic respondeu logo com golo de Tom Rogic, em recarga ao remate de Hatate (1-1).

Entre Protestantes e Católicos, foi uma guerra muito bem repartida com ligeira superioridade verde e branca até ao intervalo. Havia fé e quando há fé, há golo. Após uma confusão na grande área, o central Cameron Carter-Vickers gira e de pé esquerdo concretiza a reviravolta do Celtic (1-2, aos 42´).

Na segunda parte, prosseguia o mesmo cenário: jogo equilibrado, intenso e algo partido onde a fadiga já entrava no 11 inicial do Celtic (daí as substituições prematuras). Por conseguinte, a equipa de Glasgow crescia na partida e sufocava cada vez mais o adversário. Sentia-se então o desespero pelo golo, onde a muralha defensiva adversária e Joe Hart eram os guardiões de um Inferno iminente. Contudo, não se limitaram a defender: ainda dispuseram de uma grande oportunidade que poderia ter sentenciado o resultado.

O tempo chegou ao fim e o Rangers perdeu em casa contra o Celtic por 1-2, ficando agora a seis pontos dos rivais.

 

A FIGURA

Cameron Carter-Vickers (Celtic FC) – Marcou o golo da reviravolta e foi indispensável no capítulo defensivo da equipa: sete duelos aéreos ganhos, nove despachos de bola e três interceções. Juntamente com Carl Starfelt, liderou a proteção da baliza, ajudando a vencer.

 

O FORA DE JOGO

Fragilidades no processo ofensivo do Rangers FC – No geral, dispuseram de mais bola e remates (16). No entanto, não foram capazes de marcar e vencer a partida – muito devido às dificuldades na ligação entre setores e na construção, sobretudo o último passe para a criação de oportunidades mais flagrantes. Sem golos, não há felicidade.

 

ANÁLISE TÁTICA – RANGERS FC

Na 270ª edição do derby “Old Firm”, o Rangers perfilou-se em 4-2-3-1 contra o Celtic. Observámos uma entrada sufocante com uma boa pressão que se traduziu em golo inicial – acalmaram e dividiram a partida na restante parte. Já no segundo tempo, regressaram a esse espírito e encostaram o adversário às cordas, apesar das evidentes dificuldades na ligação entre setores e construção no último terço. Faltou alguém que dirigisse as operações e, consequentemente, faltou o golo. Acreditar não basta.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Allan McGregor (6)

Calvin Bassey (7)

Leon Balogun (6)

Connor Goldson (7)

James Tavernier (6)

Ryan Jack (5)

John Lundstram (6)

Ryan Kent (7)

Aaron Ramsey (7)

Joe Aribo (5)

Kemar Roofe (5)

SUBS UTILIZADOS

Scott Arfield (6)

Fashion Sakala (7)

 

ANÁLISE TÁTICA – CELTIC FC

Alinhados em 4-3-3, a estratégia verde e branca reinou em Glasgow. Depois de um aperto inicial, conseguiram impor o seu jogo: pressão alta de modo a condicionar a primeira fase de construção do Rangers e forçar o erro; transição ofensiva em poucos toques e pensamento defensivo de toda a equipa na procura de ganhar os inúmeros duelos físicos. Viu-se algumas vezes Jota em constante rotação de posições (entre extremo-direito e esquerdo).

Na segunda parte, dada a vantagem, entregaram a posse ao adversário e retraíram-se cada vez mais em bloco baixo com o intuito de fechar os espaços e controlar a largura. Ainda assim, saíram algumas vezes em contragolpe.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Joe Hart (7)

Greg Taylor (4)

Carl Starfelt (7)

Cameron Carter-Vickers (8)

Josip Juranovic (6)

Reo Hatate (5)

Callum McGregor (6)

Tom Rogic (7)

Daizen Maeda (6)

Giorgos Giakoumakis (6)

Jota (6)

SUBS UTILIZADOS

Matt O´Riley (6)

Nir Bitton (7)

Anthony Ralston (6)

David Turnbull (6)

Liel Abada (5)

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Enrique encantado com o golo e assistência de Nuno Mendes frente ao Nice: «Pode jogar como número 9»

Nuno Mendes apontou um golo e uma assistência na goleada do PSG diante do Nice por 4-0. Luis Enrique deixou grandes elogios ao internacional português.

Torreense aumenta série de vitórias na visita a Felgueiras e mantém lugar no pódio

Na 27.ª jornada da Segunda Liga, o Torreense chegou à terceira vitória consecutiva ao bater o Felgueiras por três bolas a zero.

Benfica vence Marítimo e aumenta vantagem provisória na liderança da Primeira Liga Feminina

O Benfica derrotou o Marítimo na Madeira. Águias regressam às vitórias na Primeira Liga Feminina.

Atenção, Braga: Dois jogadores importantes do Real Bétis podem recuperar a tempo dos quartos-de-final

Isco e Giovani Lo Celso podem recuperar a tempo do embate entre Braga e Real Bétis nos quartos-de-final da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Conceição lamenta desaire da Juventus e atira: «Tento ajudar a equipa com as minhas qualidades»

A Juventus empatou com o Sassuolo na Serie A e pôs em risco um lugar nos postos europeus. Francisco Conceição reagiu ao desaire.

Regresso de Fotis Ioannidis adiado: Eis os novos detalhes sobre a lesão do avançado do Sporting

Fotis Ioannidis continuará afastado dos relvados até meados de abril, falhando assim os próximos quatro jogos do Sporting.

Steven Gerrard critica Ruben Amorim pela forma como lidou com Kobbie Mainoo: «Foi impróprio»

A lenda do Liverpool deixou fortes críticas a Ruben Amorim, referindo que devia ter dado mais oportunidades ao médio inglês, Kobbie Mainoo.