📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Superliga Europeia | A competição que (quase) ninguém quer

- Advertisement -

NINGUÉM QUER UM FUTEBOL “PERFEITO” PARA ESTÁDIOS VAZIOS

Imaginemos – apenas para efeitos de reflexão – que o objetivo de tal iniciativa não é puramente financeiro. Os maiores clubes, os melhores jogadores, juntos numa só liga. Jogos grandes todas as semanas e uma incerteza constante sobre quem seria o vencedor. A combinação parece perfeita, mas é aí que está o problema. O futebol não é perfeito. Não quer ser perfeito.

Em 2014, antes do mundial do Brasil, a Nike lançou um anúncio que ficou na memória coletiva de muitos jovens que, como eu, o viram vezes sem conta. Na animação intitulada “The Last Game”, um cientista pretende substituir os melhores jogadores do mundo por clones que não cometem erros. Os clones começam por derrotar facilmente todos os que os desafiavam. Em pouco tempo, passam a dominar o desporto, à medida que os atletas humanos desistiam. O futebol tornara-se exclusivo a clones e, portanto, perfeito.

Ao bom estilo de Hollywood, o mau da fita acaba derrotado quando os antigos futebolistas se apercebem que os jogos se tinham tornado aborrecidos, que os estádios estavam vazios e que o desporto estava a morrer. A moral da história: o futebol vive do risco, da genialidade, da surpresa. Esse cientista, cujas ambições nos parecem imediatamente nefastas e utópicas, nada mais queria do que melhorar o desporto. Em busca de uma competição sem falhas. Mas esqueceu-se que não é isso que os adeptos querem.

Tal como no anúncio, nenhum adepto quer este futebol perfeito, reservado aos “tubarões”. Mas, ao contrário do cientista, os donos dos clubes interessados em participar não vivem num mundo ideológico. O objetivo é apanhar o comboio dos biliões e aumentar as receitas dos seus clubes-empresa para valores inimagináveis. Mesmo que isso implique reduzir as probabilidades de conquistar títulos. Para quê ficar a ganhar “tostões” nas competições internas?

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Viktor Gyokeres e a falta de golos no Arsenal: «Em Portugal passei por um período semelhante quando cheguei»

Viktor Gyokeres regressou recentemente ao Arsenal. Em entrevista, o avançado sueco abordou a vontade em regressar aos golos.

Bernardo Silva revela o seu melhor amigo no futebol e um sonho que ainda precisa de cumprir: «Seria a maior conquista da minha vida»

Bernardo Silva revelou que Rúben Dias é o seu melhor amigo no futebol. O médio ainda falou do sonho de conquistar o Mundial por Portugal.

FC Porto assinala fim de carreira de John Cena com foto de Deniz Gul: «Fim de uma era»

John Cena despede-se dos ringues este sábado. O FC Porto assinalou a data histórica com mensagem nas redes sociais.

Gil Vicente soma 4º jogo consecutivo sem vencer e deixa escapar pontos contra o Casa Pia

O Gil Vicente empatou em Rio Maior, diante do Casa Pia, na 14.ª jornada da Primeira Liga. Galos em senda mais negativa.

PUB

Mais Artigos Populares

Duelo entre CAB Madeira e FC Porto para a Taça de Portugal de Basquetebol adiado devido a mau tempo

A partida entre CAB Madeira e FC Porto foi adiada devido a mau tempo. As condições meteorológicas também afetaram o Nacional x Tondela, na Primeira Liga.

Breve aparição de Lionel Messi irrita fãs e gera caos na Índia: «Só vimos dirigentes e atores»

Lionel Messi está em digressão pela Índia. O astro argentino esteve apenas 5 minutos no Estádio Salt Lake, o que gerou caos e polémica.

Pai de Renato Veiga aprova novo chief scout do Benfica: «Pareceu-me sempre muito coerente e competente, gostei muito»

Nélson Veiga revelou quando conheceu Patrick Dippel. O novo chief scout do Benfica estava no Basileia, quando Renato Veiga se mudou para a Suíça.