Superliga Europeia | A competição que (quase) ninguém quer

- Advertisement -

O FUTEBOL DEPENDE DA UEFA PARA COMBATER OS MAIS RICOS?

No meio de tudo isto, algo de bom. A tantas vezes malograda UEFA tomou uma posição e ameaçou com medidas duras para as equipas que participem na Superliga Europeia. Para além de ações judiciais, o organismo que rege o futebol europeu prometeu impedir os clubes de competir noutras competições e os seus jogadores de serem chamados à seleção. Claro que a UEFA sabe que perderá muito dinheiro caso esta competição siga em frente e não age por pura defesa do futebol.

De resto, o novo formato da Liga dos Campeões, previsto já para 2024, não difere assim tanto dos moldes desta nova Liga. Pode-se até dizer que é uma “Champions” mascarada de Superliga. O objetivo é juntar 36 clubes numa mesma tabela classificativa, sendo que todos disputam dez jogos. No final, as oito melhores seguem para os oitavas-de-final de forma direta, enquanto os clubes entre o 9º e o 24º lugar disputam um playoff de acesso a esses mesmo “oitavos”. Ao fim de contas, seriam 225 jogos no total.

No entanto, a nova Liga dos Campeões vai continuar a aberta a todos os países da Europa e o mérito desportivo vai continuar a ser o principal critério para a qualificação. Uma competição mais comercial, mas que pelo menos mantém os valores que todos reconhecemos ao desporto.

Não deixa de ser algo irónico que a única hipótese para combater uma péssima ideia seja apenas uma ideia menos má. Mas, dadas as circunstâncias, parece mesmo que a UEFA é a última barreira institucional à criação da Superliga.

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela fecha avançado, que deverá ser oficializado depois do jogo contra o Benfica

O Tondela garantiu a contratação de Benjamin Kimpioka junto do Sivasspor. Avançado chega por empréstimo com opção de compra.

João Mário dá luz verde para mudar de clube em Itália

João Mário aceita rumar ao Bolonha. Lateral português prepara-se para um empréstimo da Juventus sem opção de compra.

Carlos Alcaraz bate Novak Djokovic e conquista o Open da Austrália pela primeira vez

Carlos Alcaraz é o grande vencedor do Open da Austrália. O tenista espanhol bateu Novak Djokovic na final do torneio.

Grémio empata em casa com Juventude no Campeonato Gaúcho e Luís Castro deixa críticas: «O primeiro agente pacificador do jogo é o árbitro»

O Grémio empatou a um golo frente ao Juventude, na sexta jornada do Campeonato Gaúcho. No final do jogo, o técnico português deixou críticas para a arbitragem.

PUB

Mais Artigos Populares

Zé Pedro pode deixar o Cagliari e rumar ao Brasileirão

O futuro de Zé Pedro está em cima de mesa. O defesa-central português de 28 anos pode deixar o Cagliari e rumar ao Atlético Mineiro.

Treinador do Besiktas volta ao ataque: «Nunca vi um jogador como Rafa Silva na minha vida»

O treinador do Besiktas, Sergen Yalcin, voltou a deixar críticas contra Rafa Silva. O avançado do Benfica foi visado na última conferência de imprensa.

Petit é forte candidato ao cargo do Santa Clara

Petit está na lista do Santa Clara. Emblema da Primeira Liga anunciou a saída de Vasco Matos durante este sábado.