Superliga Europeia | A competição que (quase) ninguém quer

O FUTEBOL IMPERFEITO

Este ano, o Manchester City FC vai vencer o campeonato inglês com todo o mérito. Mas ninguém vai recordar a época 2020/2021 como recorda a epopeia do Leicester City FC em 2015/2016. A Juventus FC tem dominado o futebol italiano, mas ninguém dirá que a “Vecchia Signora” joga melhor do que a Atalanta BC. Qualquer adepto vai querer entrar no novo Santiago Bernabeu, mas o melhor ambiente estará num Ramon Sanchez Pizjuan a abarrotar de 40 mil sevilhanos a torcer pelo clube da sua cidade. Dou por mim a falar no Leicester, na Atalanta e no Sevilha FC como se de pequenos clubes se tratassem. Mas é essa mesma absurdidade que uma Superliga Europeia incute.

Por muito aliciante que a ideia de ver um FC Barcelona x Real Madrid CF todas as semanas possa parecer, iria perder a piada ao fim de pouco tempo. Era como jantar todos os dias a mesma coisa, ver sempre o mesmo filme ou vestir a mesma camisa todas as manhãs. O futebol é feito da surpresa, da genialidade inesperada. Dos jogadores amadores que eliminam um plantel de milhões na Taça. Do candidato à descida que está na luta pela Liga Europa.

O que seria o futebol sem o Leicester? Sem o FC Porto de 2004, o AFC Ajax de 2019, o Olympique Lyonnais de 2020, o Bayer 04 Lervekusen de 2002, o Villarreal CF de 2006, o VL Wolfsburg de 2009, o RC Deportivo La Coruna do início do século, o Notthingam Forest FC dos anos 80. A lista é infinita, porque todos anos há uma surpresa e uma desilusão, todas as semanas há um “grande” que escorrega frente a um “pequeno”. O futebol alimenta-se todos os dias de imperfeição.

Sem isto, o futebol deixa de ser futebol e passa a ser um espetáculo. Uma luta entre os mais poderosos numa Superliga que ninguém quer ver.

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

2 dias, 5 reforços: o balanço do Torreense em 48 horas agitadas no mercado

O Torreense fechou cinco contratações nas últimas 48 horas (nem tanto). David Bruno, Alejandro Alfaro, Aritz Muguruza, Arnau Casas e Chumbinho no clube.

Afonso Rodrigues deixa o Famalicão em definitivo e é o 1º reforço do Tondela

Afonso Rodrigues foi oficializado como novo jogador do Tondela. Extremo português é o primeiro reforço de Ivo Vieira.

Yassin Oukili é reforço do Casa Pia

Yassin Oukili foi oficializado como novo jogador do Casa Pia. O médio de 24 anos chega a Portugal proveniente dos Países Baixos.

Surpresa: jogador do Amora vai rumar ao Levante

Afner Cá vai deixar o Amora nos próximos dias para ser reforço do Levante, emblema que foi promovido à La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica lança ataque à convocatória de Portugal para o Euro de Hóquei em Patins: «Ficaram inexplicavelmente de fora»

O Benfica emitiu um comunicado a mostrar-se perplexo em relação à convocatória de Portugal para o Euro de Hóquei em Patins.

FC Porto despede-se de Fábio Vieira e confirma regresso do médio ao Arsenal

Fábio Vieira está de volta ao Arsenal após empréstimo ao FC Porto. Dragões já se despediram do médio português.

Nápoles não esquece aniversário do Sporting

O Nápoles decidiu dar os parabéns ao Sporting durante esta terça-feira, através de uma mensagem nas suas redes sociais.