Real Betis Balompié 1-1 Valencia CF (5-4 G.P.): Andaluzes são os Reis da Taça de Espanha

A CRÓNICA: FORAM PRECISOS MAIS DE 120 MINUTOS PARA QUEBRAR UM JEJUM COM 17 ANOS

Num dia de grande decisão em Espanha, o Real Betis Balompié e o Valencia CF defrontaram-se no Estádio La Cartuja, com vista à conquista da Taça do Rei, título esse que os valencianos conquistaram pela última vez em 2019, enquanto os sevilhanos procuravam quebrar um jejum que durava há 17 anos.

Posto isto, o Betis entrou com a corda toda no encontro, abrindo o marcador ainda dentro do primeiro quarto de hora da partida, por intermédio de Borja Iglesias. Ainda assim, e mesmo com os andaluzes por cima da partida, o Valencia conseguiu reagir e chegar ao empate, por Hugo Duro, à passagem do minuto 30. Apesar do domínio dos verdiblancos na partida, o resultado iria mesmo empatado para o intervalo.

Já no segundo tempo, o equilíbrio foi nota dominante, com ambas as equipas a disporem de oportunidades para se adiantarem no marcador, mas com o andar do relógio, o jogo foi-se tornando mais físico e tático, com muita luta pela posse de bola e pouca verticalidade e objetividade das equipas a nível ofensivo. Contudo, o Betis voltou a melhorar e a estar por cima, principalmente nos últimos dez minutos, mas o guardião Mamardashvili mostrou-se a grande nível. O nó no marcador não foi desfeito, e a decisão teve que ser levada a prolongamento.

No tempo extra as equipas mostraram-se algo calculistas, numa altura em que a fadiga também se começou a notar, e as oportunidades de golo escassearam. Só no desempate através de grandes penalidades se decidiu o vencedor do troféu, no qual o Betis levou a melhor e conquistou, assim, um ‘caneco’ que fugia há quase duas décadas.

Para além da conquista da taça, os sevilhanos garantiram também, com esta vitória, uma vaga na edição da Liga Europa na próxima temporada.

A FIGURA

Borja Iglesias – O avançado espanhol foi, na minha opinião, o melhor em campo até à sua saída, tendo sido determinante no jogo da sua equipa, para além do tento apontado.

O FORA DE JOGO

Álex Moreno – O lateral esquerdo do Betis esteve muito aquém nesta partida, tanto a nível defensivo como ofensivo, aspeto em que tem sido determinante para a equipa andaluz nesta temporada.

 

ANÁLISE TÁTICA – REAL BETIS BALOMPIÉ

Manuel Pellegrini colocou os seus comandados em campo alinhados no seu habitual sistema tático de 4-2-3-1. O Betis mostrou ser forte no jogo interior, com os seus médios em constante movimento e a conseguir boas linhas de passe, procurando também levar a bola com alguma pressa ao último terço do terreno defendido pelo Valencia. Fekir foi uma constante dor de cabeça para a defensiva adversária, bem como as incursões de Juanmi.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Bravo (6)

Bellerín (6)

Pezzella (6)

Bartra (6)

Moreno (6)

Rodríguez (7)

Carvalho (7)

Canales (6)

Fékir (7)

Juanmi (6)

Iglesias (8)

SUBS UTILIZADOS

Joaquín (6)

Guardado (7)

José (6)

Miranda (6)

Ruibal (6)

Tello (6)

 

ANÁLISE TÁTICA – VALENCIA CF

Já os pupilos de José Bordalás, apresentaram-se num dispositivo tático base em 3-4-2-1, com o internacional português Gonçalo Guedes a ser a referência no ataque. O Valencia mostrou-se bem organizado defensivamente, como é típico nas equipas comandadas por Bordalás, dando primazia ao contra-ataque nos momentos de transição ofensiva, de maneira a ferir a organização do Betis, estratégia essa que teve algum sucesso.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Mamardashvili (5)

Paulista (5)

Diakhaby (6)

Alderete (7)

Foulquier (5)

Soler (7)

Guillamón (6)

Kourouma (6)

Gayà (7)

Duro (7)

Guedes (6)

SUBS UTILIZADOS

Correia (6)

Gil (6)

Racic (6)

Musah (6)

Pedro Paulo
Pedro Paulohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Comunicação Social, o Pedro procura construir os alicerces de uma futura carreira como jornalista desportivo. Apaixonado por futebol, nunca diz que não a uma boa partida do desporto rei.

Subscreve!

Artigos Populares

Conrad Harder já foi autorizado a viajar pelo Sporting e já tem data prevista para a realização dos exames médicos para reforçar o AC...

Conrad Harder está fechado como reforço do AC Milan por 24+3 milhões de euros, ficando o Sporting com 10% de uma futura venda. Acordo está selado e o avançado vai fazer exames médicos esta terça-feira.

Alvo do FC Porto para o meio-campo quer deixar o Bolonha

Giovanni Fabbian quer deixar o Bolonha neste mercado. O médio deseja somar mais minutos e tem interessados, nomeadamente o FC Porto. O futuro de Giovanni Fabbian está indefinido.

Eis a percentagem de venda futura que o Sporting reservará na transferência de Conrad Harder para o AC Milan

O Sporting tem acordado receber 10% de uma futura venda de Conrad Harder. O avançado dinamarquês está a caminho do AC Milan por 24+3 milhões de euros.

CMVM não vai travar candidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica

A CMVM respondeu ao questionamento relativo à candidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica. Não vai haver qualquer supervisão da Comissão do Mercado de Valores Imobiliários.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens risca 2 jogadores do plantel do Braga e saídas vão acontecer nos próximos dias

O Braga continua a preparar o plantel da próxima época. Robson Bambu e João Marques não entram nas contas de Carlos Vicens e vão sair do clube. Nenhum dos jogadores soma qualquer minuto pelo Braga nesta época.

Imprensa turca revela proposta do Trabzonspor por Stephen Eustáquio e exigências do FC Porto

O Trabzonspor quer garantir a contratação de Stephen Eustáquio nos próximos dias. FC Porto exige 10 milhões de euros para vender o médio. O médio tem 28 anos e é internacional A pelo Canadá por 50 ocasiões.

Richard Ríos regressa às redes sociais e deixa mensagem: «Continue trabalhando em silêncio»

Richard Ríos é a contratação mais sonante do Benfica na temporada. Médio regressou às redes sociais e deixou uma pequena mensagem relativa ao trabalho feito em silêncio.