📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Superliga Europeia | A competição que (quase) ninguém quer

- Advertisement -

O FUTEBOL IMPERFEITO

Este ano, o Manchester City FC vai vencer o campeonato inglês com todo o mérito. Mas ninguém vai recordar a época 2020/2021 como recorda a epopeia do Leicester City FC em 2015/2016. A Juventus FC tem dominado o futebol italiano, mas ninguém dirá que a “Vecchia Signora” joga melhor do que a Atalanta BC. Qualquer adepto vai querer entrar no novo Santiago Bernabeu, mas o melhor ambiente estará num Ramon Sanchez Pizjuan a abarrotar de 40 mil sevilhanos a torcer pelo clube da sua cidade. Dou por mim a falar no Leicester, na Atalanta e no Sevilha FC como se de pequenos clubes se tratassem. Mas é essa mesma absurdidade que uma Superliga Europeia incute.

Por muito aliciante que a ideia de ver um FC Barcelona x Real Madrid CF todas as semanas possa parecer, iria perder a piada ao fim de pouco tempo. Era como jantar todos os dias a mesma coisa, ver sempre o mesmo filme ou vestir a mesma camisa todas as manhãs. O futebol é feito da surpresa, da genialidade inesperada. Dos jogadores amadores que eliminam um plantel de milhões na Taça. Do candidato à descida que está na luta pela Liga Europa.

O que seria o futebol sem o Leicester? Sem o FC Porto de 2004, o AFC Ajax de 2019, o Olympique Lyonnais de 2020, o Bayer 04 Lervekusen de 2002, o Villarreal CF de 2006, o VL Wolfsburg de 2009, o RC Deportivo La Coruna do início do século, o Notthingam Forest FC dos anos 80. A lista é infinita, porque todos anos há uma surpresa e uma desilusão, todas as semanas há um “grande” que escorrega frente a um “pequeno”. O futebol alimenta-se todos os dias de imperfeição.

Sem isto, o futebol deixa de ser futebol e passa a ser um espetáculo. Uma luta entre os mais poderosos numa Superliga que ninguém quer ver.

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Guarda-redes do Girona quer sair do clube em janeiro e agente revolta-se: «Abriu mão de uma grande quantia de dinheiro no Fenerbahçe e assinou...

Dominik Livakovic, guarda-redes croata emprestado pelo Fenerbahçe no início da temporada, quer sair do Girona já no mercado de janeiro.

Despedida emocional na última internacionalização de Teemu Pukki pela Finlândia

Teemu Pukki, uma das maiores figuras do futebol na Finlândia, retirou-se da seleção aos 35 anos, após 133 internacionalizações e 42 golos.

Antigo selecionador espanhol condena Lamine Yamal: «Não vai durar muito»

Javier Clemente condenou Lamine Yamal sobre o seu comportamento. O antigo selecionador espanhol prevê uma carreira mal sucedida do atleta do Barcelona.

Treinador do Marinhense alvo de denúncia por alegado abuso psicológico antes do duelo com o Sporting

Rui Sacramento foi alvo de uma denúncia anónima no Sindicato de Jogadores. O Marinhense está informado sobre o caso e já abriu uma investigação.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto e Benfica empatam a 27 no Clássico de Andebol

Terminou empatado a 27 o Clássico de Andebol da 11.ª jornada da Liga. Pontos repartidos entre o FC Porto e o Benfica.

Manchester United de Ruben Amorim recusou contratar médio no último dia do mercado de transferências de

Conor Gallagher esteve na lista do Manchester United e continua a estar. Red devils recusaram contratar médio no último dia do mercado de verão.

Histórico avançado do Manchester United avalia contratação de Benjamin Sesko

Andy Cole, ex-internacional inglês e goleador no Manchester United, ofereceu a sua opinião sobre a contratação de Benjamin Sesko.