Tomás Handel | O farol do Estrela Vermelha

- Advertisement -

O ex-jogador do Vitória SC e atual Estrela Vermelha, Tomás Handel, encontrou uma nova “casa” onde tem sido fulcral para o sucesso da equipa no campeonato sérvio.

A poucas horas do fecho do mercado de verão, o médio português saiu da equipa de Guimarães, de forma surpreendente, e saiu para uma equipa que, apesar de disputar a Liga Europa, não é equivalente à qualidade que todos, em Portugal, lhe reconheciam. Nesta contratação, o Estrela Vermelha desembolsou cerca de 3,2 milhões de euros + um milhão em objetivos, além de ceder 20% numa futura venda.

O impacto de Tomás Handel foi imediato: golo na estreia na goleada frente ao Zeleznicar Pancevo (7-1), tendo jogado os 90 minutos da partida. Desde então, foi titular em oito dos nove jogos disputados, somando apenas um golo marcado e ainda sem qualquer assistência feita.

Contudo, e apesar das estatísticas não serem as mais “famosas”, sobretudo no diz respeito aos passes para golo, Handel é o “farol do Estrela Vermelha”: é por ele que tudo o jogo da equipa sérvia passa.

Utilizado, maioritariamente, como médio centro ao lado de Mhmudu Bajo ou Rade Krunic, o português é quem construi desde trás, posição que o deixa mais confortável, tendo em conta que é a zona em que mais jogou ao longo da carreira.

William Gomes e Tomás Handel
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Com o seu pé esquerdo dotado, Tomás Handel, destaca-se em qualquer equipa e num campeonato onde a superioridade do Estrela Vermelha é evidente, o seu impacto ainda se torna mais notório.

Internacional português pelas camadas jovens, o médio revela uma capacidade de condução, proteção e controlo de bola que o torna o fio condutor da equipa. A facilidade com que toma decisões em espaço curto – seja para fazer o passe ou sair no drible – é algo que já o distinguia em Portugal.

Defensivamente, apesar de não possuir um portentoso porte atlético, Handel compensa, com a sua técnica, inteligência para desarmar ou intercetar, sendo esse o seu ponto forte, o timing na realização destas ações. Num sistema com dupla de médios, como o do Estrela Vermelha, estas características são fundamentais para o sucesso coletivo.

Em suma, a meu ver, Tomás Handel tinha, e tem, qualidade para outros patamares. Porém, como sabemos, nem sempre existem as oportunidades de mercado para permitam essa ascensão. Acredito que, jogando na Sérvia e, principalmente, na Liga Europa, a sua qualidade se destaque com mais evidência e, em pouco tempo, possa rumar a uma liga mais competitiva.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ange Postecoglu e a passagem pelo Nottingham Forest: «Foi uma decisão errada, não sei o que estava a pensar»

Ange Postecoglou refletiu sobre a passagem pelo Nottingham Forest, que durou apenas 39 dias, durante os quais participou em oito jogos e não venceu nenhum.

Benfica avança com queixa à UEFA por conduta violenta de Fede Valverde

Esta quinta-feira, o Benfica apresentou uma queixa na UEFA contra Fede Valverde por conduta violenta, referindo-se ao lance com Samuel Dahl.

Massimiliano Allegri frustrado com Cesc Fàbregas: «Da próxima vez entro em campo e faço um desarme»

Massimiliano Allegri demonstrou a sua frustração, depois de ser expulso por protestos a um 'agarrão' de Cesc Fàbregas a um jogador do AC Milan.

Paulo Fonseca sobre jogador do Lyon: «Está muito bem integrado e todos gostam dele»

Paulo Fonseca deixa elogios a Endrick. Jovem avançado brasileiro está emprestado pelo Real Madrid ao Lyon.

PUB

Mais Artigos Populares

Anthony Gordon torna-se o segundo jogador na história da Champions League a apontar um póker na primeira parte

Anthony Gordon juntou-se a Luiz Adriano como os únicos jogadores na história da Champions League a marcar quatro golos na primeira parte.

Rodrigo de Paul com declarações polémicas: «É mais difícil ganhar a MLS do que a Champions»

Rodrigo de Paul, que atua pelo Inter Miami, surpreendeu os adeptos europeus ao referir que a MLS é mais difícil de conquistar que a Champions League.

Felipe Melo revoltado com caso Prestianni-Vinícius Júnior: «Fogo nos racistas»

Felipe Melo falou sobre o caso polémico entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni, avançado do Benfica. Eis o que disse.