Superliga Europeia | A competição que (quase) ninguém quer

- Advertisement -

O FUTEBOL DEPENDE DA UEFA PARA COMBATER OS MAIS RICOS?

No meio de tudo isto, algo de bom. A tantas vezes malograda UEFA tomou uma posição e ameaçou com medidas duras para as equipas que participem na Superliga Europeia. Para além de ações judiciais, o organismo que rege o futebol europeu prometeu impedir os clubes de competir noutras competições e os seus jogadores de serem chamados à seleção. Claro que a UEFA sabe que perderá muito dinheiro caso esta competição siga em frente e não age por pura defesa do futebol.

De resto, o novo formato da Liga dos Campeões, previsto já para 2024, não difere assim tanto dos moldes desta nova Liga. Pode-se até dizer que é uma “Champions” mascarada de Superliga. O objetivo é juntar 36 clubes numa mesma tabela classificativa, sendo que todos disputam dez jogos. No final, as oito melhores seguem para os oitavas-de-final de forma direta, enquanto os clubes entre o 9º e o 24º lugar disputam um playoff de acesso a esses mesmo “oitavos”. Ao fim de contas, seriam 225 jogos no total.

No entanto, a nova Liga dos Campeões vai continuar a aberta a todos os países da Europa e o mérito desportivo vai continuar a ser o principal critério para a qualificação. Uma competição mais comercial, mas que pelo menos mantém os valores que todos reconhecemos ao desporto.

Não deixa de ser algo irónico que a única hipótese para combater uma péssima ideia seja apenas uma ideia menos má. Mas, dadas as circunstâncias, parece mesmo que a UEFA é a última barreira institucional à criação da Superliga.

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A magia das línguas: Dicionário Português-Euskara do mundo do futebol

O País Basco conta com uma língua própria, com uma dificuldade de aprendizagem acima da média. A sua origem é desconhecida.

Rangers rejeita 15 milhões de euros do Fenerbahçe por Youssef Chermiti

O Rangers não aceitou uma proposta de 15 milhões de euros por Youssef Chermiti. O avançado internacional sub-21 português tem estado em destaque na equipa escocesa.

Gonçalo Esteves deixa o Alverca e vai assinar por equipa italiana

Gonçalo Esteves vai deixar o Alverca. O lateral português vai terminar o empréstimo e vai assinar pelo Catanzaro a título definitivo.

Fechado: Alex Amorim deixa o Alverca e é a maior venda da história do clube ribatejano

O Alverca já fechou a venda de Alex Amorim para o Genoa. O médio brasileiro vai ser vendido por oito milhões de euros, mais dois milhões de euros em bónus.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges reflete sobre a sua carreira: «Tudo começou lá atrás quando tinha 26 anos e comecei a treinar a formação do Mirandela»

Rui Borges falou com os jornalistas durante esta terça-feira, num encontro válido pela oitava jornada da Champions League.

Rui Borges e a recuperação de Ousmane Diomandé: «A vontade dele jogar é tanta, independentemente da máscara»

Rui Borges falou com os jornalistas durante esta terça-feira, num encontro válido pela oitava jornada da Champions League.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Preparámos o jogo olhando mais para o coletivo do que para o individual»

Rui Borges marcou presença esta terça-feira no San Mamés, de forma a realizar a antevisão ao encontro entre o Sporting e o Athletic.