📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Revista Libertadores: Pressão por títulos atrapalha brasileiros

- Advertisement -

Na semana passada, a Libertadores da América 2019 iniciou a sua fase de grupos, onde sete clubes brasileiros – com grandes diferenças orçamentais – se estrearam com vitórias, derrotas e um empate.

Com exceção do São Paulo FC, que vergonhosamente foi eliminado na primeira fase pelo fraco Talleres, os brasileiros que sobreviveram na competição continental jogaram, mais uma vez, com o estigma de que “equipas brasileiras não sabem jogar na Libertadores”. A máxima foi verdadeira, pelo menos, nas últimas cinco edições, com apenas um título de uma equipa brasileira, conquistado pelo Grêmio em 2017.

Nos jogos dos emblemas brasileiros realizados na primeira jornada da fase de grupos da Libertadores tivemos de tudo, inclusive um empate apático do último campeão continental brasileiro e um “autocarro” vergonhoso da equipa com o maior orçamento da América do Sul.

Nas duas últimas décadas, a Libertadores da América tornou-se a competição mais desejada pelos clubes brasileiros, que procuram compensar pelos anos que passaram sem dar valor ao título. E por causa de toda essa pressão acabam por jogar de forma nervosa e inconsequente.

Disputa de bola entre Alex Castro (Tolima) e Rony (Atético MG) 
Fonte: Conmebol

Nesta primeira jornada, por exemplo, o único clube que jogou bem foi o Cruzeiro, que venceu o Huracán fora de casa por 1 a 0. Treinado pelo experiente e “copeiro” Mano Menezes, o Cruzeiro é uma das equipas mais sólidas no Brasil e, sem dúvidas, vai lutar pelo título continental.

Já o campeão da Taça Sul Americana de 2018, o Athletico Paranaense, jogou muito mal e perdeu seu jogo por 1 a 0 com o Tolima, fora de casa, o que mostra que o Athlético não está pronto para a competição e que provavelmente não vai muito longe.

Outra decepção, desta vez maior, foi a derrota do Atlético Mineiro, em casa, para o Cerro Porteño – que está na terceira posição no Campeonato Paraguaio. Com uma equipa tecnicamente superior, o “Galo mineiro” vacilou diante da equipa paraguaia e, se continuar a praticar o medíocre futebol mostrado até agora, não chegará à próxima fase da competição.

Os milionários Flamengo e Palmeiras, apesar das vitórias conquistadas em cima de San José e Junior Barranquilla, respectivamente, pelos placares de 1-0 e 2-0, tiveram desempenhos vexantes, atuando muito abaixo das expectativas para equipas que valem juntas cerca de R$ 800,8 milhões (cerca de 184 milhões de euros).

O Palmeiras, mesmo jogando fora de casa, ao fazer o primeiro golo, recuou como equipa pequena e passou o jogo quase todo sob pressão da equipa colombiana, que no final da partida acabou por ceder um contra-ataque que possibilitou o segundo golo do Palmeiras. Felipe Scolari já recebera muitas críticas por parte da torcida alviverde. Já o Flamengo sofreu para ganhar pelo placar mínimo contra o fraquíssimo – e quase horrível – San José.

Mais uma temporada começa e – mais uma vez – os clubes brasileiros entram em campo com a necessidade de provar que “sabem jogar na Libertadores”, pressionados pelos adeptos, pela própria imprensa, pelas direções e até mesmo pelos próprios orçamentos. Talvez isso mude quando perceberem que não há mística, espírito ou fatores externos; quando perceberem que para ganhar a Libertadores basta apenas jogar futebol.

Foto de capa: CONMEBOL

Renato M. Mendes
Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.

Subscreve!

Artigos Populares

Bolas, carambolas e ressaltos | Benfica

É daí que chegam as carambolas e os ressaltos à imagem de metáfora da participação do Benfica nesta Champions League. Nesses lances casuais, faltou outra sorte, mas também engenho.

Benfica à espera: Eis os onzes prováveis do FC Porto x Famalicão para a Taça de Portugal

O FC Porto vai receber esta quinta-feira o Famalicão nos oitavos de final da Taça de Portugal. Fica com os onzes prováveis.

Mercado a mexer no Benfica: os nomes cogitados à saída da Luz

O Benfica pode mexer no seu plantel durante a próxima janela de transferências, com jogadores a serem apontados à saída.

Real Madrid acelera para a contratação de jogador do Cádiz já em janeiro

O Real Madrid está muito interessado em garantir a contratação de Guille González, jogador que pertence aos quadros do Cádiz.

PUB

Mais Artigos Populares

João Marques vai sair do Braga já em janeiro

João Marques vai sair do SC Braga, onde chegou em 2024. O antigo jogador do Estoril de 23 anos não entra nos planos de Carlos Vicens.

Barcelona vira-se para Itália e negoceia novo avançado para janeiro

Moise Kean é o alvo identificado pelo Barcelona, que vê no italiano o perfil de idade ideal. Já existem conversas em andamento.

Ligue 1 rescinde contrato com BeIN Sports e já tem novo transmissor

A Ligue 1 será transmitida pela Ligue 1+, streaming oficial da liga francesa, no Reino Unido e Irlanda. A BeIN Sports perde os direitos após rescisão do contrato.