Tomás Handel | O farol do Estrela Vermelha

- Advertisement -

O ex-jogador do Vitória SC e atual Estrela Vermelha, Tomás Handel, encontrou uma nova “casa” onde tem sido fulcral para o sucesso da equipa no campeonato sérvio.

A poucas horas do fecho do mercado de verão, o médio português saiu da equipa de Guimarães, de forma surpreendente, e saiu para uma equipa que, apesar de disputar a Liga Europa, não é equivalente à qualidade que todos, em Portugal, lhe reconheciam. Nesta contratação, o Estrela Vermelha desembolsou cerca de 3,2 milhões de euros + um milhão em objetivos, além de ceder 20% numa futura venda.

O impacto de Tomás Handel foi imediato: golo na estreia na goleada frente ao Zeleznicar Pancevo (7-1), tendo jogado os 90 minutos da partida. Desde então, foi titular em oito dos nove jogos disputados, somando apenas um golo marcado e ainda sem qualquer assistência feita.

Contudo, e apesar das estatísticas não serem as mais “famosas”, sobretudo no diz respeito aos passes para golo, Handel é o “farol do Estrela Vermelha”: é por ele que tudo o jogo da equipa sérvia passa.

Utilizado, maioritariamente, como médio centro ao lado de Mhmudu Bajo ou Rade Krunic, o português é quem construi desde trás, posição que o deixa mais confortável, tendo em conta que é a zona em que mais jogou ao longo da carreira.

William Gomes e Tomás Handel
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Com o seu pé esquerdo dotado, Tomás Handel, destaca-se em qualquer equipa e num campeonato onde a superioridade do Estrela Vermelha é evidente, o seu impacto ainda se torna mais notório.

Internacional português pelas camadas jovens, o médio revela uma capacidade de condução, proteção e controlo de bola que o torna o fio condutor da equipa. A facilidade com que toma decisões em espaço curto – seja para fazer o passe ou sair no drible – é algo que já o distinguia em Portugal.

Defensivamente, apesar de não possuir um portentoso porte atlético, Handel compensa, com a sua técnica, inteligência para desarmar ou intercetar, sendo esse o seu ponto forte, o timing na realização destas ações. Num sistema com dupla de médios, como o do Estrela Vermelha, estas características são fundamentais para o sucesso coletivo.

Em suma, a meu ver, Tomás Handel tinha, e tem, qualidade para outros patamares. Porém, como sabemos, nem sempre existem as oportunidades de mercado para permitam essa ascensão. Acredito que, jogando na Sérvia e, principalmente, na Liga Europa, a sua qualidade se destaque com mais evidência e, em pouco tempo, possa rumar a uma liga mais competitiva.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.